Aula 3 de GML-Entendendo[Escrita primeiro em caderno, depois copiada para o word]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aula 3 de GML-Entendendo[Escrita primeiro em caderno, depois copiada para o word]

Mensagem por Super Games em Sab 20 Nov 2010, 14:46

[Curso de GML] Aula 3 - As Declarações IF, ELSE e SWITCH

Objetivo: Ensinar como declarar IF, IF+ELSE e SWITCH (Usando o que aprendemos nas aulas anteriores).
Dificuldade: Fácil, só prestar atenção.
Ferramenta: GM7 ou GM8

Declarando IF e ELSE

O Statement IF (PT: Declaração SE) serve para fazer verificações de variáveis, onde você determina o que quer que seja verificado, e o que quer que aconteça caso a verificação dê uma resposta positiva à circunstância.
É mais facil entender vendo a fórmula:
Código:
if (CONDIÇÃO)
{
    DECLARAÇÃO;
};

Basicamente, o uso de IF é uma pergunta. IF significa SE em português, e você estrutura a pergunta da seguinte forma:
SE (ESSA CONDIÇÃO ACONTECER) então:
{
ISSO QUE ESTÁ AQUI DEVE SER FEITO
}
Não tem segredo no uso do IF, é basicamente isso mesmo. Para melhor visualização vamos usar algumas variáveis, funções e expressões que estudamos anteriormente:
Código:
if (keyboard_check_pressed(ord('X'))
{
sprite_index=personagem_atirando
instance_create(x,y,obj_tiro)
var_balas-=1
}
(Esse código não vai funcionar no seu GM, é apenas um exemplo. Para faze-lo funcionar você precisaria dos objetos, sprites e variáveis declaradas.)
O que fizemos aqui?
Primeiro colocamos a seguinte Condição: SE A Tecla X por Pressionada...
{ (começa um Program)
Dentro do Program colocamos a Declaração:
1º - Muda o sprite para o Personagem Atirando
2º - Cria a instância Tiro
3º - Diminui a Variavel Local Balas em 1
} (termina o Program)
E observe que:
sprite_index é uma Built-in Variable
instance_create é uma Built-in Function
e
var_balas é uma Variavel Local (Definida pelo Programador, não pelo GM)
Ou seja, dentro de IF podemos declarar qualquer coisa: variaveis, constants, funções e outras coisas.

O funcionamento de IF é bastante simples e certamente é o Statement que você mais vai usar nos seus jogos.
"Mas o IF só faz isso?"
Sim, só isso.
"E se eu quiser que aconteça alguma coisa se a tecla não for pressionada, tenho que declarar outro IF?"
Não, e essa é a boa notícia! Existe um Statement que anda junto com o IF e só serve para ser usado com ele.
Esse Statement se chama ELSE, e ele dita algo que acontece SE NÃO (ELSE, literalmente) acontecer o que IF pediu.
Você pode usar apenas o IF, digamos que isso seria uma 'pergunta simples'
Mas caso sua pergunta precise ter mais uma opção, diretamente contrário, será usado ELSE.
A Fórmula de ELSE é a seguinte:
Código:
if (CONDIÇÃO)
{
    DECLARAÇÃO;
}
else
{
    DECLARAÇÃO;
};
Note que ela precisa ser acompanhada do IF para funcionar. E o funcionamento de ELSE se resume a:
SE (ESSA CONDIÇÃO ACONTECER) então:
{
ISSO QUE ESTÁ AQUI DEVE SER FEITO
}
SE ELA NÃO ACONTECER
{
ESTA OUTRA COISA DEVE SER FEITA
}
ELSE nega diretamente o que IF pede, não tem segredo nisso: é uma pergunta que pode ter Sim ou Não como resposta. Um exemplo de uso do ELSE:
Código:
if (keyboard_check_pressed(ord('X'))
{
sprite_index=personagem_atirando
instance_create(x,y,obj_tiro)
var_balas-=1
}
else
{
sprite_index=personagem_normal
}
Aqui segue a mesma diretriz do primeiro exemplo, mas, se não acontecer tudo aquilo, simplesmente o sprite do objeto permanece sendo o Personagem Normal. Fácil não?
Você pode declarar IF dentro de outros Statements, e dentro dele mesmo.
Dessa forma:
Código:
if (CONDIÇÃO)
{
    if (CONDIÇÃO)
    {
        DECLARAÇÃO;
    }
    else
    {
        DECLARAÇÃO;
    };
    ;
}
else
{
    if (CONDIÇÃO)
    {
        DECLARAÇÃO;
    }
    else
    {
        DECLARAÇÃO;
    };
    ;
};
Você poderia usar isso quando, por exemplo, você quer que o personagem tenha Sprites para a Direita, Esquerda, e Parado pros dois lados. Você cria a variavel "direita", e a variavel "parado". Então:
Código:
if (parado=false) //SE o Personagem estiver em Movimento.
{
    if (direita=true) //SE estiver indo para a direita
    {
        sprite_index=personagem_andando_direita;
    }
    else //SE NÃO estiver indo para a direita, e sim para a esquerda.
    {
        sprite_index=personagem_andando_esquerda;
    };
    ;
}
else //SE NÃO estiver em Movimento.
{
    if (direita=true) //SE Estiver virado para a Direita.
    {
        sprite_index=personagem_parado_direita;
    }
    else // SE NÃO estiver virado para a Direita, e sim para a Esquerda.
    {
        sprite_index=personagem_parado_esquerda;
    };
    ;
};
E assim você controla o 4 Sprites do Personagem. É simples assim, sem segredos.
O arquivo de ajuda do GM diz para sempre usarmos os parênteses no IF (para prevenir bugs creio eu).
IF e ELSE podem trabalhar livremente com expressions, functions, variaveis de todos tipos e constants.

