[TUTO]Fantasma do player

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[TUTO]Fantasma do player

Mensagem por Mr. Kaleb em Sab 23 Out 2010, 12:37

Olá pessoinhas da Terra! Venho trazendo mais um tuto meu de como você criar um fantasma para o seu player, ou do que você chama ele.

Nome: Como criar um fantasma para o jogador
Descrição: Criando varias subimagens que seguem o jogador
Nível de dificuldade: Avançado
Requerimentos: GM7/GM8 Pro
Desenvolvimento:

Primeiramente, você já deve ter todos os movimentos do jogador pré-determinados, como gravidade, andar, coisa e tal.
Após já ter feito tudo isso, vá la no Create do seu bichinho (se não souber onde é: Add Event > Create) e escreva esse codigo aqui:

Código:

x=room_width/2;
y=room_height/2;

direction=180;
friction=0.25

ps=part_system_create();
em=part_emitter_create(ps);

part_emitter_region(ps,em,x,x,y,y,ps_shape_line,ps_distr_linear);

bl=part_type_create();
part_type_alpha2(bl,0.25,0);
part_type_life(bl,15,15);

Calminha! Agora vou dizer o que ele significa:

x=room_width/2; y=room_height/2; manda o jogador para o centro da room. Você pode tirar essa parte do código se quiser.
direction=180; determina a posição que o jogador vai iniciar o jogo (se você está colocando isso para um jogo de plataforma, a direção apropriada é 90).
friction=0.25 vai dimuindo a velocidade até parar. (Se você está colocando isso para um jogo de plataforma, troque 0.25 por 0.50.
ps=part_system_create(); em=part_emitter_create(ps); cria um novo sistema de particulas e um novo emissor delas.
part_emitter_region(ps,em,x,x,y,y,ps_shape_line,ps_distr_linear); define a região de emissão relativa ao player.
bl=part_type_create(); cria a nova particula, no caso, ''os fantasmas''.
part_type_alpha2(bl,0.25,0); define o ''image_alpha'' dos fantasmas. Você pode trocar o 25 por um número da sua escolha, mas lembre-se: quanto menor for o número, mais claros serão os ''fantasmas''.
part_type_life(bl,20,20); define a vida da particula (ou seja, as quantidade das particulas criadas). O 1º 20 determina a quantidade de particulas criadas e o 2º 20 determina quanto tempo elas vão durar.

Tá grande né? Tambem achei, eu que digitei ¬¬ Agora coloque o evento Step > Begin Step e digite esse código aqui:

Código:
if speed>5
 speed=5;
if speed<-5
 speed=-5;

image_angle=direction-90;

part_emitter_region(ps,em,x,x,y,y,ps_shape_line,ps_distr_linear);
part_type_color1(bl,image_blend);
part_type_orientation(bl,image_angle,image_angle,0,0,0);
part_type_scale(bl,image_xscale,image_yscale);
part_type_sprite(bl,sprite_index,false,false,false);
part_emitter_burst(ps,em,bl,1);

Ainda vou ter que explicar esse aqui ¬¬? Mad Explicando:

if speed>5 speed=5; if speed<-5 speed=-5; Aqui troca a velocidade se você estiver indo muito rápido (adeque esse código a velocidade de movimento do seu jogador).
Se você tirar ele, ao soltar a tecla que o estava movimentando, o jogador vai andar um pouco além da conta faz você cair nos espinhos e morrer O_O.
image_angle=direction-180; faz os fantasmas seguirem você no angulo que você parou (se estiver num jogo de plataforma, mude para 90.

part_emitter_region(ps,em,x,x,y,y,ps_shape_line,ps_distr_linear);
1º:part_type_color1(bl,image_blend);
2º:part_type_orientation(bl,image_angle,image_angle,0,0,0);
3º:part_type_scale(bl,image_xscale,image_yscale);
4º:part_type_sprite(bl,sprite_index,false,false,false);
5º:part_emitter_burst(ps,em,bl,1);
< é muito grande pra eu separar em tópicos ¬¬

1º: mudar a cor dos ''fantasmas'' para a cor do seu jogador.
2º: gira as particulas de acordo com a sua direção (se você tiver rodando e parar, as particulas vão seguir o seu rastro rodando também).
3º: mudança da escala de particulas (se você virar de cabeça pra baixo, as particulas vão segui-lo de cabeça pra baixo também).
4º: define o sprite da nova particula (para o caso de você ser um camaleão e seu ''fantasma'' ser uma labigó de muro).
5º: criar os ''fantasmas'' né O_O.

Algum erro me avisem What a Face
Flw gente e até o próximo!!


Última edição por The Games Never Finish... em Seg 25 Out 2010, 19:30, editado 1 vez(es)

Mr. Kaleb

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 1400
Idade : 19
Data de inscrição : 07/09/2010
Notas recebidas : C
Reputação : 21
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [TUTO]Fantasma do player

Mensagem por Gabreel em Sab 23 Out 2010, 12:55

Muito legal cara, isso tambem pode ser aplicado para o rastro do "mario estrela". Muito legal mesmo, e bem explicado... (:

Gabreel

Número de Mensagens : 2227
Idade : 20
Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [TUTO]Fantasma do player

Mensagem por Mr. Kaleb em Sab 23 Out 2010, 14:26

·ßieL escreveu:Muito legal cara, isso tambem pode ser aplicado para o rastro do "mario estrela". Muito legal mesmo, e bem explicado... (:

Vlw tava com esse problema, consegui resolve lo e postei aki
OFF:
Não lembro desse Mario confused

Mr. Kaleb

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 1400
Idade : 19
Data de inscrição : 07/09/2010
Notas recebidas : C
Reputação : 21
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [TUTO]Fantasma do player

Mensagem por Gabreel em Sab 23 Out 2010, 17:10

Lol? Quando o mario pega a estrela ele fica com uma musiquinha frufru e ele fica brilhando.. tem um rastro atras dele.. (:

Gabreel

Número de Mensagens : 2227
Idade : 20
Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [TUTO]Fantasma do player

Mensagem por Mr. Kaleb em Sab 23 Out 2010, 18:44

·ßieL escreveu:Lol? Quando o mario pega a estrela ele fica com uma musiquinha frufru e ele fica brilhando.. tem um rastro atras dele.. (:

Ah sim pensei que fosse um tipo de Mario oO

Tava pensando aqui agora e esse efeito tambem serve pra balas, que nem num joginho do matrix.

Mr. Kaleb

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 1400
Idade : 19
Data de inscrição : 07/09/2010
Notas recebidas : C
Reputação : 21
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [TUTO]Fantasma do player

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 19:54


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum