Conectar-se
Quem está conectado
23 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 23 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 15/10/2010
Número de Mensagens : 273
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 6

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Dúvida com pause game

em Ter 16 Nov 2010, 23:31
Como faz pra tipo se eu apertar com o botão direito do mouse no obj_cocaina, cria obj_tal, e se eu clicar com o botão esquerdo do mouse no obj_tal pausa o jogo?
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2184
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 106

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Dúvida com pause game

em Ter 16 Nov 2010, 23:39
Rapaz... Que história é essa de cocaína??

No objeto cocaína, adicione um evento de clique com o botão direto, e coloque:
Código:
instance_create(x,y,obj_tal)
No objeto tal, adicione um evento de clique com o botão direito, e coloque:
Código:
Procure no fórum um post meu sobre como fazer um pause básico

Você podia achar facilmente a questão discutida aqui, bastava pesquisar. Mas, muitas pessoas precisam disso urgentemente, pelo menos é o que aparenta ser, e parte direto ao post "duvidal".

Abraços,
~Markituh.
avatar
Data de inscrição : 02/10/2009
Número de Mensagens : 2227
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 52

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Dúvida com pause game

em Qua 17 Nov 2010, 00:56
OBJ COCAÍNA? O_O
Colheita Infeliz é?

No pause coloque um show_message("PAUSADO")

Daqui uns dias vo postar um tuto sobre pause game avançado..
Tenho prometido uns tutos.. O_o
avatar
Data de inscrição : 15/10/2010
Número de Mensagens : 273
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 6

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Dúvida com pause game

em Qua 17 Nov 2010, 13:09
Meus amigotes( nova palavra? ):

Procure no fórum um post meu sobre como fazer um pause básico

PROCUREI,ACHEI, mas me ferrei xD
A sua video-aula é sobre como fazer um pausse, mas tem que criar um obj_pause, o que eu não quero.

OFF:

Eu inventei agora esse objeto cocaína, é que eu lembrei do livro "pântano de sangue" que eu li há um tempo
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2184
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 106

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Dúvida com pause game

em Qua 17 Nov 2010, 13:22
TriniBoi escreveu:Meus amigotes( nova palavra? ):

Procure no fórum um post meu sobre como fazer um pause básico

PROCUREI,ACHEI, mas me ferrei xD
A sua video-aula é sobre como fazer um pausse, mas tem que criar um obj_pause, o que eu não quero.

Não precisa necessariamente criar o obj_pause meu amigo, simplesmente faça do obj_tal o obj_pause, ou seja, coloque as funções de pause no obj_tal. E mude a função de apertar P, para o clique direto do mouse.
avatar
Data de inscrição : 13/05/2010
Número de Mensagens : 298
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 1

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://www.totalmakers.forumais.com

Re: Dúvida com pause game

em Qua 17 Nov 2010, 15:45
Olá! Happy
Eu acho que tem um jeito de fazer um sistema de pause sem objetos,apenas usando a room.
Nas propriedades da room,vá na aba Settings e procure por Code ou algo parecido.
Depois disso,coloque esse código no editor de scripts que irá aparecer na tela:

Código:
if keyboard_check(ord("P"))
{
show_message("Jogo Pausado!")
}

Bom,se não funcionar é por causa que o GM não está aberto aqui no meu computador! Razz

Até!Happy
avatar
Data de inscrição : 15/10/2010
Número de Mensagens : 273
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 6

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Dúvida com pause game

em Qua 17 Nov 2010, 17:33
Num funfo akie não, botei exatamente isso no creation code e não deu certo..
avatar
Data de inscrição : 13/05/2010
Número de Mensagens : 298
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 1

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://www.totalmakers.forumais.com

Re: Dúvida com pause game

em Qua 17 Nov 2010, 17:40
Então coloque esse código que escrevi acima no evento Step de algum objeto,deve funcionar! Happy
avatar
Data de inscrição : 15/10/2010
Número de Mensagens : 273
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 6

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Dúvida com pause game

em Qua 17 Nov 2010, 17:50
Não precisa necessariamente criar o obj_pause meu amigo, simplesmente faça do obj_tal o obj_pause, ou seja, coloque as funções de pause no obj_tal. E mude a função de apertar P, para o clique direto do mouse
.

