Entrar
Últimos assuntos
» Procuro Programador de game makerpor Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Como fazer plataforma que vai de um lado para o outro
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Como fazer plataforma que vai de um lado para o outro
Versão = GM 8
Nivel = Iniciante
Pré requisitos = Pequeno jogo de plataforma, com gravidade. É necessario obj_player e obj_wall prontos.
Antes de começar, peço desculpa pela falta de imagens.
1) Abra o jogo. Crie o sprite spr_barra e adicione um sprite de uma barra (já vem um com o próprio GM 8, na pasta Sprites/Bouncing Balls/bat_huge.png). Crie o obj_barra e coloque esse sprite.
2)Coloque um buraco grande entre os pedaços de chão na room.Coloque a barra nesse pedaço. Deve sobrar um espaço grande para ela se deslocar.
3)No obj_barra faça o evento Create. Coloque o seguinte código para ser executado:
4)Agora crie o evento Step. Devemos conferir se direita é true. Se for, a barra vai para direita. Se não, vai para a esquerda.Coloque o código a seguir:
5)A barra vai para direita. Só que não volta. Precisamos que ela volte quando bater no obj_wall que está mais a direita. Então, a barra vai começar no canto da esquerda, ao lado do ultimo wall antes do buraco (se você quiser que ela começe na direita, então o código no create deve fazer direita ser false). Crie um evento Collision com o obj_wall. Adicione esse código:
6)Agora a barra vai e volta quando chegar. A única desvantagem é que a barra vai em frente e o player fica parado. Se quiser, pode usar um truque que faz o player andar com a barra, mas ele não pode se mover para os lados enquanto estiver na barra(só para cima, e, enquanto estiver no ar, pode se mover para os lados). O truque é criar um Collision com o obj_player, e adicionar o seguinte código:
Espero que tenha ajudado ;) !
Nivel = Iniciante
Pré requisitos = Pequeno jogo de plataforma, com gravidade. É necessario obj_player e obj_wall prontos.
Antes de começar, peço desculpa pela falta de imagens.
1) Abra o jogo. Crie o sprite spr_barra e adicione um sprite de uma barra (já vem um com o próprio GM 8, na pasta Sprites/Bouncing Balls/bat_huge.png). Crie o obj_barra e coloque esse sprite.
2)Coloque um buraco grande entre os pedaços de chão na room.Coloque a barra nesse pedaço. Deve sobrar um espaço grande para ela se deslocar.
3)No obj_barra faça o evento Create. Coloque o seguinte código para ser executado:
- Código:
direita=true;
4)Agora crie o evento Step. Devemos conferir se direita é true. Se for, a barra vai para direita. Se não, vai para a esquerda.Coloque o código a seguir:
- Código:
if(direita=true){
hspeed=2;
}else{
hspeed=-2;
}
5)A barra vai para direita. Só que não volta. Precisamos que ela volte quando bater no obj_wall que está mais a direita. Então, a barra vai começar no canto da esquerda, ao lado do ultimo wall antes do buraco (se você quiser que ela começe na direita, então o código no create deve fazer direita ser false). Crie um evento Collision com o obj_wall. Adicione esse código:
- Código:
if(direita=true){
direita=false;
}else{
direita=true;
}
6)Agora a barra vai e volta quando chegar. A única desvantagem é que a barra vai em frente e o player fica parado. Se quiser, pode usar um truque que faz o player andar com a barra, mas ele não pode se mover para os lados enquanto estiver na barra(só para cima, e, enquanto estiver no ar, pode se mover para os lados). O truque é criar um Collision com o obj_player, e adicionar o seguinte código:
- Código:
with(obj_player){
if(obj_barra.direita=true){
hspeed=2;
}else{
hspeed=-2;
}
}
Espero que tenha ajudado ;) !
Alex Maranhão- Data de inscrição : 10/11/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como fazer plataforma que vai de um lado para o outro
Para iniciantes mesmo
Mas ajuda sim. Eu não usava código para fazer isso D:
HELP! http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f8/erros-com-pulo-t11906.htm?highlight=erros+pulo
Mas ajuda sim. Eu não usava código para fazer isso D:
HELP! http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f8/erros-com-pulo-t11906.htm?highlight=erros+pulo
Tópicos semelhantes
» como fazer o inimigo andar de um lado para o outro
» como fazer o boneco bater na parede e ir para o outro lado?
» (duvida)como fazer o mascote seguir o player e mudar de sprite quando o player for para o outro lado
» Fazer o inimigo andar de um lado para o outro
» [Resolvido]Fazer inimigo andar de um lado para o outro e randomicamente
» como fazer o boneco bater na parede e ir para o outro lado?
» (duvida)como fazer o mascote seguir o player e mudar de sprite quando o player for para o outro lado
» Fazer o inimigo andar de um lado para o outro
» [Resolvido]Fazer inimigo andar de um lado para o outro e randomicamente
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|