ds_list_?????????

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ds_list_?????????

Mensagem por mako182 em Dom 10 Out 2010, 22:34

Oi galera queria saber como funciona o comando ds_list_create() e os demais ds_list
pra que serve e como usar.
se alguem conseguir fazer um mini exemplo aqui de como se usa obrigadão
vlew a todos

mako182

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 334
Notas recebidas : C+C
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Re: ds_list_?????????

Mensagem por Fuzenrad em Dom 10 Out 2010, 23:12

Certa vez eu li um tutorial explicando como fazia um highscore com 100 posições, incluindo dados extras, como um número de 0 à 9, que correspondia a uma imagem e o valor do nível que o jogador havia chegado, tudo feito com o ds_list.

Não sei qual a real finalidade dessa função, e talvez nunca a tenha usado "corretamente", mas dando uma pesquisada aqui no fórum, encontrei 2 tópicos falando sobre isso, um explicando como exportar modelos 3D para o GM e outro como editar scripts, ambos usando o ds_list:

- Formatar Texto-Script
- Exportando modelos 3D para o GM

Fuzenrad

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1026
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Reputação : 41
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

Mensagem por Convidad em Dom 10 Out 2010, 23:54

Galera, a ds_list é exatamente o que diz ser: uma lista. As funções "ds" são para facilitar o controle de "estrutura de dados" ou "dados estruturados". Toda vez que alguma informação é incrementada à lista ds, ela pode ser "manuseada" de forma mais eficaz que se usássemos um array. É possível controlar a ordem por uma propriedade dos itens que funciona como uma "prioridade", ou seja, você pode priorizar itens da lista em relação aos demais.

A grid funciona assim: você tem que imaginá-la como se fosse um array mais "elaborado" que aquele simples bidimensional que o GM oferece. Vou exemplificar. Um array comum têm apenas um vetor (var[0]), o bidimensional tem dois (var[0,1]) e a grid vem pra suprir a necessidade de trabalhar com esses vetores de forma conjunta.

Imaginando a grid como se fosse um gráfico, você poderia tirar média de valores baseando-se em uma posição (x,y) dentro dela. Por exemplo, se você quer uma média dos valores próximos da posição 50x, 50y é só usar alguma função que retorna isso (não lembro de cabeça).

Dá pra fazer muita coisa legal com grid, pra mim, é um dos esquemas mais inteligentes de lidar com valores em conjunto que existe. Quando vocês aprenderem vocês vão crescer muito em técnicas de programação, pois quando vocês estiverem lidando com uma outra linguagem, vocês podem criar seu próprio esquema de grid usando os arrays nativos da linguagem.

Eu vou postar uns exemplos pra vocês, mas pena que agora, à mão, eu não os tenho aqui. Da próxima vez que eu logar eu posto. Não dá pra explicar tudo sem os exemplos...

Convidad
Convidado

Mensagem por itallo em Seg 11 Out 2010, 16:51

http://dl.dropbox.com/u/8524013/slist.gmk
tentei explicar ao máximo as funções.

itallo

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 969
Reputação : 12
Prêmios