Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» [Duvida] O que aprender
Hoje à(s) 02:56 por Thiago Jaqueta

» [DÚVIDA] Colisão de objeto afetar apenas um
Hoje à(s) 02:48 por Thiago Jaqueta

» colisão de queda após outra colisão dando problema
Ter 27 Jun 2017, 20:18 por Willy

» BUILD FAILED: Cannot find BUILD.xml
Seg 26 Jun 2017, 14:50 por ReisBlender

» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
Sex 23 Jun 2017, 20:33 por Willy

» Regras do Fórum
Sex 23 Jun 2017, 19:02 por GMBR

» Retorno da GMBR!!!
Ter 24 Jan 2017, 15:43 por GMBR

» Jogo Dengue HTML
Seg 30 Nov 2015, 16:17 por guga

» Criando IA Simples para inimigos
Qua 25 Nov 2015, 19:22 por DJDAVYD

» Ordenar variavel em ordem decrescente
Sex 28 Ago 2015, 21:09 por Kodained

» Crio Trilha Sonora para Games!
Qui 27 Ago 2015, 13:50 por Isaias Malafaia

» Problema com Colisão
Qui 27 Ago 2015, 12:30 por The_Game

» Quem quer Uma Engine, e de Quê?
Qui 27 Ago 2015, 09:22 por theguitarmester

» [RESOLV]Como adicionar 2 objetos na mesma posição?
Qua 26 Ago 2015, 11:38 por Bhryenno Kelvyn Carlson

» Sistema de porta!!!
Ter 25 Ago 2015, 21:29 por theguitarmester

» Venda de objetos em Inventário - Multiplicado
Seg 24 Ago 2015, 18:33 por AG Hydra

» Atirar na direção certa
Seg 24 Ago 2015, 09:03 por theguitarmester

» Western Duels
Seg 24 Ago 2015, 07:47 por theguitarmester

» Problemas na compilação android
Dom 23 Ago 2015, 23:43 por Zero.

» Dúvida sobre strings, lendo txt
Sab 22 Ago 2015, 20:31 por Pai véi

» Como estabilizar um som
Sab 22 Ago 2015, 19:03 por Isquilo_Roedor

» Janela Modal
Sab 22 Ago 2015, 09:23 por Pai véi

» Sobre instance Creation Code
Sab 22 Ago 2015, 08:39 por Pai véi

» LudumDare #33
Sex 21 Ago 2015, 21:17 por WellingtonBecker

» Como fazer um temporizador
Sex 21 Ago 2015, 19:02 por Isquilo_Roedor

Quem está conectado
13 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 13 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 324 em Ter 05 Out 2010, 13:36

IA aprenda como usá-la apenas com alguns exemplos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

IA aprenda como usá-la apenas com alguns exemplos

Mensagem por Convidad em Qui 08 Maio 2008, 21:59

Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point


IA aprenda como usá-la apenas com alguns exemplos

Ferramenta utilizada: Game Maker 6.1
Dificuldade: Intermediário/Avançado

Antes de tudo, vou explicar o que é IA, vocês acham que pode ser chato, mas isso serve pra bastante gente.
Nessa matéria, não vou dar códigos completos, vou explicar e dar alguns exemplos.

IA significa Inteligência Artificial. Ela funciona de um jeito bem simples, mas que pode ser muito complicado também, quando o player executa uma ação o inimigo reage, para muitos isso pode ser um bicho de sete cabeças.

Um dos exemplos que citei na matéria Dicas Simples - Parte 3 foi, quando o player se aproximava do inimigo, o inimigo reagia, isso é bem simples, vou formar um outro código pra vocês:
Código:

// andar em direção do personagem.
if player.x>inimigo.x then inimigo.x+=3;
if player.x<inimigo.x then inimigo.x-=3;

Um exemplo simples, dado por Hiperbite.

IA, é condição-ação, ou seja, se o personagem chega perto, o inimigo ataca, se o personagem fica parado, o inimigo atira, é só saber os códigos certos.

Bom, então vamos começar.

IA, condição-ação.

Esse é o básico que qualquer user de game maker deve saber para executar uma IA.
Vou dar um exemplo, de condição-ação, ou seja, se eu me aproximo do inimigo ele ataca.

Coloque isso no evento Step do seu inimigo.

Código:
if distance_to_object(Player)<37
{
//ação
}

Coloque em ação o que o seu inimigo vai fazer, ele pode atirar, pular, e mais. É só saber desenvolver os códigos.
Como exemplo, eu coloquei esse no evento Alarm0:

Código:
if distance_to_object(Player)<37
{
pode_atirar=false; //se a variavel pode_atirar for falsa, o inimigo atira.
instance_create(x-1,y,obj_tiro);
}

alarm[0]=60

Para que este código seja executado, deve se criar a variável pode_atirar no evento Create do seu inimigo.


Eu acho que depois disso, já deu pra entender o que é IA e como ela funciona né?

Valeu!

Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum