aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por guilhermemig17 em Qui 18 Nov 2010, 23:58

bom gente eu venho divulgar a minha primeira série de tutoriais de:
Python, Panda3D e Unity...
esse tutorial é de Python, Depois vou fazer de Java script na Unity... e depois vou mostrar o poder do panda...
vamos conhecer o python?
python é uma linguagem de programação otima, dinamica e é conhecida por fazer tudo(sites, jogos, softawares, e tudo em geral...).
ela é uma das melhores linguagens de programação para jogos. E é enssencial você aprende-la se quiser fazer um curso, ou criar jogos profissionalmente.
Python é uma linguagem de origem do ABC e é usado até pela NASA.
ela é muito usada em jogos 3D, 2D. aqui vai engines que usam python:
Pygame
Panda3D
PYOpengl
cocos2d
soya3D
entre outras...

vamos começar
a primeira parte para entender qualquer linguagem de programação

a primeira coisa para se aprender python, e qualquer outra linguagem é entender que toda linguagem é uma calculadora.
que pode fazer qualquer conta, e é mais que uma calculadora até...
bom a primeira parte é baixar o python. Baixe no site:
www.python.org
ou o PyPy(editor de python) no baixaki.
bom abra o programa.
depois digite:
Código:
2+2
clique enter...
a resposta será 4.
acontece que python(diferente de GML) é uma linguagem que mostra o resultado de uma vez(isso so inverte em alguma engine que não use esse modelo de resposta rápida).
quando você digita 2+2
ele mostra a resposta na outra linha. No GML a respota do script não é de uma vez... correto?
não aparece na linha de baixo se tá errado, ou a resposta...

depois que entendemos que python mostra o resultado de uma vez, vamos entender seus 'tags' e significados de simbolos.
1# o que é >>>
esse é o simbolo que significa que o python está pronto para receber seu comando. O famoso prompt de comando.
ou seja, você vai colocar o seu comando.
Código:
>>> 2+2
e ele responde na outra linha:
Código:
>>>2+2
>>> 4
ou seja:
>>> quer dizer que python está pronto pra receber o seu comando... um comando como o simples 2+2.

2# o que é #?
se digitarmos no python:
Código:
2+2 #2+2= 4 isso é verdade
o simbolo ''#'' é a barra de comentário... é o ''// '' do GML.
é um comentário... ou seja... o python não vai rodar/indentificar depois do #.
que nem o GML...

quais as contas que python suporta?


ele suporta soma('+'), multiplacação('*'), subtração('-') e divisão('/')

com isso você pode criar inumeros calculos. Experimente seus calculos como:
2+2
4+3
4*2
5/2
3/1
3-1
100-2
equanções:
2+2-3
(2+2)*6
(3-2)/1
5-5*2+(2+2)
e assim vai...

veja como é a interface e o que ocorrerrá quando abrir o PyPe:




tente todos tipos de conta, menos com X ou objeto desconhecido.

#2 denominando objetos...

podemos fazer um banco de dados no python. Assim como no GML podemos colocar informação númerica ou escrita de uma palavra.
quer ver?
digite isso:

Código:
>>> ola = 1
>>> oi = 'ola mundo'

correto, quando você digitou 'ola' definiu que ola = 1.
ou seja, ola é igual áo numero 1.
imagine se digitarmos:
ola +2
o que vai acontecer?
vai aparecer
3
por que ola = 1, e 1+2 = 3.
correto?
então entendemos como podemos nomiar um objeto no python numericamente.

e no caso do 'oi'
no caso do 'oi' da para entender por:
Código:
oi = "ola mundo"
isso define que oi será igual á essa frase.
o python irá ligar a essa frase sem entendimento matematico.

o que acontece se digitarmos:
ola e apertar enter?
oi e apertar enter?


vai acontecer isso:




apredemos agora como colocar valores...

3#apredendo a verificar True e False

bom digite agora:
Código:
>>> 2>1
bom a resposta do python:
Código:
>>> True

e se digitarmos:
Código:
>>>1>4

resposta do python:
Código:
>>> False

entenda que a maioria das linguagens de programação são em ingles, e tentam usar alguns comandos em latim, para ficar mais 'globalizado'.
no caso do python, True = verdadeiro e False = Falso.
ou seja, quando digitamos algum desses sinais:
==(verifica se é igual)
>(verifica se é maior)
<(verifica se é menor)
=!(verifica se é diferente)
>=(verifica se é maior ou igual)
<=(verifica se é menor ou igual)

e apertamos enter. O python diz se é:
True("verdadeiro")
False("falso")

tradução se não entendeu:

Código:
[color=black]eu[/color]: 2>1?
[color=red]python[/color]: True(sim)
[color=black]eu[/color]:2<1?
[color=red]python[/color]: False(não)

bom agora entedemos.

