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Cambalinho, Vikintor

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É possivel criar estagios do jogo atraves de arquivos externos?

em Seg 08 Nov 2010, 09:12
Não Não Não!, nao estou louco kkk só um poko
A minha duvida é a seguinte.

Eu fiz um jogo quase que completamente baseado em arquivos externos como musica, imagens, sprites e scripts blablabla...
mas Isso não basta, na ideia eu queria fazer um jogo com apenas uma Fase ( estagio )
e com o tempo eu criava mais estagios e ai importava para o game, colocando o arquivo na pasta do game
Para dar um bom exemplo é como se fosse atualizações.

Eu creio que isso seja possivel só não tenho a minima ideia de como fazer isso?
se alguem ter alguma noção do que eu estou falando da um up ai!
Flows tudo de baum!
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Re: É possivel criar estagios do jogo atraves de arquivos externos?

em Seg 08 Nov 2010, 11:28
Ou você cria um editor de mapas ou você exporta a fase pegando os ids e posições do objeto na room colocando e colocando em um arquivo.

Por exemplo, você faz a room normal no GM, depois você exporta ela do jeito que falei e apaga, ai cria algo para exporta-la enquando o jogo estiver executando.
Até que não é difícil, basta pegar todos as informações da room e das instancias e guarda em um arquivo de texto o problema são os tiles, mexer com eles deve dar muito mais trabalho.

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Re: É possivel criar estagios do jogo atraves de arquivos externos?

em Seg 08 Nov 2010, 12:20
uma vez eu fiz um topico perguntando como se faz isso tambem

acho que foi o vinnians que me passou um script de salvar/carregar rooms

vou dar uma olhada depois eu posto

---EDIT---

isso aí quem fez foi o VINNIANS

@vinians escreveu:Amigo, criei 2 scripts pra você um para salvar a room e outro para ler.
Para usa-los crie um script e de o nome de room_save coloque este código:

var handle, file_name;
file_name = argument0;
handle = file_text_open_write(file_name);
with (all)
{
file_text_write_string(handle, string(x) + ";" +
string(y) + ";" +
string(object_index) + ";" +
string(sprite_index) + ";");
file_text_writeln(handle);
}
file_text_close(handle);


E agora para ler chame de room_read


var handle, file_name, line, prop, in;
file_name = argument0;
handle = file_text_open_read(file_name);
while not file_text_eof(handle)
{
line = file_text_read_string(handle);
file_text_readln(handle);
i = 1;
while(line <> "")
{
p = string_pos(";", line);
prop[i] = string_copy(line, 1, p - 1);
line = string_delete(line, 1, p);
i += 1;
}
in = instance_create(real(prop[1]), real(prop[2]), real(prop[3]));
in.sprite_index = real(prop[4]);

}
file_text_close(handle);

Com isso voce poderá savar qualquer room e ler. Basta criar um objeto e chamar em algum evento:
Código:

room_save("minha_room.rom");
Para ler voce cria um objeto controle ou colocar no evento de criação da room:
Código:

room_read("minha_room.rom");

Basicamente é isso, flws!


flw abraços pra vc e pro vinnias pela resposta

---EDIT---

tava lendo ocodigo novamente e percebi que ta lá "with(all)"

logo percebi que se vc estiver pensando em fazer um "map editor" e quizer que salve apenas parte da room coloque

... with(all)...
if x > ... and x < ... and y < ... and y > ...
{
codigo
}

pronto

se vc quizer que depois a room fique "encostada" no cantinho da tela como normalmente caso seu map editor tenha botões dos lados coloque

with(all)
{
x-= ...
y-= ...
}
lembrando que o ... neste ultimo caso é o numero que vc colocou lá em cima depois do primeiro x e do primeiro y
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