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exportar room [preciso muitissimo aprender isso]

3 participantes

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exportar room [preciso muitissimo aprender isso] Empty exportar room [preciso muitissimo aprender isso]

Mensagem por Henrique_GJ Sáb 02 Out 2010, 17:17

bom, eu a um tempo atras encontrei este forum e comecei a aprender GML... não passou muito tempo e minha internet foi desligada e foi então que só assim eu consegui parar para raciocinar e entender o que era lógico, claro, óbvio, evidente.. e complicado...

tô zoando, eu aprendi muitoooooooooooooo

mas tem 1 coisa que me aflinge toda vez que encosto minha cabeça no travesseiro a noite: como exportar uma resource com um código GML

ex: algo semelhante com esse:

room_export(diretorio,nome)
room_import(diretorio,nome)

mas eu pesquisei no script do GM varias palavras como export, import, save, load, etc, mas não decobri.

na real eu queria isso pra salvar a room, já vi varios jogos que fazem isso, eles salvam a room, se abrir depois com o bloco de notas, dá pra ver uma lista mais ou menos assim:

obj_ex_1,x,y
obj_ex_1,50,637
obj_ex_2,324,895

é só um exemplo, eu queria que o jogo exportasse a room e depois fosse possível abrir novamente

obs: dá pra fazer com game save e game load, eu já fiz um programa que cria jogos de sokoban quando tava sem net e deu super certo, mas eu sei que tem como exportar e quero aprender

alias eu quero fazer um loading, mas eu tenho que descobrir de alguma forma COMO QUE EU FAÇO PRA IMPORTAR OS RESOURCES, exportar, dá pra fazer na hora de fazer o jogo no GM, eu quero que a executavel final faça isso em um determinado momento (tipo quando o jogador clica em save) mas exportar no GM dá, mas eu preciso aprender a importar resources durante o jogo que eu tenho um jogo que o único motivo de eu não terminar é ter ficado pesado
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exportar room [preciso muitissimo aprender isso] Empty Re: exportar room [preciso muitissimo aprender isso]

Mensagem por PedroX Sáb 02 Out 2010, 18:02

nao tem como...
voce tera que escrever as posicoes de todos os objetos num .ini...
depois ler...

FLW

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Mensagem por Henrique_GJ Sáb 02 Out 2010, 18:05

eu não sei fazer ini eu ia pesquisar ainda mais hoje... eu já pesquisei e não encontrei, você pode me indicar algum tutorial? valew ai!

e... eu lembrei como que faz para importar resource, basta colocar os códigos _add que da certo!
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Mensagem por vinians Sáb 02 Out 2010, 18:16

Amigo, criei 2 scripts pra você um para salvar a room e outro para ler.
Para usa-los crie um script e de o nome de room_save coloque este código:

var handle, file_name;
file_name = argument0;
handle = file_text_open_write(file_name);
with (all)
{
file_text_write_string(handle, string(x) + ";" +
string(y) + ";" +
string(object_index) + ";" +
string(sprite_index) + ";");
file_text_writeln(handle);
}
file_text_close(handle);


E agora para ler chame de room_read


var handle, file_name, line, prop, in;
file_name = argument0;
handle = file_text_open_read(file_name);
while not file_text_eof(handle)
{
line = file_text_read_string(handle);
file_text_readln(handle);
i = 1;
while(line <> "")
{
p = string_pos(";", line);
prop[i] = string_copy(line, 1, p - 1);
line = string_delete(line, 1, p);
i += 1;
}
in = instance_create(real(prop[1]), real(prop[2]), real(prop[3]));
in.sprite_index = real(prop[4]);

}
file_text_close(handle);

Com isso voce poderá savar qualquer room e ler. Basta criar um objeto e chamar em algum evento:
Código:

room_save("minha_room.rom");
Para ler voce cria um objeto controle ou colocar no evento de criação da room:
Código:

room_read("minha_room.rom");

Basicamente é isso, flws!
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exportar room [preciso muitissimo aprender isso] Empty Re: exportar room [preciso muitissimo aprender isso]

Mensagem por PedroX Sáb 02 Out 2010, 18:20

Autor: Gusba
Link: http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/manipulando-arquivos-ini-t2153.htm
Descricao: manipulando INI

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Mensagem por Henrique_GJ Sáb 02 Out 2010, 19:16

muito obrigado a todos! valewwwwww
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