[RESOLVIDO]problema com score de poder

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[RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por Lord Minus em Sex 01 Out 2010, 14:54

Pessoal do gmbr peco que me ajudem eu uso um poder que ao pressionar espaço perde -1 de score mas tem momentos que o score fica negativo eu quero que quando o score fique zero e o personagem tente usar o poder apareça a mensagem eu sei colocar a mensagem mas ñ sei como fazer com que o score ñ fique negativo

Desde já agradeço a todos que tentarem me ajudar sorrindo2 computador


Última edição por !GO┴E! em Seg 04 Out 2010, 15:51, editado 3 vez(es)

Lord Minus

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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por freysun em Sex 01 Out 2010, 14:56

tenta colocar assim,na score coloque -1 e marque a opção
relative

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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por Lord Minus em Sex 01 Out 2010, 14:59

espera um pouco vou dar um edit

___EDITING...____


continua ficando negativo

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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por CLS em Sex 01 Out 2010, 15:04

Coloque esse código no evento Step:

Código:
if score = 0
{
show_message("Você não tem pontos suficientes!")
}
else
{
exit
}

CLS

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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por Lord Minus em Sex 01 Out 2010, 15:08

CLS escreveu:Coloque esse código no evento Step:

Código:
if score = 0
{
show_message("Você não tem pontos suficientes!")
}
else
{
exit
}

obrigado por postar mas o código aparece infinitas vezes se voce pressionar

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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por fonetico em Sex 01 Out 2010, 15:09

CLS escreveu:Coloque esse código no evento Step:

Código:
if score = 0
{
show_message("Você não tem pontos suficientes!")
}
else
{
exit
}

É quase isso. O problema de se colocar score = 0, significa que só vai ter efeito o código se o score ficar 0, não abaixo disto. Esse tipo de erro pode ocorrer se o score for subtraído de uma vez só para um número abaixo de 0.

Então para arrumar, troque score = 0 por score <= 0. Que assim, há efeito se for menor ou igual que 0.

- EDITADO -

Para que a mensagem não apareça várias vezes, você pode usar uma variável para checar se a mensagem já apareceu. Para isso, coloque o código abaixo em um evento que se repete, como o step por exemplo:


var msg //define a var msg
msg = false; //torna a var falsa

if score <= 0 && msg = false //verif. o score e se a caixa de msg já apareceu
{
score = 0 //o score zera
msg = true // torna a var verdadeira
show_message("Você não tem pontos o suficientes para usar este poder"); //mostra a mensagem
}

// E agora, para que ao ter mais pontos, poder mostrar a mensagem novamente:

if score > 0 //verif. o score
msg = false; // torna a var false


Espero que funcione!


Última edição por fonetico em Sex 01 Out 2010, 15:15, editado 2 vez(es)

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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por CRP-Max em Sex 01 Out 2010, 15:10

Use este comando no step

if score <= 0//quando o score for menor ou igual a 0
{
score=0//ele faz o score ser zero e nunca sera menos que isso
}

Mas, ele só atira se tiver score?
Se for isso tem que fazer mais coisa.



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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por CLS em Sex 01 Out 2010, 15:24

fonetico escreveu:
CLS escreveu:Coloque esse código no evento Step:

Código:
if score = 0
{
show_message("Você não tem pontos suficientes!")
}
else
{
exit
}

É quase isso. O problema de se colocar score = 0, significa que só vai ter efeito o código se o score ficar 0, não abaixo disto. Esse tipo de erro pode ocorrer se o score for subtraído de uma vez só para um número abaixo de 0.

Então para arrumar, troque score = 0 por score <= 0. Que assim, há efeito se for menor ou igual que 0.

- EDITADO -

Para que a mensagem não apareça várias vezes, você pode usar uma variável para checar se a mensagem já apareceu. Para isso, coloque o código abaixo em um evento que se repete, como o step por exemplo:


var msg //define a var msg
msg = false; //torna a var falsa

if score <= 0 && msg = false //verif. o score e se a caixa de msg já apareceu
{
score = 0 //o score zera
msg = true // torna a var verdadeira
show_message("Você não tem pontos o suficientes para usar este poder"); //mostra a mensagem
}

// E agora, para que ao ter mais pontos, poder mostrar a mensagem novamente:

if score > 0 //verif. o score
msg = false; // torna a var false


Espero que funcione!

Obrigado por me corrigir fonético!
Eu esqueci deste sinal "<" porque estava ocupado fazendo outra coisa!
Agora não vou esquecer mais!

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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por Lord Minus em Sex 01 Out 2010, 15:25

fonetico escreveu:
CLS escreveu:Coloque esse código no evento Step:

Código:
if score = 0
{
show_message("Você não tem pontos suficientes!")
}
else
{
exit
}

É quase isso. O problema de se colocar score = 0, significa que só vai ter efeito o código se o score ficar 0, não abaixo disto. Esse tipo de erro pode ocorrer se o score for subtraído de uma vez só para um número abaixo de 0.

Então para arrumar, troque score = 0 por score <= 0. Que assim, há efeito se for menor ou igual que 0.

- EDITADO -

Para que a mensagem não apareça várias vezes, você pode usar uma variável para checar se a mensagem já apareceu. Para isso, coloque o código abaixo em um evento que se repete, como o step por exemplo:


var msg //define a var msg
msg = false; //torna a var falsa

if score <= 0 && msg = false //verif. o score e se a caixa de msg já apareceu
{
score = 0 //o score zera
msg = true // torna a var verdadeira
show_message("Você não tem pontos o suficientes para usar este poder"); //mostra a mensagem
}

// E agora, para que ao ter mais pontos, poder mostrar a mensagem novamente:

if score > 0 //verif. o score
msg = false; // torna a var false


Espero que funcione!



ñ funcionouu

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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por CRP-Max em Sex 01 Out 2010, 15:31

fonetico escreveu:
CLS escreveu:Coloque esse código no evento Step:

Código:
if score = 0
{
show_message("Você não tem pontos suficientes!")
}
else
{
exit
}

É quase isso. O problema de se colocar score = 0, significa que só vai ter efeito o código se o score ficar 0, não abaixo disto. Esse tipo de erro pode ocorrer se o score for subtraído de uma vez só para um número abaixo de 0.

Então para arrumar, troque score = 0 por score <= 0. Que assim, há efeito se for menor ou igual que 0.

- EDITADO -

Para que a mensagem não apareça várias vezes, você pode usar uma variável para checar se a mensagem já apareceu. Para isso, coloque o código abaixo em um evento que se repete, como o step por exemplo:

<gml class="brush:gml;">
var msg //define a var msg
msg = false; //torna a var falsa

if score <= 0 && msg = false //verif. o score e se a caixa de msg já apareceu
{
score = 0 //o score zera
msg = true // torna a var verdadeira
show_message("Você não tem pontos o suficientes para usar este poder"); //mostra a mensagem
}

// E agora, para que ao ter mais pontos, poder mostrar a mensagem novamente:

if score > 0 //verif. o score
msg = false; // torna a var false
</gml>

Espero que funcione!

var msg //define a var msg
msg = false; //torna a var falsa

Na verdade isso deve ser definido no criate, por que se definir isto no step a variável msg sempre tera o valor de false.

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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por Lord Minus em Sex 01 Out 2010, 15:35

CRP-Max escreveu:Use este comando no step

if score <= 0//quando o score for menor ou igual a 0
{
score=0//ele faz o score ser zero e nunca sera menos que isso
}

Mas, ele só atira se tiver score?
Se for isso tem que fazer mais coisa.




ops errei
deu certo mas os raios ainda saem

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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por freysun em Sex 01 Out 2010, 15:39

Tenta isso:
Código:
if score <=0
{
show_message("Seus pontos acabaram")
score=+1
}
Explicação:
se a score foi menor que zero,show message,e sua score aumentará +1
para não se tornar negativa


Última edição por freysun em Sex 01 Out 2010, 15:43, editado 1 vez(es)

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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por CRP-Max em Sex 01 Out 2010, 15:42

Uma pergunta, esse código você colocou no step?
Se para dar o tiro você aperta uma tecla, o código tem que ser executado no evento da tecla, então faça assim.
No evento da tecla (tipo, se apertar o espaço,ctrl,ou o que você usa pra atirar).

if score<=0
{
show_message("Seus pontos acabaram")//caso tenha gostado da mensagem
score=0
}
else
{
//o comando que você usa para atirar
}


Agora vai dar certo ele só vai atirar se tiver score.


Última edição por CRP-Max em Sex 01 Out 2010, 15:47, editado 1 vez(es)

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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por Lord Minus em Sex 01 Out 2010, 15:46

freysun escreveu:Tenta isso:
Código:
if score <=0
{
show_message("Seus pontos acabaram")
score=+1
}
Explicação:
se a score foi menor que zero,show message,e sua score aumentará +1
para não se tornar negativa


depois de aparecer a mensagem o raio aparece na frente e segue o caminho destruindo do mesmo jeito

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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por freysun em Sex 01 Out 2010, 15:47

Mas vc quer que quaqndo acaba os pontos raio não vai ser ativado?

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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por Lord Minus em Sex 01 Out 2010, 15:51

CRP-Max escreveu:Uma pergunta, esse código você colocou no step?
Se para dar o tiro você aperta uma tecla, o código tem que ser executado no evento da tecla, então faça assim.
No evento da tecla (tipo, se apertar o espaço,ctrl,ou o que você usa pra atirar).

if score<=0
{
show_message("Seus pontos acabaram")//caso tenha gostado da mensagem
score=0
}
else
{
//o comando que você usa para atirar
}


Agora vai dar certo ele só vai atirar se tiver score.



continua aparecendo raios

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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por freysun em Sex 01 Out 2010, 15:53

Ué mas vc quer qe quando não tem pontos,o raio não aparece?

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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por Lord Minus em Sex 01 Out 2010, 15:54

ehhh até o persogem pegar mais pontos

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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por freysun em Sex 01 Out 2010, 15:57

Vou tentar fazer,depois dou um edit

Edit
Faça outro objeto igual ao outro só que sem raio
e coloque o code:
Código:
if score <=0
{
show_message("Você não tem mais pontos")
instance_change()
score=+1
}
Em vez de () no instance change dentro do parenteses coloque o nome do segundo objeto.

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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por Lord Minus em Sex 01 Out 2010, 16:26

ñ entendi bem que obj vc quer q eu crie

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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por freysun em Sex 01 Out 2010, 16:53

Um outro objeto,igual ao primeiro,mas sem o poder
agora no primeiro objeto coloque o code que eu te falei
e na quele que está entre parenteses,coloque o nome do objeto 2
Ex:
Código:
if score <=0
{
show_message("Você não tem mais pontos")
instance_change(object2,0,0)
score=+1
}



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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por Lord Minus em Sex 01 Out 2010, 17:05

fika dizendo que a quarta linha ta errada

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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

Mensagem por freysun em Sex 01 Out 2010, 17:28

Pera irei testar o jogo,depois dou edit

Edit
Agora coloquei para que quando vc tiver 1 score ele vira o primeiro:
Código:
if score <=0
{
show_message("Você não tem mais pontos")
instance_change(object2,no)
score=+1
}
if score=1
{
show_message("Agora você tem pontos")
instance_change(object1,no)
}
Viu nos objects 1 e 2 coloque o objeto do player.

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