Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?
+2
Jiraya
Fenixs
6 participantes
Página 1 de 1
Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?
evento da tecla põe um create moving, ponha relative, a speed,e na directon ponha a direção.
ou seja:
eu boto evento 'press space' ai eu boto o creat moving no sprite direita(por exemplo) ai eu nun sei botar o X E Y, nem a direção. ai eu fiz um jogo sem x nem y e nem direção. deu certo!!!só que só pra um lado....ajudem plis
ou seja:
eu boto evento 'press space' ai eu boto o creat moving no sprite direita(por exemplo) ai eu nun sei botar o X E Y, nem a direção. ai eu fiz um jogo sem x nem y e nem direção. deu certo!!!só que só pra um lado....ajudem plis
Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?
tente usar codigos
x+=8;//ou qualquer outro valor, move o objeto na horizontal
y+=8;//move o objeto na vertical
;]
x+=8;//ou qualquer outro valor, move o objeto na horizontal
y+=8;//move o objeto na vertical
;]
Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?
Jiraya escreveu:tente usar codigos
x+=8;//ou qualquer outro valor, move o objeto na horizontal
y+=8;//move o objeto na vertical
;]
er...ok mas ...to boiando XD é que eu quero q se o player virar pra direita ele atire, e quando virar pra esqueda atire tbm só que pra esquerda. eu ja vi varias engines mas nao conssegui nada ja vi a do faq e tudo...
Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?
depende. como vc fez o movimento do player?
tipo, eu ponho na setinha image_xscale = ... e também x+= ... ou x-= ...
supondo (só um exemplo) que vc tenha usado image_xscale e que a sprite "original" do seu char seja virada pra direita
coloque no create do objeto tiro:
if player.image_xscale = 1 //troque player pelo nome do objeto player
{
speed = 30 //vc pode tirar 30 e colocar qualquer outra coisa
}
else
{
speed = -30
}
mas depende vc deveria ter falado o que vc colocou nas setinhas esquerda/direita pra saber se vc usou variaveis ou não etc
não se esqueça de colocar instance_destroy() no outside_room do tiro pro jogo não travar
tipo, eu ponho na setinha image_xscale = ... e também x+= ... ou x-= ...
supondo (só um exemplo) que vc tenha usado image_xscale e que a sprite "original" do seu char seja virada pra direita
coloque no create do objeto tiro:
if player.image_xscale = 1 //troque player pelo nome do objeto player
{
speed = 30 //vc pode tirar 30 e colocar qualquer outra coisa
}
else
{
speed = -30
}
mas depende vc deveria ter falado o que vc colocou nas setinhas esquerda/direita pra saber se vc usou variaveis ou não etc
não se esqueça de colocar instance_destroy() no outside_room do tiro pro jogo não travar
Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?
Amigo, não precisa criar um tiro, que seja só para a direita!
Apenas use a função create moving.
na direction, você põe para tais direções como:
0(direita),90(cima),180(esquerda),270(baixo).
e no x e no y, ponha 0, e na caixa embaixo, onde está escrito relative, você marca.
Se quiser que explique melhor, me mande uma MP, pois estou um pouco ocupado.
Apenas use a função create moving.
na direction, você põe para tais direções como:
0(direita),90(cima),180(esquerda),270(baixo).
e no x e no y, ponha 0, e na caixa embaixo, onde está escrito relative, você marca.
Se quiser que explique melhor, me mande uma MP, pois estou um pouco ocupado.
Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?
Tente criar dois objetos, o player que atira pro um lado, e outro para o outro, quando um player virar para o lado acontrario dele ele virar o outro, e cada um deles atira para um lado, se for para falar em GML eu não sei fazer ainda, mais vou tentar aprender.
Espero ter ajudado...
Espero ter ajudado...
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Java
- C ou C++
Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?
Algumas explicações básicas de coordenadas:
Para mover para a direita na horizontal, usa-se:
Quanto as directions, não sei se são extamente necessárias. E se for, o vitor já deu uma explicada para você.
Abraços,
~Markituh
Para mover para a direita na horizontal, usa-se:
- Código:
x+=quantidadedepixels
- Código:
x-=quantidadedepixels
- Código:
y-=quantidadedepixels
- Código:
y+=quantidadedepixels
Quanto as directions, não sei se são extamente necessárias. E se for, o vitor já deu uma explicada para você.
Abraços,
~Markituh
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?
kra, eu sei te ajudar mas vc não fez o que eu pedi
eu quero que vc me diga como vc fez o movimento do seu personagem pra mim poder saber se vc usou variavel ou qualquer outra coisa
tipo, se vc usou image_xscale, se vc usou direction ou se vc colocou simplesmente x+= ... no evento key_press
olha mas eu vou te passar agora o como vc vai fazer isso desde o zero veja bem
vai no create do player e coloque um codigo com isso ai em baixo
direcao = ...
mas tipo quando o jogo começa o player ta virado pra que lado?
se for pra direita coloque 0 no lugar de ...
se for pra esquerda coloque 180 no lugar de ...
se for pra cima coloque 90 no lugar de ...
se for pra baixo coloque 270 no lugar de ...
pronto agora coloque no step se seu jogo for de plataforma
if keyboard_check(vk_left) {direcao = 180}
if keyboard_check(vk_right) {direcao = 0}
se seu jogo for de rpg coloque
if keyboard_check(vk_left) {direcao = 180}
if keyboard_check(vk_right) {direcao = 0}
if keyboard_check(vk_up) {direcao = 90}
if keyboard_check(vk_down) {direcao = 270}
agora vai no objeto tiro e coloque no CREATE
speed = 30
if player.direcao = 0 {direction = 0}
if player.direcao = 180 {direction = 180}
if player.direcao = 90 {direction = 90}
if player.direcao = 270 {direction = 270}
mas se quizer troque 30 por outro valor qualquer, quanto maior for o valor mais rapido o tiro vai sair
e onde tem player escrito troque pelo nome do objeto player
pronto ta tudo certo se der um erro qualquer me diga o que eu duvido muito só se vc fizer errado
flw boa sorte no seu projeto
e... super games. não ensina coisa errada, mandar o cara fazer 2 objetos tiro??? >.<
eu quero que vc me diga como vc fez o movimento do seu personagem pra mim poder saber se vc usou variavel ou qualquer outra coisa
tipo, se vc usou image_xscale, se vc usou direction ou se vc colocou simplesmente x+= ... no evento key_press
olha mas eu vou te passar agora o como vc vai fazer isso desde o zero veja bem
vai no create do player e coloque um codigo com isso ai em baixo
direcao = ...
mas tipo quando o jogo começa o player ta virado pra que lado?
se for pra direita coloque 0 no lugar de ...
se for pra esquerda coloque 180 no lugar de ...
se for pra cima coloque 90 no lugar de ...
se for pra baixo coloque 270 no lugar de ...
pronto agora coloque no step se seu jogo for de plataforma
if keyboard_check(vk_left) {direcao = 180}
if keyboard_check(vk_right) {direcao = 0}
se seu jogo for de rpg coloque
if keyboard_check(vk_left) {direcao = 180}
if keyboard_check(vk_right) {direcao = 0}
if keyboard_check(vk_up) {direcao = 90}
if keyboard_check(vk_down) {direcao = 270}
agora vai no objeto tiro e coloque no CREATE
speed = 30
if player.direcao = 0 {direction = 0}
if player.direcao = 180 {direction = 180}
if player.direcao = 90 {direction = 90}
if player.direcao = 270 {direction = 270}
mas se quizer troque 30 por outro valor qualquer, quanto maior for o valor mais rapido o tiro vai sair
e onde tem player escrito troque pelo nome do objeto player
pronto ta tudo certo se der um erro qualquer me diga o que eu duvido muito só se vc fizer errado
flw boa sorte no seu projeto
e... super games. não ensina coisa errada, mandar o cara fazer 2 objetos tiro??? >.<
Tópicos semelhantes
» [Duvida]Como colocar um objeto "colisor" sempre ao lado de outro?
» como fazer o inimigo andar de um lado para o outro
» como virar e mostrar sprite virado pra outro lado!
» como fazer o boneco bater na parede e ir para o outro lado?
» HELP ! como eu faço um inimigo que fique se mechendo de um lado para o outro?
» como fazer o inimigo andar de um lado para o outro
» como virar e mostrar sprite virado pra outro lado!
» como fazer o boneco bater na parede e ir para o outro lado?
» HELP ! como eu faço um inimigo que fique se mechendo de um lado para o outro?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|