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Script de Texto Letra por Letra

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Script de Texto Letra por Letra Empty Script de Texto Letra por Letra

Mensagem por JV Justino Ter 25 Jan 2011, 14:54

Nome: Script de texto letra por letra
Descrição: Ensinando passo a passo a fazer um texto letra por letra com um script
Nível: Intermediário
Requerimento: GM6, GM7, GM8 Lite ou Pro
Olá a todos!

Vou ensinar um modo simples de fazer o texto aparecer letra por letra

Obs: Sei que aqui no forum ja existem tutoriais que ensinam isso, mas o modo que eu ensinarei é mais simples, usando apenas scripts.

Vamos Começar!Ah num brinca!

Primeiro faça um script e chame-o de scr_message
Nele coloque isso:
Código:
var str,char;
str='' ;
char=0;
draw_set_font(font_message);
draw_set_color(c_black);
draw_sprite(spr_messagebox,0,x,y);
while char<=string_length(argument0)
{
    str=string_copy(argument0,0,char);
    draw_text(x,y,string(str));
    char+=1
    screen_refresh();
    sleep(20);
}
screen_refresh();
keyboard_wait();
screen_redraw();

Explicando o código:

var str,char;

Define as variáveis que usaremos no código

str=' ';
É a variável que é copia o texto do argument0

char=0;
É a variável que define o caractere que sera copiado por vez

draw_set_font(font_message);
Define a fonte usada no texto(troque "font_message" pelo nome da fonte desejada)

draw_set_color(c_black);
Define a cor usada no texto(troque "c_black" pelo nome da cor desejada)

draw_sprite(spr_messagebox,0,x,y);
Desenha a sprite da caixa de mensagem. Você também pode usar um background, usar a função "draw_rectangle" ou não fazer nada disso e deixar o texto sozinho no meio do nada. Troque 'x' e 'y' pela posição desejada

while char<=string_length(argument0);
Enquanto char(o caractere atual) for menor ou igual o número de caracteres do texto do argument0

str=string_copy(argument0,0,spd);
A variável "str" copia os caracteres do argument0 a de 0 até o valor da variável "char"

draw_text(x,y,string(str));
Desenha o texto armazenado na variável "str". Troque 'x' e 'y' pela posição desejada.

char+=1;
Aumenta o número de caracteres a serem copiados.

screen_refresh();
sleep(20)

}
Deixa a imagem da tela congelada e espera 20 milliseconds para realizar o processo novamente.
Este valor pode ser alterado caso queira que as letras apareçam mais rápidamente ou mais demoradamente. Aqui acaba os procedimentos do texto.

Agora as ações que ocorrem após todo o texto ser copiado.

screen_refresh();
Deixa a imagem da tela congelada.

keyboard_wait();
screen_redraw();

Espera que alguma tecla seja pressionada* e redesenha a tela.

*Se deseja que apenas uma específica tecla seja pressionada, apague as três últimas funções e no lugar coloque scr_freeze ou seja, irá chamar um script que faremos agora. Como dito antes, seu nome deve ser scr_freeze.
Nele coloque o seguinte código:
Código:
screen_refresh();
keyboard_wait();
if keyboard_lastkey=vk_enter
screen_redraw();
else
scr_freeze();

Explicando o código:

screen_refresh();
keyboard_wait();

Esses você já deve conhecer. Congela a imagem da tela e espera alguma tecla ser pressionada. Mas como queremos uma tecla específica(Vamos usar "enter") fazemos o seguinte:

if keyboard_lastkey=vk_enter
screen_redraw();

Se a tecla enter for pressionada redesenha a tela.
else scr_freeze();
Se outra tecla for pressionada executa novamente esse script até que a tecla enter seja pressionada.

Para usar o scripts, basta colocar scr_message('Coloque aqui o texto que desejar!').

E este tutorial acaba aqui.ahh...
Espero que tenham gostado, aprendido e entendido!

さよぅなら!

Código feito por Yal, reitrado de sua engine de rpg, e editado por mim.

-Edit-
Uma coisa que esqueci de dizer é que se quiser mostrar mensagens múltiplas, simplismente
coloque:
scr_message('Texto 1')
scr_message('Texto 2')
scr_message('Texto 3')


Simples não é mesmo?


Última edição por JV Justino em Dom 26 Fev 2012, 15:10, editado 6 vez(es)
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Script de Texto Letra por Letra Empty Re: Script de Texto Letra por Letra

Mensagem por F. Nizzio Ter 25 Jan 2011, 15:04

Já existe tutorial ensinando isso. Sinceramente, quem precisa de dois tutoriais ensinando a mesma coisa?

Coisa de gente que faz as coisas só pra ter mais posts --'
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Mensagem por JV Justino Ter 25 Jan 2011, 15:13

F. Nizzio escreveu:Já existe tutorial ensinando isso. Sinceramente, quem precisa de dois tutoriais ensinando a mesma coisa?

Coisa de gente que faz as coisas só pra ter mais posts --'


Foi uma das primeiras coisas que eu disse...
que postei uma coisa simples...

Eu tinha visto um tutorial sobre isto, mas tinha que definir muitas variáveis no create para cada objeto, e no meu exemplo é só usar um ou dois scripts

o que é melhor?
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Mensagem por SonSon3000 Ter 25 Jan 2011, 15:41

e se ele quisesse só ter mais posts, poderia ter sem fazer tutorial algum...
bah, é cada argumento aqui...
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Mensagem por biscoito Ter 25 Jan 2011, 16:32

o tutorial ta otimo bem explicadinho,se ele quisesse mais posts ele faria uma coisa menos trabalhosaaa uaaaii
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Mensagem por JV Justino Ter 25 Jan 2011, 16:42

biscoito escreveu:o tutorial ta otimo bem explicadinho,se ele quisesse mais posts ele faria uma coisa menos trabalhosaaa uaaaii

Que bom que gostou!
Eu quis fazer uma coisa bem feita, pois esse é meu 1° tutorial aqui na GMBR
(na verdade é meu primeiro tudo aqui xD)
Obrigado por comentar!
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Mensagem por F. Nizzio Ter 25 Jan 2011, 17:47

joao vitor jv escreveu:
F. Nizzio escreveu:Já existe tutorial ensinando isso. Sinceramente, quem precisa de dois tutoriais ensinando a mesma coisa?

Coisa de gente que faz as coisas só pra ter mais posts --'


Foi uma das primeiras coisas que eu disse...
que postei uma coisa simples...

Eu tinha visto um tutorial sobre isto, mas tinha que definir muitas variáveis no create para cada objeto, e no meu exemplo é só usar um ou dois scripts

o que é melhor?

Lol nem li seu tutorial, só tinha visto o titulo, perdão Happy
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Mensagem por Anderson3d Ter 25 Jan 2011, 19:09

Jesus cristo fazem de tudo pra arrumar confusão.
Ótimo tutorial, parabéns e continue assim.
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Mensagem por JV Justino Ter 25 Jan 2011, 19:15

Anderson3d escreveu:Jesus cristo fazem de tudo pra arrumar confusão.
Ótimo tutorial, parabéns e continue assim.

Muito obrigado pelo elogio
Quanto a confusão não tem nada a ver com o tópico
então vamos esquecer disso...
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