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Dúvida com pause game
+2
Markituh
TriniBoi
6 participantes
Página 1 de 1
Dúvida com pause game
Como faz pra tipo se eu apertar com o botão direito do mouse no obj_cocaina, cria obj_tal, e se eu clicar com o botão esquerdo do mouse no obj_tal pausa o jogo?
TriniBoi- Data de inscrição : 15/10/2010
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Re: Dúvida com pause game
Rapaz... Que história é essa de cocaína??
No objeto cocaína, adicione um evento de clique com o botão direto, e coloque:
Você podia achar facilmente a questão discutida aqui, bastava pesquisar. Mas, muitas pessoas precisam disso urgentemente, pelo menos é o que aparenta ser, e parte direto ao post "duvidal".
Abraços,
~Markituh.
No objeto cocaína, adicione um evento de clique com o botão direto, e coloque:
- Código:
instance_create(x,y,obj_tal)
- Código:
Procure no fórum um post meu sobre como fazer um pause básico
Você podia achar facilmente a questão discutida aqui, bastava pesquisar. Mas, muitas pessoas precisam disso urgentemente, pelo menos é o que aparenta ser, e parte direto ao post "duvidal".
Abraços,
~Markituh.
Markituh- Games Ranking :
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Re: Dúvida com pause game
OBJ COCAÍNA? O_O
Colheita Infeliz é?
No pause coloque um show_message("PAUSADO")
Daqui uns dias vo postar um tuto sobre pause game avançado..
Tenho prometido uns tutos.. O_o
Colheita Infeliz é?
No pause coloque um show_message("PAUSADO")
Daqui uns dias vo postar um tuto sobre pause game avançado..
Tenho prometido uns tutos.. O_o
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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Re: Dúvida com pause game
Meus amigotes( nova palavra? ):
PROCUREI,ACHEI, mas me ferrei xD
A sua video-aula é sobre como fazer um pausse, mas tem que criar um obj_pause, o que eu não quero.
OFF:
Eu inventei agora esse objeto cocaína, é que eu lembrei do livro "pântano de sangue" que eu li há um tempo
Procure no fórum um post meu sobre como fazer um pause básico
PROCUREI,ACHEI, mas me ferrei xD
A sua video-aula é sobre como fazer um pausse, mas tem que criar um obj_pause, o que eu não quero.
OFF:
Eu inventei agora esse objeto cocaína, é que eu lembrei do livro "pântano de sangue" que eu li há um tempo
TriniBoi- Data de inscrição : 15/10/2010
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Re: Dúvida com pause game
TriniBoi escreveu:Meus amigotes( nova palavra? ):Procure no fórum um post meu sobre como fazer um pause básico
PROCUREI,ACHEI, mas me ferrei xD
A sua video-aula é sobre como fazer um pausse, mas tem que criar um obj_pause, o que eu não quero.
Não precisa necessariamente criar o obj_pause meu amigo, simplesmente faça do obj_tal o obj_pause, ou seja, coloque as funções de pause no obj_tal. E mude a função de apertar P, para o clique direto do mouse.
Markituh- Games Ranking :
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Re: Dúvida com pause game
Olá!
Eu acho que tem um jeito de fazer um sistema de pause sem objetos,apenas usando a room.
Nas propriedades da room,vá na aba Settings e procure por Code ou algo parecido.
Depois disso,coloque esse código no editor de scripts que irá aparecer na tela:
Bom,se não funcionar é por causa que o GM não está aberto aqui no meu computador!
Até!
Eu acho que tem um jeito de fazer um sistema de pause sem objetos,apenas usando a room.
Nas propriedades da room,vá na aba Settings e procure por Code ou algo parecido.
Depois disso,coloque esse código no editor de scripts que irá aparecer na tela:
- Código:
if keyboard_check(ord("P"))
{
show_message("Jogo Pausado!")
}
Bom,se não funcionar é por causa que o GM não está aberto aqui no meu computador!
Até!
Re: Dúvida com pause game
Num funfo akie não, botei exatamente isso no creation code e não deu certo..
TriniBoi- Data de inscrição : 15/10/2010
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Re: Dúvida com pause game
Então coloque esse código que escrevi acima no evento Step de algum objeto,deve funcionar!
Re: Dúvida com pause game
.Não precisa necessariamente criar o obj_pause meu amigo, simplesmente faça do obj_tal o obj_pause, ou seja, coloque as funções de pause no obj_tal. E mude a função de apertar P, para o clique direto do mouse
Bom, fiz o que disse, e deu quase certo, porem percebi esse codigo no step:
instance_deactivate_all(true)
Tem como botar tipo assim:
instance_deactivate_all(true)
menos o obj_formiga
???
TriniBoi- Data de inscrição : 15/10/2010
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Re: Dúvida com pause game
Quando obj_cocaina coloque isto:
Espero ter ajudado...
- Código:
instance_create(x,y,obj_tal)
- Código:
show_message("Jogo em pausa")
Espero ter ajudado...
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Re: Dúvida com pause game
Não cara, não vai adiantar só botar pra ele fazer uma mensagem, tem que pausar.
Enquanto o que eu disse, quero saber como fazer isso:
instance_deactivate_all(true)
menos o obj_formiga
Enquanto o que eu disse, quero saber como fazer isso:
instance_deactivate_all(true)
menos o obj_formiga
TriniBoi- Data de inscrição : 15/10/2010
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Re: Dúvida com pause game
OBS:Primeiro tem que criar uma sprite pro pause, como te disse pelo MSN
Ok?
mano, cria um obj_pause
ai nele cria um evento: Create
e poe o código:
e poe o código:
Ok?
mano, cria um obj_pause
ai nele cria um evento: Create
e poe o código:
- Código:
pausado=0;
e poe o código:
- Código:
yy = view_hport/2-150; //pegando o cento da tela
xx = view_wport/2; //pegando o cento da tela
if pausado=1 // se o jogo estiver pausado
{
draw_set_halign(fa_center); // seta o center
draw_sprite(spr_pause,0,view_xview+xx,view_yview+yy)
draw_text(view_xview+xx,view_yview+yy,'JOGO PAUSADO! #Pressione Qualquer Tecla Para continuar'); // escreve o Texto de Jogo Pausado
}
if(!keyboard_check_pressed(ord('P')) and pausado=1){ // se o jogo estiver pausado, e a letra P não por pressionada
if(keyboard_check(ord('P'))){pausado=0;} // para evitar bugs
screen_refresh();
keyboard_wait();
io_clear();
}
else if(keyboard_check_pressed(ord('P'))){// se a letra P for pressionado
if (pausado=1){ // se o pause for 1(pausado)
pausado=0; // ele despausa
}else{//caso contrário
pausado=1; // ele pausa o jogo
}//termina a condição
}//termina a condição
Luca$- Games Ranking :
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Re: Dúvida com pause game
GmLucas foi quase isso que eu queria, queria a mesma coisa mas com isso:
PAUSAR TUDO MENOS O OBJ_TAL E O OBJ_TAL
Sacou?
PAUSAR TUDO MENOS O OBJ_TAL E O OBJ_TAL
Sacou?
TriniBoi- Data de inscrição : 15/10/2010
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Re: Dúvida com pause game
Bom, o argumento true do instance_deactivate_all, é para dizer para desativar todos, menos o objeto que aquele código está sendo executado. Agora, se você quer abrir exceções, simplesmente reative os objetos.
Qualquer coisa diga, to estudando pra prova aqui
- Código:
instance_deactivate_all(true) // Desativa todas as instâncias, mas não objeto que está dando o pause
instance_activate_object(obj_formiga) // Reativar objeto formiga
instance_activate_object(obj_tal) // Reativar objeto tal
Qualquer coisa diga, to estudando pra prova aqui
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Re: Dúvida com pause game
Markituh, também é quase isso. Mas não quero que o obj suma entende? quero que ele pare
TriniBoi- Data de inscrição : 15/10/2010
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Re: Dúvida com pause game
Bom, aí no caso, você vai ter que dar um instance_deactivate_object() em todos os objetos que quer que suma, menos nos que você não quer.
Crie um script chamado scr_sumir(ou qualquer outro nome que preferir) e coloque o código:
Abraços!
- Código:
instance_deactivate_object(obj_cocaina)
instance_deactivate_object(obj_formiga)
instance_deactivate_object(obj_crack)
instance_deactivate_object(obj_heroina)
instance_deactivate_object(obj_maconha)
instance_deactivate_object(obj_cigarro)
Crie um script chamado scr_sumir(ou qualquer outro nome que preferir) e coloque o código:
- Código:
var objetos;
// O array 2D vai ter capacidade para 9 objetos. Os listados no array são os que vão ser deletados
objetos[0,1] = obj_cocaina
objetos[0,2] = obj_crack
objetos[0,3] = obj_mulata
objetos[0,4] = obj_baiano
objetos[0,5] = obj_05
objetos[0,6] = obj_nascimento
// Explicação do código abaixo:
//Se o valor do array não estiver vazio, desativa aquela instância armazenada no array.
if !objetos[0,1] = ""
instance_deactivate_object(objetos[0,1])
if !objetos[0,2] = ""
instance_deactivate_object(objetos[0,2])
if !objetos[0,3] = ""
instance_deactivate_object(objetos[0,3])
if !objetos[0,4] = ""
instance_deactivate_object(objetos[0,4])
if !objetos[0,5] = ""
instance_deactivate_object(objetos[0,5])
if !objetos[0,6] = ""
instance_deactivate_object(objetos[0,6])
if !objetos[0,7] = ""
instance_deactivate_object(objetos[0,7])
if !objetos[0,8] = ""
instance_deactivate_object(objetos[0,8])
if !objetos[0,9] = ""
instance_deactivate_object(objetos[0,9)
- Código:
scr_sumir()
Abraços!