4#erros, não se preocupe

não se preocupe se errou os codigos, na sua vida irá ver isso quase toda hora.
mas erros que ajudam á gente a perceber e melhorar...
isso inclue na programação...

obrigado!

proxima aula: IF, Else, Elif e criando funções com Def
data: dia 19/11/2010 ou 20/11/2010
obrigado!
PYTHON!

obs: o uso indevido do ''>>>'' é para que usuários não copiem os codigos e aprendam.
no codigo, o python vai indentificar o erro se colocar >>> antes dos comandos...
ou seja, se colocar:
>>> >>>2+2
vai aparecer isso:

File "", line 1
>>>2+2
^
SyntaxError: invalid syntax

ok?
ok!

guilhermemig17

Número de Mensagens : 252
Data de inscrição : 03/06/2010
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por itallo em Sex 19 Nov 2010, 07:05

foi bom o tuto. vlws!
continue postando tutos de python, quero ver se aprendo essa linguagem.

itallo

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 969
Idade : 24
Data de inscrição : 26/08/2009
Reputação : 12
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   :
   :

http://www.zuluhotel.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por Markituh em Sex 19 Nov 2010, 10:39

Gostei... Já tinha ouvido falar de Python, é uma linguagem bastante simples, porém gera resultados. Lembro desse def no Ruby, linguagem usada no RPG Maker, que servia para criar funções, da mesma forma que o Python faz.

Mas, logicamente a sintaxe é diferente do Python e do Ruby, porque os códigos do Python são uma coisa:
Código:
>>> oi = 1
>>> ola = "ola mundo"
#Um outro código que num sei...
E no Ruby, outra:
Código:
oi = 1
ola = "Olá mundo!"
print ola
Bem, bastante parecido... Isso nesse código, mas se fosse um outro tipo de código, aí sim ia ter diferença nas duas linguagens.

Abraços,
~Markituh.

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por SuperHacker em Sex 19 Nov 2010, 20:57

aula muito boa, adorei msmo, guilhereme. vlw pela super aula!!
não vai ajudar somente a mim, mas a muita gente!!
:C:

SuperHacker

Número de Mensagens : 63
Idade : 20
Data de inscrição : 19/05/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por simogf em Sex 19 Nov 2010, 21:20

Achei essa linguagem interessante, vou explora-la um pouco.
Brigado pelo grande tuto e mesmo muito bom seu tuto, python parece ser bem fixe Very Happy

simogf

Número de Mensagens : 76
Idade : 18
Data de inscrição : 30/07/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por Super Games em Sex 19 Nov 2010, 21:54

Olha, é um tutorial útil, eu estava pensando em parar de mecher no GML ou seja, parar de mecher no GameMaker, pois quero aprender outras linguagens como c++, está etc. Achei bem útil baixe o progaminha e gostei, espero a parte 2.


Até!

Super Games

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 2704
Idade : 18
Data de inscrição : 10/06/2010
Notas recebidas : D
Reputação : 10
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por Luca$ em Sex 19 Nov 2010, 22:17

Eu gostei dessa... mas nao posso começar essa sem terminar o GML

Mas tipo, seu tuto ta mtu bom
eu nao entendi mtu bem pq so burro :s

Luca$

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 582
Data de inscrição : 10/10/2010
Notas recebidas : D-C
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por Konnor em Ter 23 Nov 2010, 16:33

E uma ótima linguagem,o unico problema é que não cria executaveis.
Eu tentei seguir o tuto mas não foi possivel realizar o download =/

Konnor

Número de Mensagens : 153
Idade : 19
Data de inscrição : 07/11/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://socialbook.grouply.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por guilhermemig17 em Ter 23 Nov 2010, 21:32

Konnor escreveu:E uma ótima linguagem,o unico problema é que não cria executaveis.
Eu tentei seguir o tuto mas não foi possivel realizar o download =/

cria executaveis?

guilhermemig17

Número de Mensagens : 252
Data de inscrição : 03/06/2010
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por Konnor em Ter 23 Nov 2010, 23:08

Ele faz arquivos .py oque nem todos tem.
Eu li sobre essa linguagem e achei isso.

Konnor

Número de Mensagens : 153
Idade : 19
Data de inscrição : 07/11/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://socialbook.grouply.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: aula 1:conhecendo o Python(linguagem de programação otima)

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 16:06


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum