Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
Aula 2 - Variáveis
4 participantes
Página 1 de 1
Aula 2 - Variáveis
Se você já usou alguma outra linguagem,sabe que as variáveis são onde armazenamos dados e para simplificar,damos os NOMES que quisermos.Você já deve ter aprendido na sexta/sétima série que váriavel é uma letra/palavra que é igual a algum número (Ex: x=5,y=3) mas na programação você pode armazenar tanto textos quanto números numa variável.
Para criar uma variável no blitz é muito facil:
Agora você me pergunta o por que de ter os simbolos $,% e #.
Você sempre vai usar "$" quando for armazenar algo que não seja número,como seu nome por exemplo.
O % é usado para números inteiros!
O # é usado para números com virgula (no caso do inglês usa-se o ponto).
Agora que você já entendeu oque é variável e como usa-las,vamos aprender a fazer contas (somar,diminuir,multiplicar,dividir)
Você também pode fazer o seguinte:
E também:
Subtração:
Divisão:
Multiplicação:
Simples né?Você viu no começo que da de somar variável com variável,variável com número além de somar normalmente (soma=10+20).Pois bem,vocês também podem utilizar esses metodos com a divisão,multiplicação e subtração!
Vamos lá,abra o blitz3d e escreva isso:
Fizemos com que o player defina duas variáveis e o programa multiplique...mas perai!Oque é aquele input ali?
Você notou que o player DEFINE a variável (falei acima),o input faz isso.O input é como o get_string do game maker,o player escreve e salva numa variável que eu definir.
No caso precisa sempre ter uma variável para que oque for digitado no Input não se perca.
______
Bom pessoal,nessa aula é só isso,vou estudar mais e criar mais tutoriais e espero comentários e que critiquem.Não esqueça de avisar se tiver algúm erro no tuto!
Flw!
Para criar uma variável no blitz é muito facil:
- Código:
nome$="Konnor"
idade%="13"
peso#="53,5"
Agora você me pergunta o por que de ter os simbolos $,% e #.
Você sempre vai usar "$" quando for armazenar algo que não seja número,como seu nome por exemplo.
O % é usado para números inteiros!
O # é usado para números com virgula (no caso do inglês usa-se o ponto).
Agora que você já entendeu oque é variável e como usa-las,vamos aprender a fazer contas (somar,diminuir,multiplicar,dividir)
- Código:
conta = 10+20
Print "Resultado: " + conta
WaitKey
End
Você também pode fazer o seguinte:
- Código:
conta=10
conta=conta + 20
Print "Resultado: " + conta
WaitKey
End
E também:
- Código:
conta=10
conta2=20
conta=conta+conta2
Print "Resultado: " + conta
WaitKey
End
Subtração:
- Código:
conta = 50 - 20
Print "Resultado: " + conta
WaitKey
End
Divisão:
- Código:
conta = 60/2
Print "Resultado: " + conta
WaitKey
End
Multiplicação:
- Código:
conta = 2 * 15
Print "Resultado: " + conta
WaitKey
End
Simples né?Você viu no começo que da de somar variável com variável,variável com número além de somar normalmente (soma=10+20).Pois bem,vocês também podem utilizar esses metodos com a divisão,multiplicação e subtração!
Vamos lá,abra o blitz3d e escreva isso:
- Código:
; O simbolo ";" é usado com o mesmo objetivo de "//" do GM,para explicar.
; Tudo que estiver depois desse simbolo não sera lido pelo blitz3d
mensagem="Vamos multiplicar!" ;Mostra a nossa mensagem na tela
numero=Input("Primeiro número: ") ;Pega a variável do player
numero2=Input("Segundo número: ") ;Pega a segunda variável do player
Print "O resultado é: " + numero * numero2 ;Soma o primeiro número com o segundo
WaitKey ;Espera alguma tecla ser apertada
End ;Termina o jogo
Fizemos com que o player defina duas variáveis e o programa multiplique...mas perai!Oque é aquele input ali?
Você notou que o player DEFINE a variável (falei acima),o input faz isso.O input é como o get_string do game maker,o player escreve e salva numa variável que eu definir.
No caso precisa sempre ter uma variável para que oque for digitado no Input não se perca.
______
Bom pessoal,nessa aula é só isso,vou estudar mais e criar mais tutoriais e espero comentários e que critiquem.Não esqueça de avisar se tiver algúm erro no tuto!
Flw!
Re: Aula 2 - Variáveis
cara, ficou muito bom o tutorial, apesar de que eu não vou aprender blitz 3d, vou estar lendo seus tutoriais =)
uma duvida, não é necessario usar $,% e # para definir que tipo de variavel vai ser né?
uma duvida, não é necessario usar $,% e # para definir que tipo de variavel vai ser né?
Re: Aula 2 - Variáveis
É necessário para variáveis que possuam texto e também quando o caso é números que NÃO são inteiros.
Já usando um número inteiro sem o % eu não vi nenhuma diferença.
Já usando um número inteiro sem o % eu não vi nenhuma diferença.
Re: Aula 2 - Variáveis
legal...
primeira pessoa que eu vi ensinando engine...
o ruim da blitz é que é em directX... dai so roda em windows...
mas é facil...
eu também vou fazer tutoriais de panda3D e Unity agora então...
valeu!
primeira pessoa que eu vi ensinando engine...
o ruim da blitz é que é em directX... dai so roda em windows...
mas é facil...
eu também vou fazer tutoriais de panda3D e Unity agora então...
valeu!
guilhermemig17- Data de inscrição : 03/06/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 252
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Aula 2 - Variáveis
guilhermemig17 escreveu:legal...
primeira pessoa que eu vi ensinando engine...
o ruim da blitz é que é em directX... dai so roda em windows...
mas é facil...
eu também vou fazer tutoriais de panda3D e Unity agora então...
valeu!
Obrigado por comentar!
Como todo programa,o blitz tem seus pros e contras!
Sobre os seus tutoriais,eu estou baixando o Unity e claro,como todo iniciante eu precisarei de alguns tutoriais e concerteza eu irei ler os seus.
Estou no aguardo!Boa sorte ;)
Tópicos semelhantes
» [Vídeo-Aula] Aula 4 - Variáveis
» #IEM Aula 02 - Variáveis/Constantes
» [INICIANTES] 1ª Aula - Variáveis
» Aula 3 - Puzzle - Todas os Modos da Aula 3 Aqui!
» [AULAS DE MS-DOS] aula 02, Variaveis, Echo, pause.
» #IEM Aula 02 - Variáveis/Constantes
» [INICIANTES] 1ª Aula - Variáveis
» Aula 3 - Puzzle - Todas os Modos da Aula 3 Aqui!
» [AULAS DE MS-DOS] aula 02, Variaveis, Echo, pause.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|