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Particula em movimento

em Dom 24 Out 2010, 19:40
Oi povo, estou criando um jogo de nave e tem o ''super-poder'' dela que é um sistema de particulas ja criei o codigo e tudo o mais agora quero que quando eu tecle L lançe ela e que ela saia se movendo até colidir com o inimigo.
FLW
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Re: Particula em movimento

em Dom 24 Out 2010, 22:07
Lol, particula n colide.
vc pode usar collision_rectangle() or collision_line para checar collisao.
com objeto tbm é possivel, mas num vi relatos que é possivel colidir com particulas.
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Re: Particula em movimento

em Dom 24 Out 2010, 22:47
Jiraya escreveu:Lol, particula n colide.
vc pode usar collision_rectangle() or collision_line para checar collisao.
com objeto tbm é possivel, mas num vi relatos que é possivel colidir com particulas.
É possivel a colisão sim. Um sistema de partículas pode ser composto além do basico da movimentação, de Colisores e Deflectores. Atravez deles é possivel criar um sistema bem avançado.
TGNF, procure por isso no help do GM.
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Re: Particula em movimento

em Seg 25 Out 2010, 16:56
vinians escreveu:
Jiraya escreveu:Lol, particula n colide.
vc pode usar collision_rectangle() or collision_line para checar collisao.
com objeto tbm é possivel, mas num vi relatos que é possivel colidir com particulas.
É possivel a colisão sim. Um sistema de partículas pode ser composto além do basico da movimentação, de Colisores e Deflectores. Atravez deles é possivel criar um sistema bem avançado.
TGNF, procure por isso no help do GM.

Vlw pela dica vou procurar isso ae
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Re: Particula em movimento

em Seg 25 Out 2010, 18:38
Jiraya escreveu:Lol, particula n colide.
vc pode usar collision_rectangle() or collision_line para checar collisao.
com objeto tbm é possivel, mas num vi relatos que é possivel colidir com particulas.
jiraya eu tbm pensava que não fosse possível!
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Re: Particula em movimento

em Seg 25 Out 2010, 20:59
crie objetos para fazer efeitos, são mais práticos, e você pode controlar os movimentos deles.
eu usei OBJETOS para fazer os efeitos do Guerra Galáctica, não sei o por que mas usando os comandos part(), com o tempo o jogo começa a ficar pesado.
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Re: Particula em movimento

em Qua 27 Out 2010, 17:50
oBKo escreveu:crie objetos para fazer efeitos, são mais práticos, e você pode controlar os movimentos deles.
eu usei OBJETOS para fazer os efeitos do Guerra Galáctica, não sei o por que mas usando os comandos part(), com o tempo o jogo começa a ficar pesado.

Ele fica pesado porque as particulas se acumulam, e como se explode um monte daqueles bixinhos, o jogo trava, só que eu não vou usar mtas particulas, somente do superpoder, do rastro e da explosão do chefe (pra ficar mais legal). No resto ou uso efeitos normais ou faço o que você disse.
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Re: Particula em movimento

em Qua 27 Out 2010, 18:18
oBKo escreveu:crie objetos para fazer efeitos, são mais práticos, e você pode controlar os movimentos deles.
eu usei OBJETOS para fazer os efeitos do Guerra Galáctica, não sei o por que mas usando os comandos part(), com o tempo o jogo começa a ficar pesado.

Você tem que destruir as particulas, emiters, e tudo relacionada há ela no evento em que o objeto é destruído, senão elas ficam lá enchendo a memória, mesmo sem estar aparecendo !

[Tópico]
Use a partícula em um objeto separado, daí quando apertar o botão do poder, faz criar essa objeto, e no step dele coloque:
Código:

move_towards_point(obj_fulano.x,obj_fulano.y,10)
Assim ele vai indo até o objeto que você quer atingir !
Mas não esqueça de colocar o emitter da partícula no x,y do objeto que cria ela e que é o poder, assim a partícula vai junto com ele, senão ela é criada e fica sempre no mesmo lugar ! !
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Re: Particula em movimento

em Qua 27 Out 2010, 18:25
Denis Lemos escreveu:
oBKo escreveu:crie objetos para fazer efeitos, são mais práticos, e você pode controlar os movimentos deles.
eu usei OBJETOS para fazer os efeitos do Guerra Galáctica, não sei o por que mas usando os comandos part(), com o tempo o jogo começa a ficar pesado.

Você tem que destruir as particulas, emiters, e tudo relacionada há ela no evento em que o objeto é destruído, senão elas ficam lá enchendo a memória, mesmo sem estar aparecendo !

[Tópico]
Use a partícula em um objeto separado, daí quando apertar o botão do poder, faz criar essa objeto, e no step dele coloque:
Código:

move_towards_point(obj_fulano.x,obj_fulano.y,10)
Assim ele vai indo até o objeto que você quer atingir !
Mas não esqueça de colocar o emitter da partícula no x,y do objeto que cria ela e que é o poder, assim a partícula vai junto com ele, senão ela é criada e fica sempre no mesmo lugar ! !

Tá denis vo fazer isso
Ps: Como se arruma a direção dessa particula (por favor me avisem se forem usar em algo hehe levei tempo pa criar essa aki):
Código:
{
global.fire = part_system_create();
global.firep = part_type_create();

part_type_shape(global.firep,pt_shape_smoke)
;
part_type_size(global.firep,0.20,1,0,0);
part_type_color3(global.firep,130814,394230,66046)
;
part_type_alpha3(global.firep,1,0.50,0);
part_type_speed(global.firep,5,10,1,0);
part_type_life(global.firep,10,10);
part_type_direction(global.firep,90,90,0,0);
part_type_orientation(global.firep,direction,direction,
0,0,1);
part_type_gravity(global.firep,2,90);
part_type_scale(global.firep,1,1);
part_type_blend(global.firep,1);

global.firee = part_emitter_create(global.fire);
part_emitter_region(global.fire,global.firee,mouse_x,
mouse_x,mouse_y,mouse_y,ps_shape_rectangle,ps_distr_linear);

part_emitter_burst(global.fire,global.firee,global.
firep,5);
}
a particula seja emitida para a esquerda
Quero que fique assim: -----------() < nave
Eu sei que é em direction, so que ja fiz mta coisa, mudei numero e nada!
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