Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?

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Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?

Mensagem por Fenixs em Sex 05 Nov 2010, 17:07

evento da tecla põe um create moving, ponha relative, a speed,e na directon ponha a direção.
ou seja:
eu boto evento 'press space' ai eu boto o creat moving no sprite direita(por exemplo) ai eu nun sei botar o X E Y, nem a direção. ai eu fiz um jogo sem x nem y e nem direção. deu certo!!!só que só pra um lado....ajudem plis

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Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?

Mensagem por Jiraya em Sex 05 Nov 2010, 17:13

tente usar codigos
x+=8;//ou qualquer outro valor, move o objeto na horizontal
y+=8;//move o objeto na vertical
;]

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Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?

Mensagem por Fenixs em Sex 05 Nov 2010, 17:24

Jiraya escreveu:tente usar codigos
x+=8;//ou qualquer outro valor, move o objeto na horizontal
y+=8;//move o objeto na vertical
;]

er...ok mas ...to boiando XD é que eu quero q se o player virar pra direita ele atire, e quando virar pra esqueda atire tbm só que pra esquerda. eu ja vi varias engines mas nao conssegui nada Sad ja vi a do faq e tudo...

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Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?

Mensagem por Henrique_GJ em Sex 05 Nov 2010, 17:43

depende. como vc fez o movimento do player?

tipo, eu ponho na setinha image_xscale = ... e também x+= ... ou x-= ...

supondo (só um exemplo) que vc tenha usado image_xscale e que a sprite "original" do seu char seja virada pra direita

coloque no create do objeto tiro:

if player.image_xscale = 1 //troque player pelo nome do objeto player
{
speed = 30 //vc pode tirar 30 e colocar qualquer outra coisa
}
else
{
speed = -30
}

mas depende vc deveria ter falado o que vc colocou nas setinhas esquerda/direita pra saber se vc usou variaveis ou não etc

não se esqueça de colocar instance_destroy() no outside_room do tiro pro jogo não travar

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Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?

Mensagem por Fenixs em Sex 05 Nov 2010, 18:02

ok eu fiz assim:

ok? Laughing Feliz

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Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?

Mensagem por vitor_liminha123 em Sex 05 Nov 2010, 19:26

Amigo, não precisa criar um tiro, que seja só para a direita!
Apenas use a função create moving.
na direction, você põe para tais direções como:
0(direita),90(cima),180(esquerda),270(baixo).
e no x e no y, ponha 0, e na caixa embaixo, onde está escrito relative, você marca.
Se quiser que explique melhor, me mande uma MP, pois estou um pouco ocupado.

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Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?

Mensagem por Super Games em Sex 05 Nov 2010, 22:35

Tente criar dois objetos, o player que atira pro um lado, e outro para o outro, quando um player virar para o lado acontrario dele ele virar o outro, e cada um deles atira para um lado, se for para falar em GML eu não sei fazer ainda, mais vou tentar aprender.


Espero ter ajudado...

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Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?

Mensagem por Markituh em Sex 05 Nov 2010, 22:50

Algumas explicações básicas de coordenadas:

Para mover para a direita na horizontal, usa-se:
Código:
x+=quantidadedepixels
Para mover para a esquerda na horizontal, usa-se:
Código:
x-=quantidadedepixels
Para mover para cima na vertical, usa-se:
Código:
y-=quantidadedepixels
Para mover para baixo na vertical, usa-se:
Código:
y+=quantidadedepixels

Quanto as directions, não sei se são extamente necessárias. E se for, o vitor já deu uma explicada para você.

Abraços,
~Markituh

___________

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Índice de Tutoriais
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Re: Como com essas cordenadas eu atiro pro outro lado?

Mensagem por Henrique_GJ em Sab 06 Nov 2010, 11:47

kra, eu sei te ajudar mas vc não fez o que eu pedi

eu quero que vc me diga como vc fez o movimento do seu personagem pra mim poder saber se vc usou variavel ou qualquer outra coisa

tipo, se vc usou image_xscale, se vc usou direction ou se vc colocou simplesmente x+= ... no evento key_press

olha mas eu vou te passar agora o como vc vai fazer isso desde o zero veja bem

vai no create do player e coloque um codigo com isso ai em baixo

direcao = ...

mas tipo quando o jogo começa o player ta virado pra que lado?

se for pra direita coloque 0 no lugar de ...
se for pra esquerda coloque 180 no lugar de ...
se for pra cima coloque 90 no lugar de ...
se for pra baixo coloque 270 no lugar de ...


pronto agora coloque no step se seu jogo for de plataforma

if keyboard_check(vk_left) {direcao = 180}
if keyboard_check(vk_right) {direcao = 0}

se seu jogo for de rpg coloque

if keyboard_check(vk_left) {direcao = 180}
if keyboard_check(vk_right) {direcao = 0}
if keyboard_check(vk_up) {direcao = 90}
if keyboard_check(vk_down) {direcao = 270}

agora vai no objeto tiro e coloque no CREATE

speed = 30
if player.direcao = 0 {direction = 0}
if player.direcao = 180 {direction = 180}
if player.direcao = 90 {direction = 90}
if player.direcao = 270 {direction = 270}

mas se quizer troque 30 por outro valor qualquer, quanto maior for o valor mais rapido o tiro vai sair

e onde tem player escrito troque pelo nome do objeto player


pronto ta tudo certo se der um erro qualquer me diga o que eu duvido muito só se vc fizer errado

flw boa sorte no seu projeto

e... super games. não ensina coisa errada, mandar o cara fazer 2 objetos tiro??? >.<

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