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Re: Dúvida com pause game
Triniboi, como estavamos falando,no msn, se os objetos que vc quer que continuem funcionando, forem controlados pelo mouse, com esse código q eu passe já funfa, pq ele destiva só o keyboard(teclado)
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Re: Dúvida com pause game
Gente Ninguém está entendendo o que quero.
Vou explicar:
Estou fazendo um jogo MMO, e o zumbi fica andando de um lado para o outro.
Assim: | .>>>>>>>>| --> | <<<<<<<<<.|
Quero que quando a pessoa clique com o botão direito do mouse, apareça tipo um mini menu com as opções:
-lutar e -Conversar (já criei esses dois objetos), e que o resto dos obj, parem, para não ficar estranho o zumbi se mechendo e o "mini-menu" parado.
Por isso quero saber como que quando clicar com o botão direito do mouse no obj_zumbi, todos os objetos pararem, menos os objetos lutar e conversar, entenderam?
Abraços, Trini.
Vou explicar:
Estou fazendo um jogo MMO, e o zumbi fica andando de um lado para o outro.
Assim: | .>>>>>>>>| --> | <<<<<<<<<.|
Quero que quando a pessoa clique com o botão direito do mouse, apareça tipo um mini menu com as opções:
-lutar e -Conversar (já criei esses dois objetos), e que o resto dos obj, parem, para não ficar estranho o zumbi se mechendo e o "mini-menu" parado.
Por isso quero saber como que quando clicar com o botão direito do mouse no obj_zumbi, todos os objetos pararem, menos os objetos lutar e conversar, entenderam?
Abraços, Trini.
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Re: Dúvida com pause game
Mano, eu axo que nao tem como fazer isso, só se for com o instance deactive , mais objetos iram sumir :s
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Re: Dúvida com pause game
Hehe, parar? Se você tivesse explicado direito talvez teriámos resolvido isso logo
O objeto que vai parar de se mecher é o zumbi, não é? Por que o único que se meche sem que o jogo mexa(a boneca) é ele. Bom, para ele parar, simplesmente pare o movimento dele e coloque uma sprite que ele está parado. Nesse exemplo, vamos checar se o obj_opcoes existe, se ele está na room:
Create dum objeto de inicialização(obj_ini)
A estrutura da boneca é aquela, só é modificar de acordo com o seu projeto(se tem alguma condição a mais, etc). Mas de forma alguma apague o !global.menu_d = true.
Em vez de checar se a variável global está true, checamos se ela não está true. Pois se fizessemos a checagem de se a var for true, certamente teríamos muito mais trabalho, só é checar se aquela var não está true, checar se a tecla foi pressionada e fazer o movimento. Se por acaso a var for true, a boneca não se moveria de forma alguma.
É isso? Espero que sim
Abraços!
O objeto que vai parar de se mecher é o zumbi, não é? Por que o único que se meche sem que o jogo mexa(a boneca) é ele. Bom, para ele parar, simplesmente pare o movimento dele e coloque uma sprite que ele está parado. Nesse exemplo, vamos checar se o obj_opcoes existe, se ele está na room:
- Código:
if instance_exists(obj_opcoes)
{
andando = false // Se você não estiver usando esta var, apenas apague.
sprite_index = spr_zumbi_parado
}
Create dum objeto de inicialização(obj_ini)
- Código:
global.menu_d = false
- Código:
if !global.menu_d = true && keyboard_check(vk_left)
{
// Movimento
}
- Código:
global.menu_d = true
- Código:
global.menu_d = false
A estrutura da boneca é aquela, só é modificar de acordo com o seu projeto(se tem alguma condição a mais, etc). Mas de forma alguma apague o !global.menu_d = true.
Em vez de checar se a variável global está true, checamos se ela não está true. Pois se fizessemos a checagem de se a var for true, certamente teríamos muito mais trabalho, só é checar se aquela var não está true, checar se a tecla foi pressionada e fazer o movimento. Se por acaso a var for true, a boneca não se moveria de forma alguma.
É isso? Espero que sim
Abraços!
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