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softwares que você criou!

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Mensagem por guilhermemig17 Seg 15 Nov 2010, 00:45

engine é o motor de um jogo completo. isso todos sabemos, mas o que é engine? é uma peça do jogo? o que ela faz?
ja vi muitos usuários confundindo isso! e principalmente
qual a diferença de uma engine pra um maker?

em primeiro lugar que engine faz tudo em um jogo.
tudo...
programa, faz a imagem(algumas APIs substituem modeladores, mas não com tanta capacidade), faz sistema de fisica, sistema de AI(Artificial Intelligent), faz o jogo ser multiplayer e etc...
considere que uma engine faz tudo de um jogo, ela é o pilar, e não uma ferrmanta que so cria labirintos, ou pontes...
a engine é um motor e possuie dois motores diferentes em si:
o motor grafico
e o motor fisico

tanto os dois são poderosos, e tem funções distintas, mas que tem que ser usadas em conjunto:
motor grafico:
-responsável pela parte grafica, imagens, renderização, e efeitos...
motor fisico:
-responsável pela fisica do jogo, efeito de colisão, de fisica, normalmente via GPU Ou CPU.

uma engine como Havok, PhsxY são engines fisicas
e crystal space, Ogre 3D são engines graficas

a Unity, UDK tem os dois...

engines são muito profissionais e requerem linguagens de programação de Alto Nivel(programação que tranforma codigos em codigos de numeros binarios)
baixo nivel é a dos codigos binarios...

voltando
as principais diferenças entre makers e Engines são que:
1°)Engine tem 2 motores(grafico e fisico). O maker não possui motor fisico de boa qualidade(como o Game maker nem possuie um direito). fora que o motor fisico bom é via GPU, o que um maker não tem atualmente...
2°)existe poucas vagas de trabalhos(ou quase nenhuma) para Makers, mas sim para programadores de jogos digitais e engines...
3°)não existe makers na atualidade para consoles como Xbox, Nitendo WII, ou PS3. No minimo eu nunca vi...
4°)makers são muito mais simples...
5°) e etc...

bom não estou desqualificando Makers... mas infelizmente é a verdade...
mas não se esqueça:
o jogo depende de seu criador principalmente, independente da sua ferramenta...
espero ter ajudado...
até mais...
Movido para uma seção mais adequada!
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Mensagem por Grotle Seg 15 Nov 2010, 01:47

Parabéns pela explicação, vai ajudar muita gente a entender melhor o universo da programação.

guilhermemig17 escreveu:
mas não se esqueça:
o jogo depende de seu criador principalmente, independente da sua ferramenta...

Isso é verdade, a qualidade do jogo só depende de quem o faz. Já vi muitos projetos por aí com ideias e roteiros ótimos, mas o jogo em si não era muito bom. Não importa as ferramentas que usamos, o que importa é o que fazemos com elas.
Flws!
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Mensagem por Dancity Seg 15 Nov 2010, 03:56

Poisé, Porém engine aqui no fórum (não só nesse fórum) tem sido usado com um significado diferente.

Como um Motor BÁSICO de uma função.
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Mensagem por Gabreel Seg 15 Nov 2010, 10:34

Poisé, é aplicado engine até noforum da GMC... Se os usuários se adaptaram assim, não há porque confundir mais. E outra coisa... Postou no lugar certo?

As pessoas tem q ter consciência que engine não são só linhas de código.
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Mensagem por Luiz A. Oliveira Seg 15 Nov 2010, 10:55

entendi cara foi uma boa explicacão, mas pq ta em criticas?
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Mensagem por guilhermemig17 Seg 15 Nov 2010, 12:46

obrigado gente pela compreenção e realmente vocês notaram que as pessoas vem confundindo esse nome.
assim, não foi em forma de criticas ou etc...
eu digo isso porque realmente as pessoas devem saber, e eu ja vi inumeras pessoas perguntando:
o que é engine?
qual diferença entre maker e engine?
e etc...
ai ta a explicação.
pricipalmente via GPU... um exemplo é a PhsXy que trabalha com fisica atravez das particulas... o que uma engine na autalidade não tem

obrigado!
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