Declarando SWITCH

Vejamos o que o arquivo de ajuda do GM nos diz sobre o Statement SWITCH:

"Algumas vezes você quer que uma declaração aconteça de acordo com alguns valores exatos. Para isso você pode usar numeros IF Statement, ou um único SWITCH Statement. A fórmula do SWITCH é a seguinte:
Código:
switch (<expressão>)
{
  case <expressão1>: <declaração1>; ... ; break;
  case <expressão2>: <declaração2>; ... ; break;
  ...
  default: <declaração>; ...
}
Isso funciona da seguinte maneira:
Primeiro a Expressão é executada (sempre uma expressão, nunca uma função!!).
Então é comparada com os resultados das diferentes expressões depois dos Statements CASE (PT: CASO). A execução continua depois do Statement CASE que tiver o valor correto (que as informações 'baterem'), até que um Statement BREAK (PT: Frear, Quebrar, Parar) seja encontrado.
Se não houver nenhum Statement CASE com o valor correto a execução continua até passar pelo Statement DEFAULT (PT: Padrão). (Mas não é necessário haver um Statement DEFAULT).
Note que podem ser declarados multiplos Statements CASE. Por outro lado BREAK não é necessário. Se não houver um BREAK Statement a execução do código simplesmente continua até o próximo CASE."

Isso é o que o arquivo de ajuda nos diz sobre a Declaração SWITCH. Em outras palavras ela serve para ativar um ou mais eventos num único código. Para entender melhor vamos usar um exemplo que também está no arquivo de ajuda:
Código:
switch (keyboard_key) //se uma tecla for pressionada...
{
  case vk_left: //CASO seja a Seta para a Esquerda
  case vk_numpad4: //CASO seja o Número 4 do Teclado Numérico
    x -= 4; break; //Para ambos os Casos acima, a instância se moverá 4pxl para a esquerda. Então PÁRA a execução do Program.
  case vk_right: //CASO seja a Seta para a Direita
  case vk_numpad6: //CASO seja o Número 6 do Teclado Numérico
    x += 4; break; //Para ambos os Casos acima, a instância se moverá 4pxl para a direita. Então PÁRA a execução do Program.
}
Simples e direto ;)
Ao contrário de IF, SWITCH trabalha com expressões (comparações) e variáveis apenas. Funções podem ser colocadas no campo DECLARAÇÃO do SWITCH, mas não no EXPRESSÃO. Tenha isso em mente quando usá-lo.
No demais, ele é igual IF. Embora em certos casos IF funcione melhor. Afinal SWITCH faz varias checagens ao mesmo tempo, enquanto IF faz no máximo duas: Sim e Não.

Não há segredo aqui também.. No final da aula você poderá baixar o Aplicativo de Revisão da Aula 3, e nele verá um Exemplo de IF (sozinho), IF/ELSE, e SWITCH.

Agora vamos conhecer um Statement 'secundário' que é usado em SWITCH:

Declarando BREAK

Para usar esse Statement simplesmente digite:
Código:
break;
Se usado em conjunto com um Loop de FOR, WHILE, REPEAT ou os Statements SWITCH ou WITH, ele encerra esse Loop ou Statement.
Se usado fora destas declarações, ele simplesmente fecha o Program. (Não o jogo, só o Program, que já aprendemos o que é).

É isso galera, nada muito dificil, só prestar atenção nos detalhes e testar.

[aqui você digita uma despedida pessoal]

Aplicativo de Revisão da Aula 3:

Tutorial de Dhariason e Eu.

Última edição por Super Games em Qua 01 Dez 2010, 10:03, editado 4 vez(es)

Super Games

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 2704
Notas recebidas : D
Reputação : 10
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0

Re: Aula 3 de GML-Entendendo[Escrita primeiro em caderno, depois copiada para o word]

Mensagem por Luca$*** em Sab 20 Nov 2010, 16:28

Gostei do tutorial...
voce explicou o que muito iniciante tem duvida e não consegue entender.
espero pelo proximo tuto.
flws

Luca$***

Número de Mensagens : 193
Reputação : 13

Re: Aula 3 de GML-Entendendo[Escrita primeiro em caderno, depois copiada para o word]

Mensagem por Luca$ em Sab 20 Nov 2010, 21:12

Muito bom para iniciantes
parabens!

Luca$

Número de Mensagens : 582
Notas recebidas : D-C
Reputação : 1
Prêmios

Mensagem por Super Games em Sab 20 Nov 2010, 22:10

Muito obrigado gente.

Super Games

Prêmios

Mensagem por Sldconde em Dom 21 Nov 2010, 20:39

Eu achei muito bacana a iniciativa e bem simples e proveitosa as explicações, mas muito curto pra um assunto tão extenso!!
Vlw!

Sldconde

Número de Mensagens : 16
Reputação : 0
Prêmios

Mensagem por Gabreel em Dom 21 Nov 2010, 20:48

Não acho que alguem irá aprender com uma introdução, sinceramente, isso não chega a ser um tutorial, no máximo você quis dizer: if é "se" e && é "e".

Não tem exemplos, você colocou um exemplo que pode fazer alguem pensar que sempre será assim.

Você passou ao MS Word, mas mesmo assim tem alguns erros de português.

Você não fez ao menos algo referênte ao GM, e sim a lógica de programação. -.-

Meu pêsames a um "tutorial morto".

Gabreel

Número de Mensagens : 2227
Reputação : 52
Prêmios

Mensagem por Natan Kawan Araujo Freire em Dom 21 Nov 2010, 20:53

Sldconde escreveu:Eu achei muito bacana a iniciativa e bem simples e proveitosa as explicações, mas muito curto pra um assunto tão extenso!!
Vlw!
concordo e super games estou ancioso para os proximos tuturiais concerteza ele vão ser otimos Cool

Natan Kawan Araujo Freire

Número de Mensagens : 289
Prêmios

Mensagem por donte em Dom 21 Nov 2010, 20:58

aff... de tutoriais desse tipo esse fórum ta cheio...quando li pensei que ia ensinar ao GM ler palavras escritas em sprites... para iniciantes é medio(se aprende isso em meia hora de programaçao...) nota 2,5...

donte

Número de Mensagens : 1164
Prêmios
   :
   :
   :

http://nintendocenterbr.forumeiros.com

Mensagem por Super Games em Dom 21 Nov 2010, 22:27

Sldconde escreveu:Eu achei muito bacana a iniciativa e bem simples e proveitosa as explicações, mas muito curto pra um assunto tão extenso!!
Vlw!

Obrigado Sldconde, em breve vou editar um pouco deste para colocar mais explicações.

·ßieL escreveu:Não acho que alguem irá aprender com uma introdução, sinceramente, isso não chega a ser um tutorial, no máximo você quis dizer: if é "se" e && é "e".

Não tem exemplos, você colocou um exemplo que pode fazer alguem pensar que sempre será assim.

Você passou ao MS Word, mas mesmo assim tem alguns erros de português.

Você não fez ao menos algo referênte ao GM, e sim a lógica de programação. -.-

Meu pêsames a um "tutorial morto".

Relamente, você falou a verdade toda, eu tamben achei meu proprio tutorial vásio, irei edita-lo, depois vou fazer a parte 2.

Natan Kawan Araujo Freire escreveu:
Vlw!
concordo e super games estou ancioso para os proximos tuturiais concerteza ele vão ser otimos Cool

Obrigado, os proximos tutoriais será sobre as funções.

donte escreveu:aff... de tutoriais desse tipo esse fórum ta cheio...quando li pensei que ia ensinar ao GM ler palavras escritas em sprites... para iniciantes é medio(se aprende isso em meia hora de programaçao...) nota 2,5...

Olha Donte, eu fiz este tutorial para aprender só para ter uma lógica do GML, mais irei editar este tutorial breve.

Até!

Super Games

Prêmios

Mensagem por Sldconde em Dom 21 Nov 2010, 23:23

É importante frizar que uma aula, como o caso desta, esta sendo criada por uma pessoa voluntariosa, alguem que esta dispondo do seu tempo de trabalhar ou estudar ou sair ou curtir ou mesmo de não fazer nada para acrescentar e ajudar aqueles que estão iniciando. Não devemos reclamar de aulas e tutorias, muito pelo contrario, uma nova aula ou um novo tutorial sempre serão bem vindos, nós so temos a agradecer a presença de pessoas como Super Games,João Neto, Red Dragon e muitos outros que investem seu tempo no incremento deste forum, afinal não sabemos tudo, precisamos sempre trocar idéias para fazer uma reciclagem e ampliar nossa bagagem,Super Games, obrigado pela sua aula, vou ficar na espera delas. Vlw!!

Sldconde

Prêmios

Mensagem por dharrison em Dom 21 Nov 2010, 23:35

Super Games

Cara como você explicou a função IF, me lembra depois de te ajudar mandando as funções with, switch, for e do/until

É que agora to meio sem tempo (e com sono), mas amanha te mando a tradução de um manual que encontrei sobre GML, ae em cima dessas funções você trabalha algo e enrriquece seu tuto.

Abração!
DHarrison

dharrison

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1243
Notas recebidas : A - B
Reputação : 89
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Prêmios
   : 1

Mensagem por Natan Kawan Araujo Freire em Dom 21 Nov 2010, 23:41

é seria uma boa você explicar with, switch, for e do/until até mesmo porque eu não sei e queria uma explicação disso se posivel e ser você tambem souber

Natan Kawan Araujo Freire

Número de Mensagens : 289
Prêmios

Mensagem por Gabreel em Seg 22 Nov 2010, 01:00

Sldconde escreveu:É importante frizar que uma aula, como o caso desta, esta sendo criada por uma pessoa voluntariosa, alguem que esta dispondo do seu tempo de trabalhar ou estudar ou sair ou curtir ou mesmo de não fazer nada para acrescentar e ajudar aqueles que estão iniciando. Não devemos reclamar de aulas e tutorias, muito pelo contrario, uma nova aula ou um novo tutorial sempre serão bem vindos, nós so temos a agradecer a presença de pessoas como Super Games,João Neto, Red Dragon e muitos outros que investem seu tempo no incremento deste forum, afinal não sabemos tudo, precisamos sempre trocar idéias para fazer uma reciclagem e ampliar nossa bagagem,Super Games, obrigado pela sua aula, vou ficar na espera delas. Vlw!!
Desculpa, amigo, mas se permite-me discordar, um tutorial desses o forum não precisa, eu já gastei muito mais meu tempo em tutoriais melhores que esse que não tiveram, todos juntos, a atenção que esse tutorial teve.

Eu não agradeço a tutoriais como esse.

Gabreel

Prêmios

Mensagem por Sldconde em Seg 22 Nov 2010, 09:23

Vamos la Biel, não seja tão exigente, pelo menos agradeça a boa vontade do amigo pra ajudar pessoas como eu, NOVATOS no assunto, com certeza sua critica será lida, mas eu preciso de explicações como essa que ele ofereceu. Vlw!!

Sldconde

Prêmios

Mensagem por Super Games em Seg 22 Nov 2010, 10:17

Sldconde escreveu:É importante frizar que uma aula, como o caso desta, esta sendo criada por uma pessoa voluntariosa, alguem que esta dispondo do seu tempo de trabalhar ou estudar ou sair ou curtir ou mesmo de não fazer nada para acrescentar e ajudar aqueles que estão iniciando. Não devemos reclamar de aulas e tutorias, muito pelo contrario, uma nova aula ou um novo tutorial sempre serão bem vindos, nós so temos a agradecer a presença de pessoas como Super Games,João Neto, Red Dragon e muitos outros que investem seu tempo no incremento deste forum, afinal não sabemos tudo, precisamos sempre trocar idéias para fazer uma reciclagem e ampliar nossa bagagem,Super Games, obrigado pela sua aula, vou ficar na espera delas. Vlw!!

Obrigado mesmo Sldconde, agradeço pelo comentário, numca vim alguem neste fórum falar tão bem sobre min.

dharrison escreveu:Super Games

Cara como você explicou a função IF, me lembra depois de te ajudar mandando as funções with, switch, for e do/until

É que agora to meio sem tempo (e com sono), mas amanha te mando a tradução de um manual que encontrei sobre GML, ae em cima dessas funções você trabalha algo e enrriquece seu tuto.

Abração!
DHarrison

Eu irei estudar um pouco destas funções, ok? É porque eu não conheço bem elas.

Natan Kawan Araujo Freire escreveu:é seria uma boa você explicar with, switch, for e do/until até mesmo porque eu não sei e queria uma explicação disso se posivel e ser você tambem souber

Until? O Que é isto?

·ßieL escreveu:
Desculpa, amigo, mas se permite-me discordar, um tutorial desses o forum não precisa, eu já gastei muito mais meu tempo em tutoriais melhores que esse que não tiveram, todos juntos, a atenção que esse tutorial teve.

Olha, não pense assim, tudo bem você não gostou muito, mais muitas pessoas que viram este tutorial podem estar felizes por ele, entam não pense assim, pense que muita gente deve estar feliz com a existencia deste tutorial.

Até!

Super Games

Prêmios

Mensagem por Markituh em Seg 22 Nov 2010, 10:37

Super Games escreveu:Until? O Que é isto?
Until, palavra em inglês que significa até, usado para indicar prazo, até tal data. Exemplo:
"We have until October 11th to deliver"
"Nós temos até 11 de Outubro para entregar"

O until, é usada mais ou menos com uma excessão para o do. Pode ver, que colocaram do/until. Em uma tradução do GML, ficaria assim:
Código:
{
  fazer // do
  {
    x = random(room_width);
    y = random(room_height);
  }
  até (place_free(x,y)) // until
}
O código acima foi retirado do arquivo de ajuda do GM8. Em uma explicação rápida, o jogo vai fazer um movimento randômico, mas ele vai fazer isso até encontrar um lugar vazio em tais coordenadas X e Y.

-----------------------

O tutorial, bom, já existe muitos desse aqui. Mas, foi bom da sua parte postar, pois está detalhadíssimo e pode ajudar muitos iniciantes. Além do mais, você especificou que passou para o caderno, e depois para o Word. Bom, gostei por você ter planejado seu tutorial num papel, mas sua especificação cai mais como se você estivesse se gabando, mas não me leve a mal.

Eu mesmo tenho uma matéria no meu caderno chamada Anotações PC, nela eu anoto coisas relacionadas ao computador. Geralmente tutoriais que eu faço, me vem à cabeça na hora, constantemente. Mas, caso eu precise compartilhar com alguém próximo, eu anoto no caderno. O que lhe falei é algo importante, que você deve guardar em sua mente Smile

Abraços,
~Markituh.

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Reputação : 106
Prêmios

Mensagem por dharrison em Seg 22 Nov 2010, 11:54

Chegando do trampo hj eu passo uma mp pro criador do tópico com algumas funções pra ele adicionar
agora to no horario de almoço num tem como fazer nada

dharrison

Prêmios

Mensagem por Gabreel em Seg 22 Nov 2010, 12:06

Super Games escreveu:
·ßieL escreveu:

Olha, não pense assim, tudo bem você não gostou muito, mais muitas pessoas que viram este tutorial podem estar felizes por ele, entam não pense assim, pense que muita gente deve estar feliz com a existencia deste tutorial.

Até!

Quem?

Se é que existe alguem feliz com isso, se você escrevesse melhor, ele poderia deixar mais pessoas felizes, não?

Gabreel

Prêmios

Mensagem por dharrison em Seg 22 Nov 2010, 12:10

·ßieL
Na boa cara, para de criar caso no tópico do cara Happy
já estamos discutindo como editar o tuto para deixá-lo mais completo

então se não está satisfeito apenas aguarde as mudanças, aí sim você poderá fazer uma critica mais construtiva.

dharrison

Prêmios

Mensagem por Super Games em Sex 26 Nov 2010, 09:24

Atenção! Agora não é aula 1, agora é 3, por caso de uma proposta de Dharrison.
O Tuto já está sendo atualizado.

Até!

Super Games

Prêmios

Mensagem por dharrison em Sex 26 Nov 2010, 16:49

Obrigado pela colaboração Super Games Feliz
Em breve estarei postando as duas primeiras aulas e dae você atualiza essa tbm *-*

dharrison

Prêmios

Mensagem por Super Games em Qua 01 Dez 2010, 10:04

Aula editada como o prometido.

Super Games

Prêmios

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:51

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: