[ Tutorial Iniciante ] Criando um jogo de plataforma

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[ Tutorial Iniciante ] Criando um jogo de plataforma

Mensagem por Super Games em Sex 15 Out 2010, 11:21

Olá usuarios(as) da GameMakerBR, hoje iremos criar um jogo de plataforma.

Nome: Criando um jogo de plataforma completo
Descrição: Tutorial de como criar um jogo competo estilo plataforma.
Nível de dificuldade: Iniciantes
Requerimentos: GameMaker 6/7/8 Lite e Pro

Vamos trabalhar

Muitos devem saber criar um jogo onde tem paredes e o player so fica voando, certo, mais neste tutorial iremos fazer pior melhor do que isto.
Agora vamos começar a progamar!

Primeiro irei avisar que teremos que ter esses objetos para serem progamados:
-obj_player=O Jogador do jogo
-obj_parede=O Chão ou algo solido
No obj_player clique em ''Add Event'', depois de clicar adcione a opção ''Step'', agora apois ter acionado na aba ''Control'' puxe a opção ''Check Empty'', agora no ''y'' coloque 1 e marque ''Relative'' depois clique em ''OK'', agora na aba ''Move'' puxe a opção ''Set Gravity'', no ''direction'' coloque 270 e no ''gravity'' 0.5 não marque ''relative'' só clique em ''OK'', agora na aba ''Control'' puxe a opção ''Else'' agora adcione de novo a opção ''Set Gravity'' que fica na aba ''Move'' mais desta vez coloque no ''direction'' coloque 270 e no gravity continua 0, agora na aba ''Control'' puxe ''Test Variable'', em variable coloque vspeed e em value coloque 12, agora clique em ''OK'', agora puxe ''Set Variable'',em variable coloque vspeed e em value 12 e clique em ''OK'', agora puxe ''Execute Code'' e coloque isto:
Código:
//MOVIMENTAÇÃO

//DIREITA
if keyboard_check(vk_right) //Se a tecla direita for pressionada
{if place_free(x+5,y){x+=5} //e se estiver livre de colisões 5 pixels a frente, andará 5 pixels para frente.
sprite_index=faicy} //e o sprite mudará para spr_player_dir

//ESQUERDA
if keyboard_check(vk_left) //Se a tecla esquerda for pressionada
{if place_free(x-5,y){x-=5} //e se estiver livre de colisões 5 pixels atras, voltará 5 pixels.
sprite_index=faicy} //e o sprite mudará para spr_player_esq

//PULO
if keyboard_check_pressed(vk_up) //Se a tecla cima for pressionada
{if!place_free(x,y+2){vspeed=-12}} //e se não estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a velocidade vertical irá ser -12, ou seja, ele pulará.
Pronto, o player já tem gravidade,pula e anda.

Agora no obj_parede marque ''solid''.

Volte no obj_player e adcione o evento ''Colission'' e coloque o obj_parede, agora coloque isto:
Código:
move_contact_solid(direction,12)
speed=0
Pronto, ele vai parar quando colidi.
Pronto tambem o tutorial, agora é so criar a fase por o player e pronto, tá pronto a jogabilidade de jogo de plataforma.

Espero que seja aprovado pelos admins.


Até!

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Re: [ Tutorial Iniciante ] Criando um jogo de plataforma

Mensagem por Dizinho em Sex 05 Nov 2010, 15:01

FATAL ERROR in
action number 5
of Step Event
for object obj_player:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
12 = 0
^
at position 4: Variable name expected.

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Re: [ Tutorial Iniciante ] Criando um jogo de plataforma

Mensagem por Suadao em Sab 13 Nov 2010, 22:17

Ei!... Pra mim isso aí não está ensinando a criar um jogo em plataforma, e sim ensinando a fazer o personagem se movimentar em plataforma ¬¬.
E eu digo que o tutorial está péssimo, isso porque você acaba de me plagiar! Sim, você usou exatamente os mesmos códigos com sua explicação do meu Tutorial - Movimentação em Plataforma. Exatamente, façam suas comparações.

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Re: [ Tutorial Iniciante ] Criando um jogo de plataforma

Mensagem por Fuzenrad em Seg 15 Nov 2010, 14:13

Plágio confirmado. Super Games perdeu 25% da sua barra.

Tópico trancado.

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Re: [ Tutorial Iniciante ] Criando um jogo de plataforma

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