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[Resolvido]Usar maps
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[Resolvido]Usar maps
Certa vez ,estava eu vendo uns jogos num cd de computador que eu comprei.
Então eu olhei um jogo muito legal de guerra.Seu nome (apelido na verdade) era REC WAR.
Como eu gosto de dar umas fuçadas percebi vários coisas nele:arquivos com extensão .dat.
Abri ele com o bloco de notas e vi algumas configurações.Só que algo me intrigou ainda mais :Havia alguns arquivos com extensão .map,e o mais interessante é que tinha um criador de mapas.Usando então meu grande computador(The brain!) liguei os dois e me esqueci disso.(Na época só queria jogar).
Então tempo passa e muitas ocorreram até o dia do concurso quinzenal #3.Quando vi que nosso grande amigo Kabeção(O_O Big head) tinha usado em seu jogo arquivos com a mesma extensão( .map).
Depois de tanta baboseira vem as perguntas:
-Como eu uso os aquivos .map no meu jogo;
-Onde eu acho um editor de map,
-Como eu crio um editor de maps.
Se vc não souber responder essas perguntas então por favor dê umas dicas.
Desculpe a Sr. Gramática se sentir ofendida.
Então eu olhei um jogo muito legal de guerra.Seu nome (apelido na verdade) era REC WAR.
Como eu gosto de dar umas fuçadas percebi vários coisas nele:arquivos com extensão .dat.
Abri ele com o bloco de notas e vi algumas configurações.Só que algo me intrigou ainda mais :Havia alguns arquivos com extensão .map,e o mais interessante é que tinha um criador de mapas.Usando então meu grande computador(The brain!) liguei os dois e me esqueci disso.(Na época só queria jogar).
Então tempo passa e muitas ocorreram até o dia do concurso quinzenal #3.Quando vi que nosso grande amigo Kabeção(O_O Big head) tinha usado em seu jogo arquivos com a mesma extensão( .map).
Depois de tanta baboseira vem as perguntas:
-Como eu uso os aquivos .map no meu jogo;
-Onde eu acho um editor de map,
-Como eu crio um editor de maps.
Se vc não souber responder essas perguntas então por favor dê umas dicas.
Desculpe a Sr. Gramática se sentir ofendida.
Última edição por Hatzo enkiri em Sáb 02 Out 2010, 20:10, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido]Usar maps
Um mapa nada mais é que a representação em arquivo de um nivel ou room.
E claro que voce pode colocar qualquer informação sobre cada objeto, background etc, mais basicamente seria isso. Em resposta a outro tópico eu criei um leitor/gravador de rooms, que pode ser extendido para gravar qualquer propriedade. Veja:
Depois voce coloca um objeto de controle para ler e salvar o conteudo da room e pode usar aquela rotina que eu te falei do outro tópico.
Tente fazer e va postando suas duvidas.
Flsws!
E claro que voce pode colocar qualquer informação sobre cada objeto, background etc, mais basicamente seria isso. Em resposta a outro tópico eu criei um leitor/gravador de rooms, que pode ser extendido para gravar qualquer propriedade. Veja:
- Código:
http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f8/exportar-room-preciso-muitissimo-aprender-isso-t10925.htm#82199
Depois voce coloca um objeto de controle para ler e salvar o conteudo da room e pode usar aquela rotina que eu te falei do outro tópico.
Tente fazer e va postando suas duvidas.
Flsws!
Re: [Resolvido]Usar maps
Mestre Vinians vou aproveitar seu tuto e o que vc falou e vou tentar aki.
Isso é para o meu jogo do concurso eu queria aumentar a interatividade do jogo.
Mais uma coisa:Como eu faço para carregar esse map e qualquer outro arquivo de uma pasta no diretório atual (eu sei que tem que usar aquele working_directory)?
Agradeço desde já.
@off-Nossa Não sei como vc conseguiu fazer auqle jogo usando apenas um objeto.
Parabéns mesmo.E qual compilador de delphi vc usa?
Isso é para o meu jogo do concurso eu queria aumentar a interatividade do jogo.
Mais uma coisa:Como eu faço para carregar esse map e qualquer outro arquivo de uma pasta no diretório atual (eu sei que tem que usar aquele working_directory)?
Agradeço desde já.
@off-Nossa Não sei como vc conseguiu fazer auqle jogo usando apenas um objeto.
Parabéns mesmo.E qual compilador de delphi vc usa?
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Re: [Resolvido]Usar maps
Valeu amigão, mais ainda estou estudando muito, quem sabe daqui uns tempos eu possa até virar mestre hehehehHatzo enkiri escreveu:Mestre Vinians vou aproveitar seu tuto e o que vc falou e vou tentar aki.
Isso é para o meu jogo do concurso eu queria aumentar a interatividade do jogo.
Certo, o working_directory é o diretorio onde esta seu game. Se voce quer dar ao seu jogador capacidade de ler o arquivo em qualquer lugar voce pode usar a funcao get_open_filename("room files|*.rom, "") . Veja:
Mais uma coisa:Como eu faço para carregar esse map e qualquer outro arquivo de uma pasta no diretório atual (eu sei que tem que usar aquele working_directory)?
Agradeço desde já.
- Código:
var arquivo;
arquivo = get_open_filename("room files|*.rom, ""); //O player escolhe o arquivo
//Daqui pra baixo voce usa a rotina de ler
room_read(arquivo); //por exemplo
- Código:
var arquivo;
arquivo = get_save_filename("room files|*.rom, ""); //O player escolhe o nome do arquivo ou sobrepoe
//Daqui pra baixo chame a funcao de salvar
room_save(arquivo); //por exemplo
Pois é foi bem legal fazer aquele game, pra mim foi uma experiência unica e me ajudou bastante a aprimorar meu GML!
@off-Nossa Não sei como vc conseguiu fazer auqle jogo usando apenas um objeto.
Parabéns mesmo.E qual compilador de delphi vc usa?
Quando programo em Delphi, uso o Delphi 7.
flws!
Re: [Resolvido]Usar maps
Agora a dúvida final.
Como eu faço para que o jogo identifique todas as fases existentes dentro do diretório.Como o Warcraft e Age of empires e o jogo que eu falei o REC WAR?
É só isso e desculpe pelas múltiplas perguntas.
Como eu faço para que o jogo identifique todas as fases existentes dentro do diretório.Como o Warcraft e Age of empires e o jogo que eu falei o REC WAR?
É só isso e desculpe pelas múltiplas perguntas.
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Re: [Resolvido]Usar maps
Você pode criar um esquema em que o nome do arquivo seja o nome da room. Por exemplo:Hatzo enkiri escreveu:Agora a dúvida final.
Como eu faço para que o jogo identifique todas as fases existentes dentro do diretório.Como o Warcraft e Age of empires e o jogo que eu falei o REC WAR?
É só isso e desculpe pelas múltiplas perguntas.
Se sua room se chamar "roomFase1" o arquivo poderá se chamar "roomFase1.rom", sendo assim voce pode colocar no inicio de cada room em um objeto de controle:
var file;
file = room_get_name(room) + ".rom"; //monta o nome do arquivo baseado no nome da room atual
room_read(file); //le a dita cuja
Basicamente seria isso!
flsw!
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