Conectar-se
Quem está conectado
20 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 20 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 11/10/2010
Número de Mensagens : 4
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuário

[Resolvido]Problemas com alpha da surface

em Seg 18 Out 2010, 23:52
E aí galera do Game Maker Brasil. Estou com um novo problema usando surfaces!

No outro tópico que eu fiz sobre aquele lance de que a surface não era encontrada, a galera conseguiu me ajudar: http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f8/erro-em-surface-de-video-t11112.htm

Só que agora eu preciso de uma ideia! Veja bem, quando se usa o alpha na surface, o valor menor do último alpha mesclado nela é o que prevalece. Um exemplo: você uma uma surface 100x100 com alpha 1, mas se você desenha algo com alpha 0.5, fica um "buraco". O que eu tô tentando fazer é o seguinte: mesclar o alpha de ambas.

O que eu quero é que em uma surface com alpha 0.5, quando eu desenhar algo com alpha 0.5, aquele lugar fique com alpha 1. Atenção pra observação: em apenas uma surface, ou no máximo, usando duas.

Eu tentei desenhar com draw_surface() usando um laço repeat de acordo com o valor de alpha mínimo ou seja, repeat (1/max(0.1,alpha)), porém se o valor for muito pequeno ele vai repetir muitas vezes (ele tem que repetir pra funcionar!), o que torna o meu jogo, o meu querido e amado joguinho numa carroça!

cheers cheers cheers
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Número de Mensagens : 2490
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 1 Insignia 3x 0
Reputação : 52

Prêmios
   : 0
   : 2
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://xcreatorgames.weebly.com/

Re: [Resolvido]Problemas com alpha da surface

em Ter 19 Out 2010, 00:05
@BrendanLS escreveu:E aí galera do Game Maker Brasil. Estou com um novo problema usando surfaces!

No outro tópico que eu fiz sobre aquele lance de que a surface não era encontrada, a galera conseguiu me ajudar: http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f8/erro-em-surface-de-video-t11112.htm

Só que agora eu preciso de uma ideia! Veja bem, quando se usa o alpha na surface, o valor menor do último alpha mesclado nela é o que prevalece. Um exemplo: você uma uma surface 100x100 com alpha 1, mas se você desenha algo com alpha 0.5, fica um "buraco". O que eu tô tentando fazer é o seguinte: mesclar o alpha de ambas.

O que eu quero é que em uma surface com alpha 0.5, quando eu desenhar algo com alpha 0.5, aquele lugar fique com alpha 1. Atenção pra observação: em apenas uma surface, ou no máximo, usando duas.

Eu tentei desenhar com draw_surface() usando um laço repeat de acordo com o valor de alpha mínimo ou seja, repeat (1/max(0.1,alpha)), porém se o valor for muito pequeno ele vai repetir muitas vezes (ele tem que repetir pra funcionar!), o que torna o meu jogo, o meu querido e amado joguinho numa carroça!

cheers cheers cheers
E ae amigão blz?
Então talvez essa função lhe ajuda:
draw_set_blend_mode_ext(src,dest)

Ela trabalhar com (R, G, B, A) ou seja a nivel de bits de cada componente. Voce pode usar os seguintes parametros:

bm_zero: Blend factor is (0, 0, 0, 0).
bm_one: Blend factor is (1, 1, 1, 1).
bm_src_color: Blend factor is (Rs, Gs, Bs, As).
bm_inv_src_color: Blend factor is (1–Rs, 1–Gs, 1–Bs, 1–As).
bm_src_alpha: Blend factor is (As, As, As, As).
bm_inv_src_alpha: Blend factor is (1–As, 1–As, 1–As, 1–As).
bm_dest_alpha: Blend factor is (Ad, Ad, Ad, Ad).
bm_inv_dest_alpha: Blend factor is (1–Ad, 1–Ad, 1–Ad, 1–Ad).
bm_dest_color: Blend factor is (Rd, Gd, Bd, Ad).
bm_inv_dest_color: Blend factor is (1–Rd, 1–Gd, 1–Bd, 1–Ad).
bm_src_alpha_sat: Blend factor is (f, f, f, 1); f = min(As, 1–Ad).

Não traduzi porque acho que você não precisa, mas combinando esses parametros acho que dá pra você obeter o resultado que você quer.
Flws!
avatar
Data de inscrição : 11/10/2010
Número de Mensagens : 4
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuário

Re: [Resolvido]Problemas com alpha da surface

em Ter 19 Out 2010, 00:09
Valeu vinians! Eu tentei mas mesmo assim o alpha menor ainda prevalece! Isso tá osso duro... O bm_src_alpha e o bm_dest_alpha são a origem e o destino de onde a gente quer que haja mudança quando a gente usa essa função, mas eles funcionam do mesmo jeito: ainda fica um buraco!

ahauhauahuahua cheers
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Número de Mensagens : 2490
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 1 Insignia 3x 0
Reputação : 52

Prêmios
   : 0
   : 2
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://xcreatorgames.weebly.com/

Re: [Resolvido]Problemas com alpha da surface

em Ter 19 Out 2010, 00:13
@BrendanLS escreveu:Valeu vinians! Eu tentei mas mesmo assim o alpha menor ainda prevalece! Isso tá osso duro... O bm_src_alpha e o bm_dest_alpha são a origem e o destino de onde a gente quer que haja mudança quando a gente usa essa função, mas eles funcionam do mesmo jeito: ainda fica um buraco!

ahauhauahuahua cheers
Sinistro!!! Puxa, eu vou dormir agora, espero que você consiga resolver, amanha eu tento mais!
Boa noite!
Data de inscrição : 06/10/2010
Número de Mensagens : 84
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 3
Ver perfil do usuário

Re: [Resolvido]Problemas com alpha da surface

em Ter 19 Out 2010, 00:31
draw_set_blend_mode(bm_dest_alpha);
tenta esse ve se funciona
avatar
Data de inscrição : 11/10/2010
Número de Mensagens : 4
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuário

Re: [Resolvido]Problemas com alpha da surface

em Ter 19 Out 2010, 00:33
@diego333 escreveu:draw_set_blend_mode(bm_dest_alpha);
tenta esse ve se funciona

você é o cara!!!!!! Cool

------- Editado -------

ahuahauahuahauahuahauhauahauha

Cara não deu!! Será que tem jeito???
avatar
Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 08/06/2008
Número de Mensagens : 2314
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 100

Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1
Ver perfil do usuáriohttp://blackcapapps.blogspot.com.br/

Re: [Resolvido]Problemas com alpha da surface

em Ter 19 Out 2010, 11:15
Você usa bm_one e bm_inv_src_alpha para fundir o alpha.

Aqui um exemplo que fiz:
Código:
http://www.mediafire.com/?ytl3tqwgud9zabg
Convidad
Convidado

Re: [Resolvido]Problemas com alpha da surface

em Ter 19 Out 2010, 23:23
@Kabeção escreveu:Você usa bm_one e bm_inv_src_alpha para fundir o alpha.

Aqui um exemplo que fiz:
Código:
http://www.mediafire.com/?ytl3tqwgud9zabg

OMG!!! Valeu!!!!!
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum