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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
exportar room [preciso muitissimo aprender isso]
3 participantes
Página 1 de 1
exportar room [preciso muitissimo aprender isso]
bom, eu a um tempo atras encontrei este forum e comecei a aprender GML... não passou muito tempo e minha internet foi desligada e foi então que só assim eu consegui parar para raciocinar e entender o que era lógico, claro, óbvio, evidente.. e complicado...
tô zoando, eu aprendi muitoooooooooooooo
mas tem 1 coisa que me aflinge toda vez que encosto minha cabeça no travesseiro a noite: como exportar uma resource com um código GML
ex: algo semelhante com esse:
room_export(diretorio,nome)
room_import(diretorio,nome)
mas eu pesquisei no script do GM varias palavras como export, import, save, load, etc, mas não decobri.
na real eu queria isso pra salvar a room, já vi varios jogos que fazem isso, eles salvam a room, se abrir depois com o bloco de notas, dá pra ver uma lista mais ou menos assim:
obj_ex_1,x,y
obj_ex_1,50,637
obj_ex_2,324,895
é só um exemplo, eu queria que o jogo exportasse a room e depois fosse possível abrir novamente
obs: dá pra fazer com game save e game load, eu já fiz um programa que cria jogos de sokoban quando tava sem net e deu super certo, mas eu sei que tem como exportar e quero aprender
alias eu quero fazer um loading, mas eu tenho que descobrir de alguma forma COMO QUE EU FAÇO PRA IMPORTAR OS RESOURCES, exportar, dá pra fazer na hora de fazer o jogo no GM, eu quero que a executavel final faça isso em um determinado momento (tipo quando o jogador clica em save) mas exportar no GM dá, mas eu preciso aprender a importar resources durante o jogo que eu tenho um jogo que o único motivo de eu não terminar é ter ficado pesado
tô zoando, eu aprendi muitoooooooooooooo
mas tem 1 coisa que me aflinge toda vez que encosto minha cabeça no travesseiro a noite: como exportar uma resource com um código GML
ex: algo semelhante com esse:
room_export(diretorio,nome)
room_import(diretorio,nome)
mas eu pesquisei no script do GM varias palavras como export, import, save, load, etc, mas não decobri.
na real eu queria isso pra salvar a room, já vi varios jogos que fazem isso, eles salvam a room, se abrir depois com o bloco de notas, dá pra ver uma lista mais ou menos assim:
obj_ex_1,x,y
obj_ex_1,50,637
obj_ex_2,324,895
é só um exemplo, eu queria que o jogo exportasse a room e depois fosse possível abrir novamente
obs: dá pra fazer com game save e game load, eu já fiz um programa que cria jogos de sokoban quando tava sem net e deu super certo, mas eu sei que tem como exportar e quero aprender
alias eu quero fazer um loading, mas eu tenho que descobrir de alguma forma COMO QUE EU FAÇO PRA IMPORTAR OS RESOURCES, exportar, dá pra fazer na hora de fazer o jogo no GM, eu quero que a executavel final faça isso em um determinado momento (tipo quando o jogador clica em save) mas exportar no GM dá, mas eu preciso aprender a importar resources durante o jogo que eu tenho um jogo que o único motivo de eu não terminar é ter ficado pesado
Re: exportar room [preciso muitissimo aprender isso]
nao tem como...
voce tera que escrever as posicoes de todos os objetos num .ini...
depois ler...
FLW
voce tera que escrever as posicoes de todos os objetos num .ini...
depois ler...
FLW
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: exportar room [preciso muitissimo aprender isso]
eu não sei fazer ini eu ia pesquisar ainda mais hoje... eu já pesquisei e não encontrei, você pode me indicar algum tutorial? valew ai!
e... eu lembrei como que faz para importar resource, basta colocar os códigos _add que da certo!
e... eu lembrei como que faz para importar resource, basta colocar os códigos _add que da certo!
Re: exportar room [preciso muitissimo aprender isso]
Amigo, criei 2 scripts pra você um para salvar a room e outro para ler.
Para usa-los crie um script e de o nome de room_save coloque este código:
var handle, file_name;
file_name = argument0;
handle = file_text_open_write(file_name);
with (all)
{
file_text_write_string(handle, string(x) + ";" +
string(y) + ";" +
string(object_index) + ";" +
string(sprite_index) + ";");
file_text_writeln(handle);
}
file_text_close(handle);
E agora para ler chame de room_read
var handle, file_name, line, prop, in;
file_name = argument0;
handle = file_text_open_read(file_name);
while not file_text_eof(handle)
{
line = file_text_read_string(handle);
file_text_readln(handle);
i = 1;
while(line <> "")
{
p = string_pos(";", line);
prop[i] = string_copy(line, 1, p - 1);
line = string_delete(line, 1, p);
i += 1;
}
in = instance_create(real(prop[1]), real(prop[2]), real(prop[3]));
in.sprite_index = real(prop[4]);
}
file_text_close(handle);
Com isso voce poderá savar qualquer room e ler. Basta criar um objeto e chamar em algum evento:
Basicamente é isso, flws!
Para usa-los crie um script e de o nome de room_save coloque este código:
var handle, file_name;
file_name = argument0;
handle = file_text_open_write(file_name);
with (all)
{
file_text_write_string(handle, string(x) + ";" +
string(y) + ";" +
string(object_index) + ";" +
string(sprite_index) + ";");
file_text_writeln(handle);
}
file_text_close(handle);
E agora para ler chame de room_read
var handle, file_name, line, prop, in;
file_name = argument0;
handle = file_text_open_read(file_name);
while not file_text_eof(handle)
{
line = file_text_read_string(handle);
file_text_readln(handle);
i = 1;
while(line <> "")
{
p = string_pos(";", line);
prop[i] = string_copy(line, 1, p - 1);
line = string_delete(line, 1, p);
i += 1;
}
in = instance_create(real(prop[1]), real(prop[2]), real(prop[3]));
in.sprite_index = real(prop[4]);
}
file_text_close(handle);
Com isso voce poderá savar qualquer room e ler. Basta criar um objeto e chamar em algum evento:
- Código:
room_save("minha_room.rom");
- Código:
room_read("minha_room.rom");
Basicamente é isso, flws!
Re: exportar room [preciso muitissimo aprender isso]
Autor: Gusba
Link: http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/manipulando-arquivos-ini-t2153.htm
Descricao: manipulando INI
Link: http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/manipulando-arquivos-ini-t2153.htm
Descricao: manipulando INI
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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