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gart30

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[Carlos - Tutorial]Aprendendo a mexer com os efeitos do GM.

em Ter 12 Out 2010, 12:43
Nome:
Aprendendo a mexer com os feitos do GM.

Descrição:
Tutorial ensinando os princípios básicos dos efeitos do GM.

Nível de dificuldade:
Iniciante

Requerimentos:
GM 8 - Pro


E a e pessoal venho aqui com meu primeiro tutorial que vai ensinar os princípios básicos de como usar os efeitos do GM, bem vamos começar.
Para começar precisamos saber para que serve os dois códigos básicos.

effect_create_below(kind,x,y,size,color) // Esse cria o efeito atrás dos objetos.
effect_create_above(kind,x,y,size,color) //Esse cria o efeito na frente dos objetos.

Kind: efeito que sera desenhado;
X: posiçao em x na room;
Y: posiçao em y na room;
Size: tamanho do efeito pode-se usar 0 para pequeno e 1 para grande;
Color: cor que você quiser.


Agora como exemplo vamos criar uma chuva.
Crie um objeto com uma sprite de um quadrado preto e espalhe em vários pontos da room não e necessário colocar nenhum código pois ele só servirá de exemplo.
Agora crie um novo objeto e coloque e seguinte código.


Createalarm[0]=5;//Com isso os pingos irão criar mais rápidos.
Alarm[0]alarm[0]=5;//Sem declarar o alarm denovo os pingos só irão ser criados uma vez
effect_create_below(ef_rain,x,y,1,c_white);//Aqui é o código que ira criar os pingos de chuva

Outside Roominstance_destroy();//para não acumular muitos pingos fora da room e eventualmente criar bugs no jogo.

Pronto agora é só testar na room e você verá que os pingos da chuva criam normalmente atrás dos objetos.
Se você quiser criar a chuva na frente dos objetos ao invés de usar
effect_create_below
é só troca-lo por
effect_create_above
Pronto Cheguei ao fim do meu primeiro tutorial.
Não esqueça que o GM possui vários efeitos embutidos é só explorar e criar seus próprios efeitos.
Valeu até a proxima.


[Edit]Alguns efeitos o que eles fazem.
Obs.: Façam suas próprias experiências e códigos pois aqui e só um primeiro passo, e o melhor jeito de se aprender é tentando e estudando por isso sou vou colocar alguns códigos sem fazer exemplos, pensem um pouco e façam seus efeitos especiais.

ef_cloud - cria nuvens;
ef_ellipse - cria uma elipse;
ef_explosion - cria uma explosão;
ef_firework - cria fogos de artifícios;
ef_flare - cria pequenos feixes de luz;
ef_ring - cria anéis pela tela;
(ainda existe mais efeitos no GM para visualizalos basta colocar ef_ que eles aparecerão).


Código:
http://www.4shared.com/file/f7PTln7m/Exemplo.html


Última edição por Carlos L. em Sex 08 Abr 2011, 06:01, editado 3 vez(es)
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Re: [Carlos - Tutorial]Aprendendo a mexer com os efeitos do GM.

em Ter 12 Out 2010, 12:56
Tá bom, cara
Vai ajudar muitos novatos
Mais eu acho que ta muito simples

nota: 4.5
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Re: [Carlos - Tutorial]Aprendendo a mexer com os efeitos do GM.

em Ter 12 Out 2010, 13:10
Cita ai vários efeitos e os códigos + explicaçãozinha,dai seria mais facil.

Mas acho que tá bom,bem simples (mas eu não sabia LoL).
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Re: [Carlos - Tutorial]Aprendendo a mexer com os efeitos do GM.

em Ter 12 Out 2010, 13:14
valeu pelos posts.
Vou ver mais alguns exemplos e depois eu posto aqui.
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Re: [Carlos - Tutorial]Aprendendo a mexer com os efeitos do GM.

em Ter 12 Out 2010, 13:59
Tá bom, mas podia colocar mais informações sobre os efeitos, sei lá, eu n sei nada sobre efeitos, mas eu sei que há muito mais coisa.
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