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2 novas duvidas!
+2
Kyuubi
alexs2195
6 participantes
Página 1 de 1
2 novas duvidas!
Como eu faço para um monstro caminha tanto até um certo lugar e depois voltar e quando o jogador chega perto ele segue o jogador??
E com fazer o enemigo ficar com a esprite apontando dependendo do lado do jogador
E com fazer o enemigo ficar com a esprite apontando dependendo do lado do jogador
alexs2195- Data de inscrição : 25/07/2010
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Re: 2 novas duvidas!
amigo a segunda duvida eu sei é só colocar o código:
ate mais!!
- Código:
if instance_exists(obj_player)///é bom colocar essa variavel,pois ela vai checar se o obj_player ta na room pois se ele não tiver ele não dá erro
{
if obj_player.x>x///ele vai olhar se o obj_player está à sua direita
{
sprite_index=spr_enemy_direita///aqui ele define o sprite pra direita
}else
if obj_player.x<x///ele vai olhar se o obj_player está à sua esquerda
{
sprite_index=spr_enemy_esquerda///aqui ele define o sprite pra esquerda
}
}
ate mais!!
Re: 2 novas duvidas!
n se eskece de trocar o obj_player e os spr_enemy pelas sprites do teu jogador e do monstro
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Re: 2 novas duvidas!
Até funciona, mas só com 2 direções (esquerda e direita), não ia funcionar com 4 direções, considerando tanto o x quando o y.amigo a segunda duvida eu sei é só colocar o código
É um comando simples na verdade, mas o seu uso é que é complicado, primeiro, no evento Create do objeto inimigo, você indica qual a posição que o objeto deverá ir e posição inicial (a do objeto na room):Como eu faço para um monstro *caminhar tanto até um certo lugar e depois voltar e quando o jogador chega perto ele segue o jogador??
- Código:
destino_x=200
destino_y=200
inicio_x=x
inicio_y=y
destino=1
- Código:
if distance_to_object(jogador)>50
{
if destino
move_towards_point(destino_x,destino_y,3)
else
move_towards_point(inicio_x,inicio_y,3)
}
else
move_towards_point(jogador.x,jogador.y,3)
if distance_to_point(destino_x,destino_y)<10 and destino
destino=0
if distance_to_point(inicio_x,inicio_y)<10 and !destino
destino=1
Obs: Os objetos inimigo e jogador devem ser substituídos pelo que você usa no jogo.
Mais simples ainda. Só indicar que a direção do ponto e dividir por algum número cuja o resultado seja o número de sprites com as direções, por exemplo, se você tem 4 sprites, com 4 direções, será 360/90=4, se for 16 sprites, com 16 posições: 360/22.5=16 e assim por diante. No caso eu coloquei 90, para ser 4 direções diferentes (tudo no evento Step):E com fazer o *inimigo ficar com a *sprite apontando dependendo do lado do jogador.
- Código:
dir_ponto=round(point_direction(x,y,direcao.x,direcao.y)/90)
if dir_ponto=0
sprite_index=sprite_direita
if dir_ponto=1
sprite_index=sprite_cima
if dir_ponto=2
sprite_index=sprite_esquerda
if dir_ponto=3
sprite_index=sprite_baixo
Só isso.
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Re: 2 novas duvidas!
faz o seguinte: cria um objeto colisor e desmarca o "visible", dai cria no inimigo um evento de colisão com o colisor e coloca o seguinte:Como eu faço para um monstro caminha tanto até um certo lugar e depois voltar
test variable(está na aba code):
variable:global.inimigo
value:0
start block
start move in a direction (seleciona a direção que quiser)
change sprite:(inimigo de um lado)
end block
else
test variable(está na aba code):
variable:global.inimigo
value:1
start block
start move in a direction (seleciona a direçãooposta da primeira[é claro])
change sprite:(inimigo do outro lado)
end block
espero que nao tenha ficado muito confuzo
P.S.: talvez vc precise alterar o X e o Y dos sprites do inimigo pra ele nao prendê no colisor.
espero ter ajudado
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Re: 2 novas duvidas!
Para o perssonagem ir de um lado para outro é só criar um path
e quando setar o path ao inimigo, nos argumentos regular para que ele fique se repetindo cada vez que terminar, e quando o perssonagem chegar perto colocar a função path_end() e move_towards_point(player.x,player.y,5) para ir atraz do player !
e quando setar o path ao inimigo, nos argumentos regular para que ele fique se repetindo cada vez que terminar, e quando o perssonagem chegar perto colocar a função path_end() e move_towards_point(player.x,player.y,5) para ir atraz do player !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Re: 2 novas duvidas!
Kyuubi Colocar o codigo no create??
alexs2195- Data de inscrição : 25/07/2010
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