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CAMALEÃO  [Meu Editor deTexturas com TUTORIAL ] Empty CAMALEÃO [Meu Editor deTexturas com TUTORIAL ]

Mensagem por Denis Lemos Qui 21 Out 2010, 22:24

Nome Camaleão
Versão Beta 1.0
Plataforma GM8
Gênero Editor de Imagens
Controles Ctrl+MouseLeft: Seleciona uma região para copiar
MouseLeft: Carimba a copia selecionada na textura
Ctrl+Z: Corrige o erro, só corrige 1 vez !
MouseWheel: Aumenta e diminui o tamanho da região há ser copiada
Descrição Editar texturas usadas em modeladores 3D, tornando-as encaixaveis em suas laterais em forma de tiles
Imagem 1
Spoiler:
Imagem 2
Spoiler:
DOWNLOAD http://www.4shared.com/file/7r59t-4E/Camaleo_Beta_10.html
Informações Importantes: O limite de dimensões da imagem deve ser no máximo de 1024x1024, isso é o limite que pode ser usado em surfaces no GM, e se a imagem tiver alpha possivelmente ocorrerá problemas, meu programa não se dá muito bem com o alpha, mas como a maioria das texturas não possuem alpha não tem muita importância !


TUTORIAL
Primeiramente será necessário baixar essa textura para poder acompanharem o tutorial, ela foi retirada do site http://www.grungetextures.com
CAMALEÃO  [Meu Editor deTexturas com TUTORIAL ] Med_100619-Rusted-Metal-Texture-11



Após ter feito isso, abra o programa Camaleão, vai aparecer apenas a janela do programa com o fundo todo preto e uma janelinha de ferramentas, abaixo explicarei o que cada um dos ícones nela faz !


1º: É a ferramenta "CARIMBO", serve para copiar certa região da imagem e colar em outra parte !
2º: Com o ícone de uma engrenagem não faz nada nesta versão, será um filtro de "encaixar automático" !
3º: Com um ícone de ciclo, desloca a textura para poder ser feita a edição do encaixe !
4º: Com o ícone de uma pasta, carrega uma textura do computador !
5º: Quadradinho com o nome smooth, por em quanto só visualiza a textura na tela com um allising, nada mais !
6º: Sinais "POSITIVO" e "NEGATIVO" é nada mais nada mesno que o "ZOOM" !
7º: Ícone de um "disquete", salva a imagem em um lugar expecífico no formato "PNG" apenas !

Carregue a textura que você baixou, apertando no ícone da "pastinha" e depois aperte no ícone de deslocar CAMALEÃO  [Meu Editor deTexturas com TUTORIAL ] Screenshot001
Note que você pode mover a jenela de ferramentas para que ela não te atrapalhe, podendo também há "MINIMIZAR" e "MAXIMIZAR", não tente arrasta-la para fora da tela que ela sempre volta heh heh heh ! E não se assuste quando a textura sumir em quanto você move a jenela de ferramentas, isso é proposital para esconder um defeito muito feio do GM, quando você parar de mover a janela a textura vai voltar ao normal !


Agora sua textura deve ter ficado assim como mostra a imagem abaixo, certo ?
CAMALEÃO  [Meu Editor deTexturas com TUTORIAL ] Tuto_1


Vejam como as partes não se encaixam, ficou com uns cortes muito feios não acham ???
Depois de deslocada a textura, vai mudar automaticamente para a ferramenta "CARIMBO", caso ela não esteja selecionada, então aperte no ícone de um carimbo !
Você deve ter reparado que apareceu um circulo verde em volta do mouse, por ele que você selecionará a saberá a região afetada da textura quando copiar !
Mas não basta só selecionar o "CARIMBO", também é necessário primeiro escolher uma região da textura que será copiada para funcionar !

Então mova o mouse para uma região da textura que não pegue o corte que deu nela após ter sido deslocada. Fique "SEGURANDO" a tecla "Ctrl" e de um "CLICK" com o botão esquerdo do mouse !
Repare que apareceu outro circulo, este com a cor azul certo ? Então tudo o que estiver dentro dele será copiado e quando você clicar com o botão esquerdo do mouse novamente "SEM" estar apertando a tecla "Ctrl", você estará carimbando a textura com aquela parte copiada !
Para aumentar ou diminuir o tamanho da área de seleção, basta girar a rodinha do mouse para cima ou para baixo !



Agora é só ir escolhendo uma parte da textura que mais se adeque com a região onde estão os cortes e ir carimbando em cima, que os cortes vão sendo mascarados e se "camaleando" com a textura. Faça isso até que não seja mais possivel identificar os cortes na textura, uma dica é ir carimbando diverssas vezes o mesmo local, que vai ficando cada vez mais nítido !
Depois é só salvar e aplicar ela em seu modelo 3D, que ela vai ficar encaixável, pois não vai mais ter aqueles cortes quando elas ficarem uma em cima e ao lado da outra !



Textura "antes" da edição com o deslocamento, vejam como estão os cortes !
CAMALEÃO  [Meu Editor deTexturas com TUTORIAL ] Tutoantes




Textura depois de editada no "Camaleão", vejam como não se vê nem sinal dos cortes !
CAMALEÃO  [Meu Editor deTexturas com TUTORIAL ] Tuto_depois

Bom uso do Programa para vocês, espero que sirva para alguém, assim como vai servir para mim !

BUGS:
1º:Não é bem um bug, mas quando vocês abrirem a textura salva no GM, ou em algum outro editor, nos locais onde foi editado vai ficar totalmente transparente, não sei o motivo disso acontecer, deve ser o modo que o GM salva as surfaces, mas se abrir devolta no Camaleão, vai aparecer normal, mas não se preocupem, quando a textura é apliacada no modelador 3D ela fica certinho com o alpha voltando ao normal, isso é só na visualização mesmo, na verdade o alpha continua certo como foi editado, não sei o motivo disso !

2º: Algumas vezes a imagem pode não abrir, também não sei porque isso ocorre, talvez seja por algum erro de criação de surface, então está programado para não abrir mesmo a imagem para não trancar o programa !


MODERADORES, transfiram para a seção de "Projetos", pois este não está ainda completo, mas só aqui que foi possivel criar o tópico, não sei porque na outra seção não dava nem para pré-visualizar, minha net está muito ruim !

Perguntem qualquer dúvida que tiverem sobre o uso do programa, e se não aparecer alguma imagem me avise, pois fiz o upload em uma porcaria de site, os outros não queriam funcionar !

[EDITADO] Esqueci de dizer que os ícones são fotos que eu peguei na net e editei dando uns efeitos do GM que deixa desenhado, as janelinhas foram feitas por mim mesmo. Editei aqui para avisar, senão alguém aparece me acusando de plágio ! Não posso dar créditos, pois onde elas estavam não pedia e nem dizia nada a respeito e também nem sei mais de onde é cada uma !


Última edição por Denis Lemos em Sex 22 Out 2010, 12:35, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Anderson3d Qui 21 Out 2010, 22:41

caraca, pelo tutorial parece muito legal o programa, to baixando pra testar...
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Mensagem por Denis Lemos Sex 22 Out 2010, 16:03

Valew, fiz o tuto para ensinar como usar o programa e também para ensinar uma das técnicas de editar uma textura para há tornar encaixável !

Esqueci de colocar o comando da rodinha do mouse para aumentar e diminuir o tamanho da área de seleção, dei uma editada no tutorial também, colocando algumas informações importantes, e já estou resolvendo uns problemas dessa versão, logo vem uma próxima com alguns erros corrigidos !
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Mensagem por Convidad Sex 22 Out 2010, 16:17

maneirao cara nota 10 ,vc deve saber programar bastante em gm
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Mensagem por Mr. Kaleb Sex 22 Out 2010, 16:29

Ja to baixando vo da um edit jazin pelo visto parece ser mto bom

Muito bom pra arrumar essas texturas q a gente pega ae tao tudo bagunçadas, nota 10 pra você tbm Cool
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Mensagem por Berek O Gênio Sex 22 Out 2010, 18:01

Legal seu programa, também queria aprender a criar programas mas eu não sei.
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Mensagem por Gabreel Sex 22 Out 2010, 18:10

Parabéns Denis, pelas imagens (não vou baixar pois não necessito editar texturas) está perfeito, achei mto legal o carimbo, é muito parecido com o do Photoshop, correto?
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Mensagem por Denis Lemos Sáb 23 Out 2010, 15:41

Valew pessoal, estou corrigindo alguns erros e nas próximas versões pretendo fazer outras funções bem legais, mas essa semana estou com muitos trabalhos para fazer !

Eu já corrigi um dos problemas, aquele que eu tive que esconder a textura quando se movia a janela de ferramentas, que dava uma coisa muito louca na imagem,agora a textura não some, mas ainda não atualizei o download, vou atualizar quando terminar a próxima versão, por enquanto vai ficar essa mesmo !

Na próxima versão, pretendo colocar mais formas diferentes do carimbo, por exemplo quadrado retângulo, triângulo e muito mais !

Fazer um outro tipo de carimbo, que vai copiar uma parte de uma textura diferente e colar na outra, por exemplo eu tenho uma trextura de terra, daí eu carrego uma só de grama e copio um ramo da grama e colo na de terra, deverá ser bem útil, assim não será preciso ficar horas na net procurando uma textura com as duas coisas, ou nem usar duas texturas juntas no Blender por exemplo, assim vai se ter as duas em uma !

E essa que é mais difícil fazer, parecida com a de cima, uma função que vou me inspirar no Blender, tipo aquela textura "STENCIL", que no meu caso será para mesclar duas texturas diferentes !

Quero também fazer aquele filtro automático que tem no Gimp, que torna a textura encaixável sem precisar ficar copiando, mas não fica legal com algumas texturas, pois não se tem um total controla da edição, por enquanto do jeito que está já se consegue editar a textura pelo menos !

Quero ver se arrumo alguma DLL para salvar a textura em outros formatos, pois agora só salva em PNG !

Por em quanto só tem uma única função, mas se eu conseguir colocar essas funções ditas á cima vai ser útil para muita gente, e não somente para editar texturas, talvez sirve para outros tipos trabalhos, como montagens e tal !
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Mensagem por correiajoao Sáb 23 Out 2010, 15:50

Muito bom mesmo, vai facilitar muitas coisas na vida de todos! Very Happy
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Mensagem por Gabreel Sáb 23 Out 2010, 16:17

Denis.. http://gmc.yoyogames.com/index.php?s=301dde7a58369d683145a5a05ef942af&showtopic=431422

Tá ai sua DLL x.x
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Mensagem por Denis Lemos Sáb 23 Out 2010, 18:07

Valew Biel, mas os links de lá do tópico não funcionam, essa DLL me ajudaria muito mesmo, era o que estou procurando, mas a maioria das DLLs do GMC os links não funcionam, eu achei uma bem antiga lá vou ver vai funcionar no GM8 !
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Mensagem por Gabreel Sáb 23 Out 2010, 18:37

Porque você não compila o source? x.x

Ou pede pra alguem que mexe com o C/C++ compilar pra ti..

A lógica do source é perfeita.

(olha as mensagens x.x)
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Mensagem por Denis Lemos Sáb 23 Out 2010, 19:04

Eu nem tenho compilador de C++, e mesmo se tivesse não saberia fazer, se alguém aí do fórum saber fazer uma DLL para o GM8 e tiver um compilador, esse é o código fonte dentro do Spoiler:
Spoiler:
Claro que é somente se quiser fazer o favor, é que no momento e por essa semana estarei muito ocupado, tenho uns 10 trabalhos para entregar até sexta que vem para escola !
Senão daqui duas semanas eu mesmo pesquizo como fazer, aqui mesmo no fórum tem um tópico com um tutorial ensinando como fazer uma DLL !!!
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Mensagem por Luca$ Qua 27 Out 2010, 13:55

Mano gostei do seu programa mais quando eu salvo ele fica com umas bola no meio da imagem
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Mensagem por Denis Lemos Qua 27 Out 2010, 14:55

GMLucas escreveu:Mano gostei do seu programa mais quando eu salvo ele fica com umas bola no meio da imagem
Heh heh heh !
Então, isso aí eu não sei porque acontece, mas se você abrir no Paint elas não aparecem, porque o Paint não reconhe alpha, isso deve estar relacionado ao blend que é feito na hora de pintar e o GM salva a surface com aquela transparência, mas elas ficam somente quando se abre em algum editor, tipo o do GM, Gimp etc...

Mas não há com que se preocupar, quando se importa ela para o modelador 3D fica tudo normal, eu testei já !

E o mais engraçado, é que se abre ela no editor de sprites do GM, fica com as partes editadas transparentes, mas se abre novamente com o meu programa fica normal, é estranho, pois o meu programa só faz o que o GM pode fazer !

Pretendo resolver isso aí, mas está complicado !

Há, já consegui fazer o filtro automático, com o mesmo resultado do que tem no Gimp, e talvez até mais rápido um pouco, e fica com a mesma qualidade !
Com a ajuda do Vinianas e do pessoal que me ajudou lá no tópico sobre o "loop FOR", fiz uma função que deixa a imagem em preto e branco também !

A próxima versão vai ser muito boa podem esperar, o problema até agora é salvar a imagem em outros formatos e não somente em PNG, e esse alpha que fica na imagem depois que salva, que devem ser por causa de problemas com as surfaces !
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Mensagem por Gabreel Qua 27 Out 2010, 19:28

Denis, acho que é normal umas coisas que acontecem no seu programa..

Tipo.. crie um arquivo no GM, faça um circulo e coloque o degrade do gm dentro dele.. e copie e cole no paint... estranho não? Acho que isso não tem concerto O_O

Ou tem.. Faça o Gm salvar como se fosse um print screen.. Ja que você não usa o filtro alpha. (:
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Mensagem por Denis Lemos Qua 27 Out 2010, 20:42

Tirando Screen não dá Biel, pois a imagem é por surface, e se colocar uma imagem maior que a tela, a surface é desenha em "Streched" na tela para visualizar ela inteira, e se tirar uma screen para salvar, vai salvar com o tamanho bem menor do que ela realmente é, e vai perder muito a qualidade !

Eu fiz umas coisas aqui e resolvi esse problema, mas ele demora um pouquinho para converter a imagem e ela perde o alpha caso tenha algum, mas pelo mesmo já não dá aquilo !

O problema é que o GM é bem limitado nessa questão, ou é muito lento, mas eu vou dando um jeito !

Por causa da lentidão, tive que pegar uma dll para capiturar a cor do pixel, mas ela não pega a cor de dentro da surface, pega de todo o monitor, ela deixa bem rápido, mas vou ter que deixar sem a DLL, o que vai demorar muito tempo para converter !

BieL escreveu:Tipo.. crie um arquivo no GM, faça um circulo e coloque o degrade do gm dentro dele.. e copie e cole no paint... estranho não? Acho que isso não tem concerto O_O
É mesmo que tosquisse isso, acho que é porque o Paint não reconhece o alpha, e na verdade o gradiente é em toda a sprite, e só usa uma máskara de filtro para deixar transparente em volta do círculo, mas o Paint não reconhece e deixa da cor que realmente é sem a máskara !

Caso alguém conheça uma DLL que capiture a cor do pixel de dentro da surface, fale aqui, pois estou precisando muito disso !
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CAMALEÃO  [Meu Editor deTexturas com TUTORIAL ] Empty Re: CAMALEÃO [Meu Editor deTexturas com TUTORIAL ]

Mensagem por Gabreel Qua 27 Out 2010, 20:51

É o GM é meio tosco, O certo seria o transparente ser preto. Mais ok.
Denis, para tirar o print, mexa com views, deixe ela de um tamanho assim como o tamanho da tela, = o da surface e manda tirar o print, é um idéia, fica bem mais fácil..

E quanto o formato, a maioria salva em PNG para manter a qualidade e o tamanho correto, então acho que não tem problema travar, até mesmo que quem vai usar seu programa, normamente são usuártios que conhecem as limitações do nosso Game Maker.
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Mensagem por Super Games Qua 27 Out 2010, 21:00

Bem Denis, não baixei porque eu acho que deve ser pesadinho e eu não estou prescisando ainda deu software assim, mais para não fazer flood pelas screens parece ótimo o software, só acho que deveria melhorar as opções, colocar mais botões e avançar mais o progama fazendo uma estrututra mais moderna ou algo parecido, a minha pergunta é:
-Ele transporta para GM ou ele não é do jeito que eu to pensando? confused


Até!
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Mensagem por Gabreel Qua 27 Out 2010, 21:02

Super Games, vou responder pelo Denis,,, Você edita sua textura e salva, salvando, você pode usar essa texturas em seus modelos 3D no blender, ou/e no Game Maker.
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