Bom, fiz o que disse, e deu quase certo, porem percebi esse codigo no step:
instance_deactivate_all(true)

Tem como botar tipo assim:

instance_deactivate_all(true)
menos o obj_formiga

???
avatar
Ranking : Nota D
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 10/06/2010
Número de Mensagens : 2704
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 10

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Dúvida com pause game

em Qua 17 Nov 2010, 17:53
Quando obj_cocaina coloque isto:
Código:
instance_create(x,y,obj_tal)
Agora coloque isto quando clicarmos com o botão do mouse esquerdo coloque o seguinte:
Código:
show_message("Jogo em pausa")


Espero ter ajudado...
avatar
Data de inscrição : 15/10/2010
Número de Mensagens : 273
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 6

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Dúvida com pause game

em Qua 17 Nov 2010, 17:55
Não cara, não vai adiantar só botar pra ele fazer uma mensagem, tem que pausar.
Enquanto o que eu disse, quero saber como fazer isso:

instance_deactivate_all(true)
menos o obj_formiga
avatar
Ranking : Nota D
Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Número de Mensagens : 582
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 1

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Dúvida com pause game

em Qua 17 Nov 2010, 18:40
OBS:Primeiro tem que criar uma sprite pro pause, como te disse pelo MSN
Ok?

mano, cria um obj_pause
ai nele cria um evento: Create
e poe o código:
Código:
pausado=0;
ai cria um evento : Draw
e poe o código:
Código:

yy = view_hport/2-150; //pegando o cento da tela
xx = view_wport/2; //pegando o cento da tela
if pausado=1 // se o jogo estiver pausado
{
draw_set_halign(fa_center); // seta o center
draw_sprite(spr_pause,0,view_xview+xx,view_yview+yy)
draw_text(view_xview+xx,view_yview+yy,'JOGO PAUSADO! #Pressione Qualquer Tecla Para continuar'); // escreve o Texto de Jogo Pausado
}

if(!keyboard_check_pressed(ord('P')) and pausado=1){ // se o jogo estiver pausado, e a letra P não por pressionada

if(keyboard_check(ord('P'))){pausado=0;} // para evitar bugs

screen_refresh();
keyboard_wait();
io_clear();

}
else if(keyboard_check_pressed(ord('P'))){// se a letra P for pressionado
if (pausado=1){ // se o pause for 1(pausado)
pausado=0; // ele despausa
}else{//caso contrário
pausado=1; // ele pausa o jogo
}//termina a condição
}//termina a condição
avatar
Data de inscrição : 15/10/2010
Número de Mensagens : 273
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 6

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Dúvida com pause game

em Qua 17 Nov 2010, 19:01
GmLucas foi quase isso que eu queria, queria a mesma coisa mas com isso:
PAUSAR TUDO MENOS O OBJ_TAL E O OBJ_TAL
Sacou?
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2184
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 106

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Dúvida com pause game

em Qua 17 Nov 2010, 20:40
Bom, o argumento true do instance_deactivate_all, é para dizer para desativar todos, menos o objeto que aquele código está sendo executado. Agora, se você quer abrir exceções, simplesmente reative os objetos.
Código:

instance_deactivate_all(true) // Desativa todas as instâncias, mas não objeto que está dando o pause
instance_activate_object(obj_formiga) // Reativar objeto formiga
instance_activate_object(obj_tal) // Reativar objeto tal

Qualquer coisa diga, to estudando pra prova aqui Mad
avatar
Data de inscrição : 15/10/2010
Número de Mensagens : 273
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 6

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Dúvida com pause game

em Qui 18 Nov 2010, 11:38
Markituh, também é quase isso. Mas não quero que o obj suma entende? quero que ele pare
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2184
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 106

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Dúvida com pause game

em Qui 18 Nov 2010, 12:02
Bom, aí no caso, você vai ter que dar um instance_deactivate_object() em todos os objetos que quer que suma, menos nos que você não quer.
Código:
instance_deactivate_object(obj_cocaina)
instance_deactivate_object(obj_formiga)
instance_deactivate_object(obj_crack)
instance_deactivate_object(obj_heroina)
instance_deactivate_object(obj_maconha)
instance_deactivate_object(obj_cigarro)
Pode existir uma outra maneira de desativar todos menos aquele... Talvez com um array 2D, mas acho que não ia servir. Mas, vamos tentar essa maneira:

Crie um script chamado scr_sumir(ou qualquer outro nome que preferir) e coloque o código:
Código:
var objetos;
// O array 2D vai ter capacidade para 9 objetos. Os listados no array são os que vão ser deletados
objetos[0,1] = obj_cocaina
objetos[0,2] = obj_crack
objetos[0,3] = obj_mulata
objetos[0,4] = obj_baiano
objetos[0,5] = obj_05
objetos[0,6] = obj_nascimento

// Explicação do código abaixo:
//Se o valor do array não estiver vazio, desativa aquela instância armazenada no array.
if !objetos[0,1] = ""
instance_deactivate_object(objetos[0,1])
if !objetos[0,2] = ""
instance_deactivate_object(objetos[0,2])
if !objetos[0,3] = ""
instance_deactivate_object(objetos[0,3])
if !objetos[0,4] = ""
instance_deactivate_object(objetos[0,4])
if !objetos[0,5] = ""
instance_deactivate_object(objetos[0,5])
if !objetos[0,6] = ""
instance_deactivate_object(objetos[0,6])
if !objetos[0,7] = ""
instance_deactivate_object(objetos[0,7])
if !objetos[0,8] = ""
instance_deactivate_object(objetos[0,8])
if !objetos[0,9] = ""
instance_deactivate_object(objetos[0,9)
Então, quando clicar com o botão direito:
Código:
scr_sumir()
Tenta isso aí, qualquer coisa avisa.

Abraços!
avatar
Ranking : Nota D
Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Número de Mensagens : 582
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 1

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Dúvida com pause game

em Qui 18 Nov 2010, 13:14
Triniboi, como estavamos falando,no msn, se os objetos que vc quer que continuem funcionando, forem controlados pelo mouse, com esse código q eu passe já funfa, pq ele destiva só o keyboard(teclado)
avatar
Data de inscrição : 15/10/2010
Número de Mensagens : 273
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 6

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Dúvida com pause game

em Qui 18 Nov 2010, 13:54
Gente Ninguém está entendendo o que quero.
Vou explicar:
Estou fazendo um jogo MMO, e o zumbi fica andando de um lado para o outro.

Assim: | .>>>>>>>>| --> | <<<<<<<<<.|

Quero que quando a pessoa clique com o botão direito do mouse, apareça tipo um mini menu com as opções:
-lutar e -Conversar (já criei esses dois objetos), e que o resto dos obj, parem, para não ficar estranho o zumbi se mechendo e o "mini-menu" parado.

Por isso quero saber como que quando clicar com o botão direito do mouse no obj_zumbi, todos os objetos pararem, menos os objetos lutar e conversar, entenderam?

Abraços, Trini.
avatar
Ranking : Nota D
Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Número de Mensagens : 582
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 1

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Dúvida com pause game

em Qui 18 Nov 2010, 14:01
Mano, eu axo que nao tem como fazer isso, só se for com o instance deactive , mais objetos iram sumir :s
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 11/10/2009
Número de Mensagens : 2184
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 106

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Dúvida com pause game

em Sex 19 Nov 2010, 09:32
Hehe, parar? Se você tivesse explicado direito talvez teriámos resolvido isso logo Razz

O objeto que vai parar de se mecher é o zumbi, não é? Por que o único que se meche sem que o jogo mexa(a boneca) é ele. Bom, para ele parar, simplesmente pare o movimento dele e coloque uma sprite que ele está parado. Nesse exemplo, vamos checar se o obj_opcoes existe, se ele está na room:
Código:
if instance_exists(obj_opcoes)
{
andando = false // Se você não estiver usando esta var, apenas apague.
sprite_index = spr_zumbi_parado
}
Pelo que vi no seu exemplo, numa outra dúvida, os únicos que se mexem é o zumbi, controlado por IA, e a boneca, controlada pelo player. Os códigos abaixo são da boneca, é o mesmo esquema daquele, só que nesse nós usamos uma variável.
Create dum objeto de inicialização(obj_ini)
Código:
global.menu_d = false
Step da boneca
Código:
if !global.menu_d = true && keyboard_check(vk_left)
{
// Movimento
}
Create do obj_opcoes
Código:
global.menu_d = true
Destroy do obj_opcoes
Código:
global.menu_d = false

A estrutura da boneca é aquela, só é modificar de acordo com o seu projeto(se tem alguma condição a mais, etc). Mas de forma alguma apague o !global.menu_d = true.

Em vez de checar se a variável global está true, checamos se ela não está true. Pois se fizessemos a checagem de se a var for true, certamente teríamos muito mais trabalho, só é checar se aquela var não está true, checar se a tecla foi pressionada e fazer o movimento. Se por acaso a var for true, a boneca não se moveria de forma alguma.

É isso? Espero que sim Happy

Abraços!
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum