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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Comandos básicos para jogo
3 participantes
Página 1 de 1
Comandos básicos para jogo
estou criando um jogo de futebol , ja concegui fazer a movimentação , agora estou querendo saber como eu faço o seguinte :
tenho o jogador , tenho a bola , quando o jogador colidir com a bola quero que a sprite do jogador e da bola suma e agora a sprite será a de um jogador com bola ...
também quero saber como faço pra quando apertar um botão a bola se distancei do meu jogador , vlw ai desde já !
tenho o jogador , tenho a bola , quando o jogador colidir com a bola quero que a sprite do jogador e da bola suma e agora a sprite será a de um jogador com bola ...
também quero saber como faço pra quando apertar um botão a bola se distancei do meu jogador , vlw ai desde já !
kbcaecb- Data de inscrição : 28/10/2010
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Re: Comandos básicos para jogo
Aki tem uma coisa q vai te ajuda
ta meio mal feito mas acho q ajuda
http://www.4shared.com/account/file/Wn-FIZgY/FutGame.html
ta meio mal feito mas acho q ajuda
http://www.4shared.com/account/file/Wn-FIZgY/FutGame.html
Re: Comandos básicos para jogo
valeu vou da um saque la
kbcaecb- Data de inscrição : 28/10/2010
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Re: Comandos básicos para jogo
Companheiro, vou dar uma opnião e que fique registrado que é apenas minha opnião.
Não acho que ficaria legal, fazer com que o jogador, mude para uma sprite do jogador com a bola. Em vez disso, acho que a bola deva ser um objeto por si só, idem o jogador. Desta forma, vc tera condições mais avançadas em termos de fisica.
Então, seguindo a minha opnião e apesar de nunca ter se quer tentado a fazer um game de futebol, fiz uns codes aqui. O que esses codes fazem:
Tem um jogador e uma bola (dãaa), o jogador ao encostar na bola, fica de posse desta, e ao estar de posse da bola e ao apertar espaço o jogador chuta a bola para a direção em que ele estiver direcionado.
Para melhor compreensão abra um novo projeto e mão na massa
SPRITES:
Crie 6 sprites de cores diferentes (ja que aqui não vanos animar sprites, as cores são para identificar e representar a direção do nosso jogador)
spr_frente
spr_tras
spr_esq
spr_dir
spr_parado
spr_bola
Crie 2 objetos:
jogador
bola
CODES: TODOS NO JOGADOR.
No create:
global.pode_chutar = false;
global.posse = true;
No step:
//jogador se movimenta
if keyboard_check(vk_right) {x+=5;sprite_index = spr_dir}
if keyboard_check(vk_left) {x-=5;sprite_index = spr_esq}
if keyboard_check(vk_up) {y-=5;sprite_index = spr_tras}
if keyboard_check(vk_down) {y+=5;sprite_index = spr_frente}
//jogador de posse da bola
if global.pode_chutar = false and place_meeting(x,y,bola)and sprite_index
switch (sprite_index)
{//o 32 é o tamanho sa sprite do jogador
case spr_dir: with(bola) {x=jogador.x+32 ; y=jogador.y;}break
case spr_esq: with(bola) {x=jogador.x-32 ; y=jogador.y;}break
case spr_tras: with(bola) {x=jogador.x ; y=jogador.y-32;}break
case spr_frente: with(bola) {x=jogador.x ; y=jogador.y+32;}break
}
//jogador chutando a bola
if keyboard_check_pressed(vk_space)
{
global.pode_chutar = true
}
if keyboard_check_released(vk_space)
{
global.pode_chutar = false
}
//------------------------direção do chute
//bola nos pes do jogador
if distance_to_object(bola)<10 and keyboard_check_pressed(vk_space)
{
if global.pode_chutar = true and sprite_index = spr_dir and global.posse = true
with(bola){hspeed = 10;global.posse = false};
if global.pode_chutar = true and sprite_index = spr_esq and global.posse = true
with(bola){hspeed = -10;global.posse = false};
if global.pode_chutar = true and sprite_index = spr_tras and global.posse = true
with(bola){vspeed = -10;global.posse = false};
if global.pode_chutar = true and sprite_index = spr_frente and global.posse = true
with(bola){vspeed = 10;global.posse = false};
}
//------------------------direção do chute
OBS: Caso opte por fazer assim, devera pôr mais implementações, como as sprite e a direção do chute em DIAGONAL.
Não acho que ficaria legal, fazer com que o jogador, mude para uma sprite do jogador com a bola. Em vez disso, acho que a bola deva ser um objeto por si só, idem o jogador. Desta forma, vc tera condições mais avançadas em termos de fisica.
Então, seguindo a minha opnião e apesar de nunca ter se quer tentado a fazer um game de futebol, fiz uns codes aqui. O que esses codes fazem:
Tem um jogador e uma bola (dãaa), o jogador ao encostar na bola, fica de posse desta, e ao estar de posse da bola e ao apertar espaço o jogador chuta a bola para a direção em que ele estiver direcionado.
Para melhor compreensão abra um novo projeto e mão na massa
SPRITES:
Crie 6 sprites de cores diferentes (ja que aqui não vanos animar sprites, as cores são para identificar e representar a direção do nosso jogador)
spr_frente
spr_tras
spr_esq
spr_dir
spr_parado
spr_bola
Crie 2 objetos:
jogador
bola
CODES: TODOS NO JOGADOR.
No create:
global.pode_chutar = false;
global.posse = true;
No step:
//jogador se movimenta
if keyboard_check(vk_right) {x+=5;sprite_index = spr_dir}
if keyboard_check(vk_left) {x-=5;sprite_index = spr_esq}
if keyboard_check(vk_up) {y-=5;sprite_index = spr_tras}
if keyboard_check(vk_down) {y+=5;sprite_index = spr_frente}
//jogador de posse da bola
if global.pode_chutar = false and place_meeting(x,y,bola)and sprite_index
switch (sprite_index)
{//o 32 é o tamanho sa sprite do jogador
case spr_dir: with(bola) {x=jogador.x+32 ; y=jogador.y;}break
case spr_esq: with(bola) {x=jogador.x-32 ; y=jogador.y;}break
case spr_tras: with(bola) {x=jogador.x ; y=jogador.y-32;}break
case spr_frente: with(bola) {x=jogador.x ; y=jogador.y+32;}break
}
//jogador chutando a bola
if keyboard_check_pressed(vk_space)
{
global.pode_chutar = true
}
if keyboard_check_released(vk_space)
{
global.pode_chutar = false
}
//------------------------direção do chute
//bola nos pes do jogador
if distance_to_object(bola)<10 and keyboard_check_pressed(vk_space)
{
if global.pode_chutar = true and sprite_index = spr_dir and global.posse = true
with(bola){hspeed = 10;global.posse = false};
if global.pode_chutar = true and sprite_index = spr_esq and global.posse = true
with(bola){hspeed = -10;global.posse = false};
if global.pode_chutar = true and sprite_index = spr_tras and global.posse = true
with(bola){vspeed = -10;global.posse = false};
if global.pode_chutar = true and sprite_index = spr_frente and global.posse = true
with(bola){vspeed = 10;global.posse = false};
}
//------------------------direção do chute
OBS: Caso opte por fazer assim, devera pôr mais implementações, como as sprite e a direção do chute em DIAGONAL.
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
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