Main actions(1)

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Qualidade Main actions(1)

Mensagem por Salathiel em Dom 03 Out 2010, 19:17

Nome: Main actions(Principais ações)
Descrição:Com esse tuto to continuando uma serie de tutos sobre as ações do GM GM8
Nesse tuto vou falar sobre as ações da aba main 1.
Nível de dificuldade: iniciante.
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite

Vamos la:

1-Create Instance
Com esta ação, você pode criar um objeto em determinado local da room. Você pode especificar qual objeto criar e posição x e y do objeto. Se você marcar a caixa relative, a posição é em relação à posição do objeto. Criar objetos durante o jogo é extremamente útil. Uma nave espacial pode criar balas, uma bomba pode criar uma explosão, etc.Em muitos jogos, você terá algum objeto_controlador que de tempos em tempos cria monstros ou outros objetos.

2-Create Moving

Esta ação funciona da mesma forma como a ação anterior, mas com dois campos adicionais. Agora você também pode especificar a velocidade e a direção do objeto recém criado. Note que se você marcar a caixa relative, apenas a posição é relativa ao objeto, a velocidade e direção não são. Por exemplo, para fazer um movimento de bala na direção da pessoa, você tem que usar um pequeno truque,como usar a posição relativa de 0,0 .Em quanto a direção nós precisamos da direção atual do objeto isso pode ser obtido digitando-se a palavra "direction". (Esta é uma variável que indica sempre a direcção atual, em que o objeto está.)

3-Create Random
Esta ação permite que você crie um objeto de um dos quatro objetos. Você pode especificar os quatro objetos e a posição. Um objeto destes quatro objetos é criado na posição determinada. Se você marcar a caixa relative, a posição é em relação à posição do objeto atual.Isso é útil, por exemplo, para gerar um inimigo aleatório em um local.

4-Change Instance
Com esta ação, você pode mudar o objeto atual por outro objeto. Assim, por exemplo, você pode alterar um objeto de uma bomba em uma explosão. Todas as configurações, tais como o movimento e o valor de variáveis,não se alteraram.

5-Destroy Instance
Com esta ação, você destrói o objeto atual. O evento destruir também é acionado.

6-Destroy at Position
Com esta ação você destruir todas os objetos que estão em uma determinada posição. Isso é útil, por exemplo, quando você usa uma bomba explodindo,quando você marcar a caixa relative a posição é tomada em relação à posição do objeto atual.

7-Change Sprite
Utilize esta ação para mudar o sprite do objeto. Você indica qual vai ser o novo sprite. Você também pode indicar a quantidade de subimage. Normalmente você usaria 0 para esse (a primeira subimage). Use -1 se você não quiser alterar as subimage atuais. Finalmente você alterar a velocidade da animação do subimages. Se você só quer ver uma subimage em particular, definir a velocidade como 0. Se a velocidade for maior,uma subimage será ignorada. Se for menor que 1 as subimages seram mostradas várias vezes. Não use uma velocidade negativa. Alterar sprites é uma característica importante. Por exemplo, muitas vezes você quer mudar o sprite de uma personagem, dependendo da direção em que caminha,isto pode ser conseguido através de sprites diferentes para cada um das quatro direções,entre os eventos de teclado,nas teclas de seta, você pode definir a direção do movimento e da sprite.

8-Play Sound
Com esta ação você executa um som que você adicionou ao seu jogo. Você pode selecionar o som que você quer e escolher se ele deve tocar apenas uma vez (o padrão) ou loop contínuo. Sons podem tocar ao mesmo tempo,apenas vários sons midi não podem ser executados ao mesmo tempo. Então, se você começar um som midi, o som atual será parado.

9-Stop Sound

Essa ação interrompe o som indicado. Se vários objetos estão com o mesmo som sendo execultado ao mesmo tempo,todos seram parados.

10-Check Sound
Se o som indicado estiver sendo executado a próxima ação é executada,caso contrário, é ignorada. Você pode marca o Not a próxima ação deve ser executada se o som indicado não estiver sendo executado atualmente.Por exemplo, você pode verificar se alguma música de fundo está tocando, se não, iniciar uma música de fundo nova. Observe que essa ação retorna true quando o som realmente estiver sendo executado.

11-Previous Room
Com essa ação você mover-se para a room anterior.Você pode indicar o tipo de efeito de transição entre as roons. Você deve experimentar para ver qual funciona melhor para você. Quando as roons não têm o mesmo tamanho o melhor é não usar transições.

12-Next Room
Com essa ação você mover-se para a próxima room.Você pode indicar o tipo de efeito de transição entre as roons.

13-Restart Room
Com essa ação você pode dar um restart(recomeço) na room.Você pode indicar o tipo de efeito de transição entre as roons.

14-Different Room
Com esta ação, você pode ir para uma room particular.Você pode indicar o tipo de efeito de transição entre as roons.

15-Check Previous
Esta ação testa se a room anterior existe. Se a room anterior existir, a próxima ação é executada. Você normalmente precisa este teste antes de ir para a room anterior.

16- Check Next
Esta ação testa se a a próxima room existe.Se a próxima room existir, a próxima ação é executada. Você normalmente precisa este teste antes de ir para a proxima room.

PS:Expliquei apenas ações da versão lite,pois muitos novatos não querem comprar a versão pro.
Outra coisa,não tenho nenhuma intenção de ganhar nenhum cargo ou "fama" com esses tutos,estou fazendo esses tutos porque muitos novatos tem duvidas sobre coisas simples e acabam desistindo do GM por causa disso.

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Última edição por Salathiel em Qui 14 Out 2010, 20:47, editado 1 vez(es)

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Qualidade Re: Main actions(1)

Mensagem por Vikintor em Dom 03 Out 2010, 19:34

Você não quer fama mas terá hehe. Isso pelo seu ótimo tutorial.
O problema de quem acaba possuindo a versão pro é simplesmente ignorando a parte básica,isso não é defeito,na verdade é comum.
fazer uma explicação dessa parte foi muito bom.
Cool

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Qualidade Re: Main actions(1)

Mensagem por Mentos e Coca-cola em Ter 05 Out 2010, 21:26

@Salathiel:
muito bom o tuto, bem explicado

@Victor_follador:
Fama ele vai ter mesmo
Eu sou assim, na versão pro só uso coisas avançadas, mais quando to na lite consigo fazer O GAME

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Qualidade Re: Main actions(1)

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