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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
softwares que você criou!
5 participantes
Página 1 de 1
softwares que você criou!
engine é o motor de um jogo completo. isso todos sabemos, mas o que é engine? é uma peça do jogo? o que ela faz?
ja vi muitos usuários confundindo isso! e principalmente
qual a diferença de uma engine pra um maker?
em primeiro lugar que engine faz tudo em um jogo.
tudo...
programa, faz a imagem(algumas APIs substituem modeladores, mas não com tanta capacidade), faz sistema de fisica, sistema de AI(Artificial Intelligent), faz o jogo ser multiplayer e etc...
considere que uma engine faz tudo de um jogo, ela é o pilar, e não uma ferrmanta que so cria labirintos, ou pontes...
a engine é um motor e possuie dois motores diferentes em si:
o motor grafico
e o motor fisico
tanto os dois são poderosos, e tem funções distintas, mas que tem que ser usadas em conjunto:
motor grafico:
-responsável pela parte grafica, imagens, renderização, e efeitos...
motor fisico:
-responsável pela fisica do jogo, efeito de colisão, de fisica, normalmente via GPU Ou CPU.
uma engine como Havok, PhsxY são engines fisicas
e crystal space, Ogre 3D são engines graficas
a Unity, UDK tem os dois...
engines são muito profissionais e requerem linguagens de programação de Alto Nivel(programação que tranforma codigos em codigos de numeros binarios)
baixo nivel é a dos codigos binarios...
voltando
as principais diferenças entre makers e Engines são que:
1°)Engine tem 2 motores(grafico e fisico). O maker não possui motor fisico de boa qualidade(como o Game maker nem possuie um direito). fora que o motor fisico bom é via GPU, o que um maker não tem atualmente...
2°)existe poucas vagas de trabalhos(ou quase nenhuma) para Makers, mas sim para programadores de jogos digitais e engines...
3°)não existe makers na atualidade para consoles como Xbox, Nitendo WII, ou PS3. No minimo eu nunca vi...
4°)makers são muito mais simples...
5°) e etc...
bom não estou desqualificando Makers... mas infelizmente é a verdade...
mas não se esqueça:
o jogo depende de seu criador principalmente, independente da sua ferramenta...
espero ter ajudado...
até mais...
ja vi muitos usuários confundindo isso! e principalmente
qual a diferença de uma engine pra um maker?
em primeiro lugar que engine faz tudo em um jogo.
tudo...
programa, faz a imagem(algumas APIs substituem modeladores, mas não com tanta capacidade), faz sistema de fisica, sistema de AI(Artificial Intelligent), faz o jogo ser multiplayer e etc...
considere que uma engine faz tudo de um jogo, ela é o pilar, e não uma ferrmanta que so cria labirintos, ou pontes...
a engine é um motor e possuie dois motores diferentes em si:
o motor grafico
e o motor fisico
tanto os dois são poderosos, e tem funções distintas, mas que tem que ser usadas em conjunto:
motor grafico:
-responsável pela parte grafica, imagens, renderização, e efeitos...
motor fisico:
-responsável pela fisica do jogo, efeito de colisão, de fisica, normalmente via GPU Ou CPU.
uma engine como Havok, PhsxY são engines fisicas
e crystal space, Ogre 3D são engines graficas
a Unity, UDK tem os dois...
engines são muito profissionais e requerem linguagens de programação de Alto Nivel(programação que tranforma codigos em codigos de numeros binarios)
baixo nivel é a dos codigos binarios...
voltando
as principais diferenças entre makers e Engines são que:
1°)Engine tem 2 motores(grafico e fisico). O maker não possui motor fisico de boa qualidade(como o Game maker nem possuie um direito). fora que o motor fisico bom é via GPU, o que um maker não tem atualmente...
2°)existe poucas vagas de trabalhos(ou quase nenhuma) para Makers, mas sim para programadores de jogos digitais e engines...
3°)não existe makers na atualidade para consoles como Xbox, Nitendo WII, ou PS3. No minimo eu nunca vi...
4°)makers são muito mais simples...
5°) e etc...
bom não estou desqualificando Makers... mas infelizmente é a verdade...
mas não se esqueça:
o jogo depende de seu criador principalmente, independente da sua ferramenta...
espero ter ajudado...
até mais...
Movido para uma seção mais adequada!
guilhermemig17- Data de inscrição : 03/06/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 252
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: softwares que você criou!
Parabéns pela explicação, vai ajudar muita gente a entender melhor o universo da programação.
Isso é verdade, a qualidade do jogo só depende de quem o faz. Já vi muitos projetos por aí com ideias e roteiros ótimos, mas o jogo em si não era muito bom. Não importa as ferramentas que usamos, o que importa é o que fazemos com elas.
Flws!
guilhermemig17 escreveu:
mas não se esqueça:
o jogo depende de seu criador principalmente, independente da sua ferramenta...
Isso é verdade, a qualidade do jogo só depende de quem o faz. Já vi muitos projetos por aí com ideias e roteiros ótimos, mas o jogo em si não era muito bom. Não importa as ferramentas que usamos, o que importa é o que fazemos com elas.
Flws!
Re: softwares que você criou!
Poisé, Porém engine aqui no fórum (não só nesse fórum) tem sido usado com um significado diferente.
Como um Motor BÁSICO de uma função.
Como um Motor BÁSICO de uma função.
Dancity- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 11/01/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 1339
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: softwares que você criou!
Poisé, é aplicado engine até noforum da GMC... Se os usuários se adaptaram assim, não há porque confundir mais. E outra coisa... Postou no lugar certo?
As pessoas tem q ter consciência que engine não são só linhas de código.
As pessoas tem q ter consciência que engine não são só linhas de código.
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Número de Mensagens : 2232
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Javascript
- Outros
Re: softwares que você criou!
obrigado gente pela compreenção e realmente vocês notaram que as pessoas vem confundindo esse nome.
assim, não foi em forma de criticas ou etc...
eu digo isso porque realmente as pessoas devem saber, e eu ja vi inumeras pessoas perguntando:
o que é engine?
qual diferença entre maker e engine?
e etc...
ai ta a explicação.
pricipalmente via GPU... um exemplo é a PhsXy que trabalha com fisica atravez das particulas... o que uma engine na autalidade não tem
obrigado!
assim, não foi em forma de criticas ou etc...
eu digo isso porque realmente as pessoas devem saber, e eu ja vi inumeras pessoas perguntando:
o que é engine?
qual diferença entre maker e engine?
e etc...
ai ta a explicação.
pricipalmente via GPU... um exemplo é a PhsXy que trabalha com fisica atravez das particulas... o que uma engine na autalidade não tem
obrigado!
guilhermemig17- Data de inscrição : 03/06/2010
Reputação : 4
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