[AJUDA] Sistema de Login

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[AJUDA] Sistema de Login

Mensagem por .:Allison:. em Sex 15 Out 2010, 17:54

Queria um sistema de login e cadastro, mas o jogo não será online, queria que quando ele digitasse o seu login e senha começe de onde parou, da última vez que ele jogou, um sitema de login para RPG.

.:Allison:.

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Re: [AJUDA] Sistema de Login

Mensagem por y_Tiago em Sex 15 Out 2010, 18:18

Use isto como base:
Tutorial e Tutorial
Na hora de montar conexão com o database, substitua o script que conecta por um que lê um arquivo ou qualquer coisa assim.
PS.: Não precisa importar os scripts do GMsql.
EDIT: O link estava errado, mas já arrumei.

Você seguiria o tutorial assim:
joaoneto escreveu:Na lição passada eu mostrei um pedacinho de como será o uso de banco de dados em nosso projeto de jogo online. Muito ainda está por vir e, para aqueles que se interessarem, eu tentarei responder a todas as dúvidas.
Nesta lição eu vou mostrar como construir uma tela básica de Login, usando alguns scripts e Objetos e validando se o usuário digitou mesmo o usuário e a senha. Vamos lá.

Se quiser montar este exemplo a parte, faça isso, ou agregue ao projeto da Aula 4. Tanto faz já que ainda não haverá comunicação com o banco.
Antes de mais nada baixe Este Script.
Após importá-lo para seu projeto, ele deve mostrar os seguintes Scripts:


Vou Explicar: O GM por padrão não possui controles de formulário, como campos de texto e botões. Há várias engines, Dlls e outros complementos que adicionam estes controles ao GM. Eu optei pelos scripts, que já possuem uma modificação feita por mim, por serem mais leves e não dispensar mais Dlls para o projeto Online.
Como metade do que precisa ser feito já foi, vamos agora construir os Objetos. Crie 3 objetos com os nomes abaixo:


No objLogin e no ObjSenha, Adicione um evento Draw, um Execute Code e nele coloque os scripts abaixo:

objLogin:
Código:

draw_text(x,y+5,"Login:");
global.login=input_box(x+60,y,256,"",true,false);

ObjSenha:
Código:

draw_text(x,y+5,"Senha:");
global.senha=input_box(x+60,y,256,"",false,true);

Observe que estamos usando variáveis globais.
Essas Globais serão instanciadas na criação do próximo objeto.

No ObjButton, adicione um evento Create e um Draw. Nos Dois um Execute Code e em cada um os scripts Abaixo:

ObjButton - Evento Create:
Código:

global.login = "";
global.senha = "";

ObjButton - Evento Draw:
Código:

if(button(x,y,"Login")){
    if global.login == "" {
        show_message("Preencha seu Login.");
        exit;
    }
    if global.senha == "" {
        show_message("Preencha sua Senha.");
        exit;
    }
    show_message("Logou !");
}
Observando os código acima, fica bem fácil entender o que ele faz.
Nos objetos de Login e senha, declaramos o script de inputBox(Caixa de texto) e passamos o valor retornado para as variáveis globais. No objeto Botão, declaramos o botão e validamos se ele foi clicado. Se sim, validamos se as variáveis globais possuem valor e caso não, abortamos o processo e devolvemos uma mensagem, caso sim apenas devolvemos uma mensagem de "Logou.".

De início, apenas a construção dos campos e uma forma de validação do preenchimento dos mesmos. Bem simples. Agora, crie uma room, e adicione os objetos, como na imagem abaixo:


E sua tela ao rodar o projeto ficará assim:


A construção da tela de Login foi bem simples. Agora teste. Tente Clicar em login sem escrever nada em algum dos campos. foi bem fácil.

Na próxima lição, faremos a inclusão do GMSQL, conectaremos ao banco e validaremos o usuário.

Até lá.
joaoneto escreveu:Começo esta terceira Parte com uma boa notícia. Encontrei uma versão de patch estável para o Game Maker 7. Com isso, poderei dar continuidade ao curso online usando ele, para aqueles que o tem, com certeza será maravilhoso, para aqueles que usam o 6, não se desanimem, pois a programação será a mesma para os dois.

Na lição passada, fizemos uma tela de login, usando scripts e uma validação se os campos foram preenchidos.
Hoje, faremos a parte mais interessante e com certeza a mais esperada por todos.

[...]

O que faremos agora será executar os seguintes passos:

  • Ao Clicar no botão de login validar se Login e senha foram preenchidos
  • Se sim, Instaciaremos a GMSQL.
  • Faremos conexão com a mesma.
  • Passaremos a Query(Linha SQL) para o banco executaremos.
  • Checaremos o arquivo que guarda os logins e senhas.
  • Se o retorno for verdadeiro
  • Daremos uma mensagem de seja bem vindo ao usuário
  • Se o retorno for falso
  • Daremos uma mensagem de Login ou senha inválidos
  • Se não, Daremos uma mensagem de Falha de Conexão autenticação.

Vamos começar. Crie um script de nome scr_login. Nele, adicione o seguinte Código:
Aqui fica por sua parte, crie um script que checa se o login e senha estão certos e existem.

[...]

Agora, iremos aplicar o script. Abra o objButton, construído na lição passada. Se você se lembra bem, ele possui o seguinte script no evento Draw:
Código:

if(button(x,y,"Login")){
    if global.login == "" {
        show_message("Preencha seu Login.")
        exit;
    }
    if global.senha == "" {
        show_message("Preencha sua Senha.")
        exit;
    }
   
}
Iremos complementá-lo, de forma a executar nosso scr_login. Com certeza, você já sabem como fazer o mesmo. Aqui vai o script completo:
Código:

if(button(x,y,"Login")){
    if global.login == "" {
        show_message("Preencha seu Login.")
        exit;
    }
    if global.senha == "" {
        show_message("Preencha sua Senha.")
        exit;
    }
    if scr_login(global.login,global.senha){
        show_message("Seja bem vindo.")
    }
    else{
        show_message("Usuário ou senha inválidos.")
    }
   
}

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Re: [AJUDA] Sistema de Login

Mensagem por .:Allison:. em Sab 16 Out 2010, 15:32

Vou Testar se der certo eu dou um Edit!

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Re: [AJUDA] Sistema de Login

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