Balas na Arma

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Balas na Arma

Mensagem por Raptor em Dom 12 Out 2008, 21:37

Como fazer pra arma, ter um "contador" de balas, e quando ele chegar no zero, não da mais pra atirar só pegando mais munição.

A explicação poderia ser em Drag and Drop Razz

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Re: Balas na Arma

Mensagem por Janx em Dom 12 Out 2008, 21:48

faz no evento do player CREATE:
balas = 10 //ter 10 balas no inicio.

evento de atirar vc faz:
if balas > 0 //se tiver balas
{
instance_create(x,y,tiro) //isso aki vc ja deve saber neh?
balas -= 1
}

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Re: Balas na Arma

Mensagem por Raptor em Dom 12 Out 2008, 22:08

Aqui não deu certo

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Re: Balas na Arma

Mensagem por Janx em Dom 12 Out 2008, 22:12

pq nao???
deu erro??
ou ele fika atirando mesmo sem balas??
vc lembrou de por:
if balas > 0
?
lembra que se vc pois algo assim:
if keyboard_check_pressed(ord("A")) vc pode por:

if keyboard_check_pressed(ord("A")) and balas > 0

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Re: Balas na Arma

Mensagem por Raptor em Dom 12 Out 2008, 23:29

Acho que foi erro meu mesmo, mas não tem um jeito mais facil pra fazer isso, é que eu to começando agora com programação

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Re: Balas na Arma

Mensagem por Janx em Seg 13 Out 2008, 13:59

a vc fez em drag and drop???
tipo no create vai na aba control, e poe o execute code.
nele vc poe
balas = 10

ai depois lah onde vc fez o tiro vc poe um 'test variable' ainda na aba contrl
e la vc poe:
variable: balas
value: 0
operation: larger than

dps fasso uma engine se vc preferir!

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Re: Balas na Arma

Mensagem por Raptor em Seg 13 Out 2008, 14:31

Se vc quiser pode fazer uma engine sim Very Happy

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Re: Balas na Arma

Mensagem por Janx em Seg 13 Out 2008, 14:41

aki o link:
http://www.zshare.net/download/20488443063898d7/

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Re: Balas na Arma

Mensagem por Raptor em Seg 13 Out 2008, 15:39

Aqui ele soltou tiros infinitos, deu mais de 10 balas.

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Re: Balas na Arma

Mensagem por Igor KinGamer em Seg 13 Out 2008, 15:46

É só fazer:

EVENTO CREATE:

var_balas = 10 //Eu costumo usar "var_" antes das variáveis, fica mais fácil pra mim Smile

EVENTO DE APERTAR A TECLA QUE FAZ ATIRAR:

if var_balas > 0
{
instance_create(x, y, objeto_da_bala) //Cria a bala
var_balas -= 1 //Diminui uma bala
}

Mas também não entendi o que deu errado no que o janx explicou...

Drag-and-drop:

EVENTO CREATE:

Aba "control", seção "variables", o quadrado cinza:

variable: var_balas
value: 10

EVENTO DE APERTAR A TECLA QUE FAZ ATIRAR:


Aba "control", seção "variables", o hexágono (sei lá se é isso) roxo:

variable: var_balas
value: 0
operation: larger than


Aba "control", seção "other", setinha para cima. (abertura de seção de códigos)


Aba "main", seção "objects", a primeira coisa que tem (uma lâmpada):

o objeto bala
x
y


Aba "control", seção "variables", o quadrado cinza:

variable: var_balas
value: -1

Marque "relative".

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Re: Balas na Arma

Mensagem por Janx em Seg 13 Out 2008, 17:00

Raptor escreveu:Aqui ele soltou tiros infinitos, deu mais de 10 balas.
putz cara eu esqueci de por pra tirar as balas! XDDD
ja ta ai arrumado:
http://www.zshare.net/download/2049374826800307/

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Re: Balas na Arma

Mensagem por Raptor em Seg 13 Out 2008, 17:04

Problema Resolvido então XD.
Só mais uma pergunta, como fazer pra ter tipo uma indicação de quantas balas ainda restam na arma, e também um item que faça o nº de balas aumentar

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Re: Balas na Arma

Mensagem por Janx em Seg 13 Out 2008, 17:11

faz assim
para aparecer na tela a quantidade de balas:
faz um evento DRAW
poe um execute code (na aba control)
e escreve lah:
draw_text(view_xview+20,view_yview+10,'Muniçao = 'string(balas) )

OBS: troca balas pela variavel que vc usou! no meu exemplo eu usei a variavel balas

os valores ali é para o texto 'seguir' a tela, senao iria ficar escrito lahhh traz no começo do jogo xD o se quiser mudar a posiçao do texto na tela mude os valores: 20 e 10.

para pegar mais balas
colisao com item
vc poe um execute code, escreve la dentro:
balas += 10

isso vai aumenta a bala em 10.
em D&D (drag and drop):
evento de colisao com o item dai vc poe lah
na aba control, o primeiro da ultima linha, o nome é set variable se nao me ingano!
marque a opçao relative, em variable coloque a variavel balas (se vc usou outra coloque essa outra) e no valor poe 10.
LEMBRE DE MARCAR RELATIVE!

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Re: Balas na Arma

Mensagem por Raptor em Qua 15 Out 2008, 19:12

Ta dando o seguinte erro no texto para balas:

[img]URL=http://imageshack.us][/URL][/img]

Raptor

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Re: Balas na Arma

Mensagem por Janx em Qua 15 Out 2008, 19:54

o codigo esta com um errinho:

onde vc pois:
'Muniçao ='string(tiro) )

troque por:

'Muniçao ='+string(tiro) )

falto por o +!

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Re: Balas na Arma

Mensagem por Raptor em Qua 15 Out 2008, 20:20

Apareceu escrito no canto da tela, mas não estão aparecendo os números, Como se fazer um ''mostrador'' mais estiloso, tipo com um desenho e o numero dentro?

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Re: Balas na Arma

Mensagem por Janx em Qua 15 Out 2008, 20:31

se nao esta aparecendo os numeros é pq a variavel nao tem valor

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Re: Balas na Arma

Mensagem por Raptor em Qua 15 Out 2008, 21:10

Desisti do contador, tem como fazer tipo uma barra de vida da munição, quanto mais se atira ela vai diminuindo, e quando acabar a munição ela esvazia, ai vc pega o item e a barra sobe dependendo do numero de balas ganhas?

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Re: Balas na Arma

Mensagem por Gusba em Qua 15 Out 2008, 21:27

use :draw_healthbar

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Re: Balas na Arma

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