[Tutorial super grande]Básico de script

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[Tutorial super grande]Básico de script

Mensagem por freysun em Qui 30 Set 2010, 16:39

Deacrição:Vou passar várias funções de scripts,e farei o básico!

1º-Conhecendo um pouco
Agora vou explicar algumas funções:
Else=vc pode perceber quando vc escreve "else" ele fica em negrito,vc pode se estar perguntando
else,na verdade significa "senão" então um exemplo:
Código:
if keyboard_check(vk_space)
{
x+=0
y+=5
}
else
if keyborad_check(vk_down)
{
x+=0
y+=5
}
Então vou explicar cada função:quer dizer que se eu apertar "espaço" ele irá para baixo
ou "senão"(else) quando eu apertar a seta "baixo" a ação ainda irá acontecer.

If=vc pode ter visto que no exemplo acima eu usei if,e ele também fica em negrito
if significa nada mais que uma condição tipo=a ação só irá acontecer se eu apertar A

{=Geralmente começa depois de uma ação com if,então se a condição for feita,irá acontecer
tal coisa,então começará a ação.

}=Ele é igual ap { mas ele é para terminar,então se eu colocar ele,a ação da condição
acaba.

O primeiro-Movimento
Pessoal agora vamos trabalhar com um script grande,a movimentação,em plataforma
bem vamos-lá:
Crie um sprite,pode ser até do gm8
Agora faça um objeto com o mesmo sprite:
Atenção:Eu explicarei cada função depois do //
Agora no step do player coloque o script:
Código:
if keyboard_check(vk_up) //quando a tecla cima for apertada:
{
x-=0 //a movimentação de x
y-=5 //a movimentação de y
}
if keyboard_check(vk_down) //quando a tecla baixo for apertada:
{
x+=0
y+=5
}
if keyboard_check(vk_right) //quando a tecla direita for apertada
{
x+=5
y+=0
}
if keyboard_check(vk_left) //quando a tecla esquerda for apertada
{
x-=5
y-=0
}
Bem,vc pode perceber que é muito grande,e também usamos muito if.


O segundo-Vamos aprender a escrever:
Pessoal agora vou fazer dois jeitos de escrita:
1º jeito:Show message:
O jeito que vou mostrar é o show message,ele não é nada mais uma caixa de message
Agora faça um sprite de qualquer coisa,mas que seja estático:
Faça um object e coloque no mouse left pressed:
Código:
show_message("Isto é o show message")
Agora teste,vc verá que quando clicar,aparecera uma caixa dizendo:"Isto é show message"
2º jeito:Draw a text:
Essa é a função que tipo "desenha um texto" na room,mas ele é pior que o show message,pois se vc colocar:
(´)acento,(~)tio,(^) ou chapéu,ele coloca umas letras esquisitas...
Bem faça um objeto sem sprite e coloque no draw:
Código:
draw_text(20,20,"Olha o draw a text")
Agora teste,vc vera que aparecera um texto.




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Próxima aula:Scripts intermediários.

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Re: [Tutorial super grande]Básico de script

Mensagem por Mr. Kaleb em Sex 01 Out 2010, 21:32

muito bom o tuto mas eu já sabia ¬¬ quero ver o próximo

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Re: [Tutorial super grande]Básico de script

Mensagem por freysun em Sab 02 Out 2010, 09:28

Obrigado,como eu disse o próximo será de nível intermediário

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Re: [Tutorial super grande]Básico de script

Mensagem por Super Games em Sab 02 Out 2010, 09:44

Olá freysun, seu tutorial está bem feito e explicado, vai ajudar muita iniciantes no Script, mais arruma o topico de acordo as regras de postagem, seu tutorial é simples é bom, vai ajudar muitas pessoas novas no GameMaker, continue assim freysun, ajudando e ajudando, espero outros tutoriais seus para velos.
Nota 9,7

Até!

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Re: [Tutorial super grande]Básico de script

Mensagem por freysun em Sab 02 Out 2010, 09:55

Vlw super,pela nota tbm,concertaza darei outros tutoriais.

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Re: [Tutorial super grande]Básico de script

Mensagem por vitor_liminha123 em Sab 02 Out 2010, 10:44

Olha, o tuto tá bom, mas você deveria ter posto o place_free, senão os novatos irão achar que só isto já faz com que ele pare, se colidir em uma parede ou algo assim.
Por favor, ponha isto.

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Re: [Tutorial super grande]Básico de script

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