IA para inimigos em rpg

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IA para inimigos em rpg

Mensagem por .:Allison:. em Sex 15 Out 2010, 16:16

quero uma IA para meus inimigos de RPG, queria que eles andasem pela room aleatóriamente e quando chegassem a uma certa distancia eles sigam o player e ataquem. Se alguem podesse ajudar...

.:Allison:.

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Re: IA para inimigos em rpg

Mensagem por y_Tiago em Sex 15 Out 2010, 16:40

Tutorial para criar uma IA:
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f11/sigi-tuto-ia-o-inimigo-pensante-t10049.htm?highlight=sigi

Para ele andar aleatoriamente pela room:
Você pode montar um calculo para definir um ponto até onde ele vai andar.
Quando ele chegar você refaz esse calculo e ele irá para outro lugar.
Se ele avistar o player você interrompe o movimento e coloca ele pra seguir e atacar o player.
Você pode também criar um path. Mas aí não seria aleatório.
E se você conseguir configurar para ficar bom pra você, dá pra usar Start moving in a direction do move no evento Step do monstro.

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Re: IA para inimigos em rpg

Mensagem por Joton em Sex 15 Out 2010, 17:23

acho ótima essa tuto do sigiloso mais nem testei mais li XD, O mulatiago já que você entende de programação como li no teu post acima ^ faz um tutorial pra IA em rpg, tô precisando muito de algo parecido, pois estava pensando em fazer um joguinho estilo bomberman, que se chamaria "bomberbin", ficaria muito grato mesmo se você fizesse

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Re: IA para inimigos em rpg

Mensagem por y_Tiago em Sex 15 Out 2010, 17:26

Joton escreveu:acho ótima essa tuto do sigiloso mais nem testei mais li XD, O mulatiago já que você entende de programação como li no teu post acima ^ faz um tutorial pra IA em rpg, tô precisando muito de algo parecido, pois estava pensando em fazer um joguinho estilo bomberman, que se chamaria "bomberbin", ficaria muito grato mesmo se você fizesse

Eu nem sei muito programação em GML, o que eu realmente sei é Logica de Programação.

EDIT:
Mas pra jogos rpg, que nao são em plataforma, é só adicionar nos codigos do sigiloso um valor para o y, e deletar a parte do pulo.
Ex.:
Código:
if player.x+50<x
x-=4
if player.x-50>x
x+=4

if player.y+50<y
y-=4
if player.y-50>y
y+=4

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Re: IA para inimigos em rpg

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