GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


Aula 2 - Variáveis

4 participantes

Ir para baixo

Aula 2 - Variáveis Empty Aula 2 - Variáveis

Mensagem por Konnor Qui 18 Nov 2010, 21:58

Se você já usou alguma outra linguagem,sabe que as variáveis são onde armazenamos dados e para simplificar,damos os NOMES que quisermos.Você já deve ter aprendido na sexta/sétima série que váriavel é uma letra/palavra que é igual a algum número (Ex: x=5,y=3) mas na programação você pode armazenar tanto textos quanto números numa variável.
Para criar uma variável no blitz é muito facil:

Código:

nome$="Konnor"
idade%="13"
peso#="53,5"

Agora você me pergunta o por que de ter os simbolos $,% e #.
Você sempre vai usar "$" quando for armazenar algo que não seja número,como seu nome por exemplo.
O % é usado para números inteiros!
O # é usado para números com virgula (no caso do inglês usa-se o ponto).

Agora que você já entendeu oque é variável e como usa-las,vamos aprender a fazer contas (somar,diminuir,multiplicar,dividir)

Código:

conta = 10+20

Print "Resultado: " + conta

WaitKey
End


Você também pode fazer o seguinte:

Código:

conta=10
conta=conta + 20

Print "Resultado: " + conta

WaitKey
End


E também:

Código:

conta=10
conta2=20

conta=conta+conta2

Print "Resultado: " + conta

WaitKey
End

Subtração:

Código:

conta = 50 - 20

Print "Resultado: " + conta

WaitKey
End

Divisão:

Código:

conta = 60/2

Print "Resultado: " + conta

WaitKey
End

Multiplicação:

Código:

conta = 2 * 15

Print "Resultado: " + conta

WaitKey
End

Simples né?Você viu no começo que da de somar variável com variável,variável com número além de somar normalmente (soma=10+20).Pois bem,vocês também podem utilizar esses metodos com a divisão,multiplicação e subtração!

Vamos lá,abra o blitz3d e escreva isso:

Código:

; O simbolo ";" é usado com o mesmo objetivo de "//" do GM,para explicar.
; Tudo que estiver depois desse simbolo não sera lido pelo blitz3d
mensagem="Vamos multiplicar!" ;Mostra a nossa mensagem na tela
numero=Input("Primeiro número: ") ;Pega a variável do player
numero2=Input("Segundo número: ") ;Pega a segunda variável do player

Print "O resultado é: " + numero * numero2 ;Soma o primeiro número com o segundo

WaitKey ;Espera alguma tecla ser apertada
End ;Termina o jogo

Fizemos com que o player defina duas variáveis e o programa multiplique...mas perai!Oque é aquele input ali?
Você notou que o player DEFINE a variável (falei acima),o input faz isso.O input é como o get_string do game maker,o player escreve e salva numa variável que eu definir.
No caso precisa sempre ter uma variável para que oque for digitado no Input não se perca.

______

Bom pessoal,nessa aula é só isso,vou estudar mais e criar mais tutoriais e espero comentários e que critiquem.Não esqueça de avisar se tiver algúm erro no tuto!
Flw!

Konnor
Konnor

Data de inscrição : 07/11/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 153
Prêmios : Aula 2 - Variáveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://socialbook.grouply.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 2 - Variáveis Empty Re: Aula 2 - Variáveis

Mensagem por Isaias Qui 18 Nov 2010, 22:19

cara, ficou muito bom o tutorial, apesar de que eu não vou aprender blitz 3d, vou estar lendo seus tutoriais =)

uma duvida, não é necessario usar $,% e # para definir que tipo de variavel vai ser né?
Isaias
Isaias

Data de inscrição : 16/08/2008
Reputação : 3
Número de Mensagens : 374
Prêmios : Aula 2 - Variáveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://isaiasramos.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 2 - Variáveis Empty Re: Aula 2 - Variáveis

Mensagem por Konnor Qui 18 Nov 2010, 22:21

É necessário para variáveis que possuam texto e também quando o caso é números que NÃO são inteiros.
Já usando um número inteiro sem o % eu não vi nenhuma diferença.
Konnor
Konnor

Data de inscrição : 07/11/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 153
Prêmios : Aula 2 - Variáveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://socialbook.grouply.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 2 - Variáveis Empty Re: Aula 2 - Variáveis

Mensagem por guilhermemig17 Qui 18 Nov 2010, 22:24

legal...
primeira pessoa que eu vi ensinando engine...
o ruim da blitz é que é em directX... dai so roda em windows...
mas é facil...
eu também vou fazer tutoriais de panda3D e Unity agora então...
valeu!
guilhermemig17
guilhermemig17

Data de inscrição : 03/06/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 252
Prêmios : Aula 2 - Variáveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 2 - Variáveis Empty Re: Aula 2 - Variáveis

Mensagem por Konnor Qui 18 Nov 2010, 22:25

guilhermemig17 escreveu:legal...
primeira pessoa que eu vi ensinando engine...
o ruim da blitz é que é em directX... dai so roda em windows...
mas é facil...
eu também vou fazer tutoriais de panda3D e Unity agora então...
valeu!

Obrigado por comentar!
Como todo programa,o blitz tem seus pros e contras!

Sobre os seus tutoriais,eu estou baixando o Unity e claro,como todo iniciante eu precisarei de alguns tutoriais e concerteza eu irei ler os seus.
Estou no aguardo!Boa sorte ;)
Konnor
Konnor

Data de inscrição : 07/11/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 153
Prêmios : Aula 2 - Variáveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://socialbook.grouply.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 2 - Variáveis Empty Re: Aula 2 - Variáveis

Mensagem por Kyuubi Sex 19 Nov 2010, 06:38

Legal cara eu não sabia esse esquema de $#%
ate mais
Kyuubi
Kyuubi

Data de inscrição : 28/11/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 443
Prêmios : Aula 2 - Variáveis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://animeworldmugen.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 2 - Variáveis Empty Re: Aula 2 - Variáveis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos