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[RESOLVIDO]problema com score de poder

em Sex 01 Out 2010, 14:54
Pessoal do gmbr peco que me ajudem eu uso um poder que ao pressionar espaço perde -1 de score mas tem momentos que o score fica negativo eu quero que quando o score fique zero e o personagem tente usar o poder apareça a mensagem eu sei colocar a mensagem mas ñ sei como fazer com que o score ñ fique negativo

Desde já agradeço a todos que tentarem me ajudar sorrindo2 computador


Última edição por !GO┴E! em Seg 04 Out 2010, 15:51, editado 3 vez(es)
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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

em Sex 01 Out 2010, 14:56
tenta colocar assim,na score coloque -1 e marque a opção
relative
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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

em Sex 01 Out 2010, 14:59
espera um pouco vou dar um edit

___EDITING...____


continua ficando negativo
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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

em Sex 01 Out 2010, 15:04
Coloque esse código no evento Step:

Código:
if score = 0
{
show_message("Você não tem pontos suficientes!")
}
else
{
exit
}
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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

em Sex 01 Out 2010, 15:08
@CLS escreveu:Coloque esse código no evento Step:

Código:
if score = 0
{
show_message("Você não tem pontos suficientes!")
}
else
{
exit
}

obrigado por postar mas o código aparece infinitas vezes se voce pressionar
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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

em Sex 01 Out 2010, 15:09
@CLS escreveu:Coloque esse código no evento Step:

Código:
if score = 0
{
show_message("Você não tem pontos suficientes!")
}
else
{
exit
}

É quase isso. O problema de se colocar score = 0, significa que só vai ter efeito o código se o score ficar 0, não abaixo disto. Esse tipo de erro pode ocorrer se o score for subtraído de uma vez só para um número abaixo de 0.

Então para arrumar, troque score = 0 por score <= 0. Que assim, há efeito se for menor ou igual que 0.

- EDITADO -

Para que a mensagem não apareça várias vezes, você pode usar uma variável para checar se a mensagem já apareceu. Para isso, coloque o código abaixo em um evento que se repete, como o step por exemplo:


var msg //define a var msg
msg = false; //torna a var falsa

if score <= 0 && msg = false //verif. o score e se a caixa de msg já apareceu
{
score = 0 //o score zera
msg = true // torna a var verdadeira
show_message("Você não tem pontos o suficientes para usar este poder"); //mostra a mensagem
}

// E agora, para que ao ter mais pontos, poder mostrar a mensagem novamente:

if score > 0 //verif. o score
msg = false; // torna a var false


Espero que funcione!


Última edição por fonetico em Sex 01 Out 2010, 15:15, editado 2 vez(es)
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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

em Sex 01 Out 2010, 15:10
Use este comando no step

if score <= 0//quando o score for menor ou igual a 0
{
score=0//ele faz o score ser zero e nunca sera menos que isso
}

Mas, ele só atira se tiver score?
Se for isso tem que fazer mais coisa.


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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

em Sex 01 Out 2010, 15:24
@fonetico escreveu:
@CLS escreveu:Coloque esse código no evento Step:

Código:
if score = 0
{
show_message("Você não tem pontos suficientes!")
}
else
{
exit
}

É quase isso. O problema de se colocar score = 0, significa que só vai ter efeito o código se o score ficar 0, não abaixo disto. Esse tipo de erro pode ocorrer se o score for subtraído de uma vez só para um número abaixo de 0.

Então para arrumar, troque score = 0 por score <= 0. Que assim, há efeito se for menor ou igual que 0.

- EDITADO -

Para que a mensagem não apareça várias vezes, você pode usar uma variável para checar se a mensagem já apareceu. Para isso, coloque o código abaixo em um evento que se repete, como o step por exemplo:


var msg //define a var msg
msg = false; //torna a var falsa

if score <= 0 && msg = false //verif. o score e se a caixa de msg já apareceu
{
score = 0 //o score zera
msg = true // torna a var verdadeira
show_message("Você não tem pontos o suficientes para usar este poder"); //mostra a mensagem
}

// E agora, para que ao ter mais pontos, poder mostrar a mensagem novamente:

if score > 0 //verif. o score
msg = false; // torna a var false


Espero que funcione!

Obrigado por me corrigir fonético!
Eu esqueci deste sinal "<" porque estava ocupado fazendo outra coisa!
Agora não vou esquecer mais!
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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

em Sex 01 Out 2010, 15:25
@fonetico escreveu:
@CLS escreveu:Coloque esse código no evento Step:

Código:
if score = 0
{
show_message("Você não tem pontos suficientes!")
}
else
{
exit
}

É quase isso. O problema de se colocar score = 0, significa que só vai ter efeito o código se o score ficar 0, não abaixo disto. Esse tipo de erro pode ocorrer se o score for subtraído de uma vez só para um número abaixo de 0.

Então para arrumar, troque score = 0 por score <= 0. Que assim, há efeito se for menor ou igual que 0.

- EDITADO -

Para que a mensagem não apareça várias vezes, você pode usar uma variável para checar se a mensagem já apareceu. Para isso, coloque o código abaixo em um evento que se repete, como o step por exemplo:


var msg //define a var msg
msg = false; //torna a var falsa

if score <= 0 && msg = false //verif. o score e se a caixa de msg já apareceu
{
score = 0 //o score zera
msg = true // torna a var verdadeira
show_message("Você não tem pontos o suficientes para usar este poder"); //mostra a mensagem
}

// E agora, para que ao ter mais pontos, poder mostrar a mensagem novamente:

if score > 0 //verif. o score
msg = false; // torna a var false


Espero que funcione!



ñ funcionouu
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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

em Sex 01 Out 2010, 15:31
@fonetico escreveu:
@CLS escreveu:Coloque esse código no evento Step:

Código:
if score = 0
{
show_message("Você não tem pontos suficientes!")
}
else
{
exit
}

É quase isso. O problema de se colocar score = 0, significa que só vai ter efeito o código se o score ficar 0, não abaixo disto. Esse tipo de erro pode ocorrer se o score for subtraído de uma vez só para um número abaixo de 0.

Então para arrumar, troque score = 0 por score <= 0. Que assim, há efeito se for menor ou igual que 0.

- EDITADO -

Para que a mensagem não apareça várias vezes, você pode usar uma variável para checar se a mensagem já apareceu. Para isso, coloque o código abaixo em um evento que se repete, como o step por exemplo:

<gml class="brush:gml;">
var msg //define a var msg
msg = false; //torna a var falsa

if score <= 0 && msg = false //verif. o score e se a caixa de msg já apareceu
{
score = 0 //o score zera
msg = true // torna a var verdadeira
show_message("Você não tem pontos o suficientes para usar este poder"); //mostra a mensagem
}

// E agora, para que ao ter mais pontos, poder mostrar a mensagem novamente:

if score > 0 //verif. o score
msg = false; // torna a var false
</gml>

Espero que funcione!

var msg //define a var msg
msg = false; //torna a var falsa

Na verdade isso deve ser definido no criate, por que se definir isto no step a variável msg sempre tera o valor de false.
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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

em Sex 01 Out 2010, 15:35
@CRP-Max escreveu:Use este comando no step

if score <= 0//quando o score for menor ou igual a 0
{
score=0//ele faz o score ser zero e nunca sera menos que isso
}

Mas, ele só atira se tiver score?
Se for isso tem que fazer mais coisa.




ops errei
deu certo mas os raios ainda saem
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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

em Sex 01 Out 2010, 15:39
Tenta isso:
Código:
if score <=0
{
show_message("Seus pontos acabaram")
score=+1
}
Explicação:
se a score foi menor que zero,show message,e sua score aumentará +1
para não se tornar negativa


Última edição por freysun em Sex 01 Out 2010, 15:43, editado 1 vez(es)
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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

em Sex 01 Out 2010, 15:42
Uma pergunta, esse código você colocou no step?
Se para dar o tiro você aperta uma tecla, o código tem que ser executado no evento da tecla, então faça assim.
No evento da tecla (tipo, se apertar o espaço,ctrl,ou o que você usa pra atirar).

if score<=0
{
show_message("Seus pontos acabaram")//caso tenha gostado da mensagem
score=0
}
else
{
//o comando que você usa para atirar
}


Agora vai dar certo ele só vai atirar se tiver score.


Última edição por CRP-Max em Sex 01 Out 2010, 15:47, editado 1 vez(es)
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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

em Sex 01 Out 2010, 15:46
@freysun escreveu:Tenta isso:
Código:
if score <=0
{
show_message("Seus pontos acabaram")
score=+1
}
Explicação:
se a score foi menor que zero,show message,e sua score aumentará +1
para não se tornar negativa


depois de aparecer a mensagem o raio aparece na frente e segue o caminho destruindo do mesmo jeito
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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

em Sex 01 Out 2010, 15:47
Mas vc quer que quaqndo acaba os pontos raio não vai ser ativado?
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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

em Sex 01 Out 2010, 15:51
@CRP-Max escreveu:Uma pergunta, esse código você colocou no step?
Se para dar o tiro você aperta uma tecla, o código tem que ser executado no evento da tecla, então faça assim.
No evento da tecla (tipo, se apertar o espaço,ctrl,ou o que você usa pra atirar).

if score<=0
{
show_message("Seus pontos acabaram")//caso tenha gostado da mensagem
score=0
}
else
{
//o comando que você usa para atirar
}


Agora vai dar certo ele só vai atirar se tiver score.



continua aparecendo raios
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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

em Sex 01 Out 2010, 15:53
Ué mas vc quer qe quando não tem pontos,o raio não aparece?
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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

em Sex 01 Out 2010, 15:54
ehhh até o persogem pegar mais pontos
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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

em Sex 01 Out 2010, 15:57
Vou tentar fazer,depois dou um edit

Edit
Faça outro objeto igual ao outro só que sem raio
e coloque o code:
Código:
if score <=0
{
show_message("Você não tem mais pontos")
instance_change()
score=+1
}
Em vez de () no instance change dentro do parenteses coloque o nome do segundo objeto.
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Re: [RESOLVIDO]problema com score de poder

em Sex 01 Out 2010, 16:26
ñ entendi bem que obj vc quer q eu crie
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