GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


2 novas duvidas!

+2
Kyuubi
alexs2195
6 participantes

Ir para baixo

2 novas  duvidas! Empty 2 novas duvidas!

Mensagem por alexs2195 Seg 27 Set 2010, 16:16

Como eu faço para um monstro caminha tanto até um certo lugar e depois voltar e quando o jogador chega perto ele segue o jogador??

E com fazer o enemigo ficar com a esprite apontando dependendo do lado do jogador
alexs2195
alexs2195

Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 218
Prêmios : 2 novas  duvidas! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

2 novas  duvidas! Empty Re: 2 novas duvidas!

Mensagem por Kyuubi Seg 27 Set 2010, 16:29

amigo a segunda duvida eu sei é só colocar o código:
Código:

if instance_exists(obj_player)///é bom colocar essa variavel,pois ela vai checar se o obj_player ta na room pois se ele não tiver ele não dá erro
{
if obj_player.x>x///ele vai olhar se o obj_player está à sua direita
{
sprite_index=spr_enemy_direita///aqui ele define o sprite pra direita
}else
if obj_player.x<x///ele vai olhar se o obj_player está à sua esquerda
{
sprite_index=spr_enemy_esquerda///aqui ele define o sprite pra esquerda
}
}
eu acho que é só isso!!!
ate mais!!
Kyuubi
Kyuubi

Data de inscrição : 28/11/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 443
Prêmios : 2 novas  duvidas! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://animeworldmugen.forumeiros.com/forum

Ir para o topo Ir para baixo

2 novas  duvidas! Empty Re: 2 novas duvidas!

Mensagem por Mr. Kaleb Seg 27 Set 2010, 16:50

n se eskece de trocar o obj_player e os spr_enemy pelas sprites do teu jogador e do monstro
Mr. Kaleb
Mr. Kaleb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/09/2010
Reputação : 21
Número de Mensagens : 1400
Prêmios : 2 novas  duvidas! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

2 novas  duvidas! Empty Re: 2 novas duvidas!

Mensagem por Fuzenrad Seg 27 Set 2010, 17:33

amigo a segunda duvida eu sei é só colocar o código
Até funciona, mas só com 2 direções (esquerda e direita), não ia funcionar com 4 direções, considerando tanto o x quando o y.

Como eu faço para um monstro *caminhar tanto até um certo lugar e depois voltar e quando o jogador chega perto ele segue o jogador??
É um comando simples na verdade, mas o seu uso é que é complicado, primeiro, no evento Create do objeto inimigo, você indica qual a posição que o objeto deverá ir e posição inicial (a do objeto na room):

Código:
destino_x=200
destino_y=200
inicio_x=x
inicio_y=y
destino=1
E no evento Step desse mesmo objeto:

Código:
if distance_to_object(jogador)>50
  {
    if destino
      move_towards_point(destino_x,destino_y,3)
    else
      move_towards_point(inicio_x,inicio_y,3)
  }
  else
    move_towards_point(jogador.x,jogador.y,3)

if distance_to_point(destino_x,destino_y)<10 and destino
destino=0

if distance_to_point(inicio_x,inicio_y)<10 and !destino
destino=1
Assim, se a distância até o objeto jogador for maior que 50, ele segue até a posição de destino, muda a variável destino e retorna, quando chega próximo do inicio, muda novamente a variável, repetindo o loop, caso contrário, persegue o jogador.

Obs: Os objetos inimigo e jogador devem ser substituídos pelo que você usa no jogo.

E com fazer o *inimigo ficar com a *sprite apontando dependendo do lado do jogador.
Mais simples ainda. Só indicar que a direção do ponto e dividir por algum número cuja o resultado seja o número de sprites com as direções, por exemplo, se você tem 4 sprites, com 4 direções, será 360/90=4, se for 16 sprites, com 16 posições: 360/22.5=16 e assim por diante. No caso eu coloquei 90, para ser 4 direções diferentes (tudo no evento Step):

Código:
dir_ponto=round(point_direction(x,y,direcao.x,direcao.y)/90)

if dir_ponto=0
sprite_index=sprite_direita

if dir_ponto=1
sprite_index=sprite_cima

if dir_ponto=2
sprite_index=sprite_esquerda

if dir_ponto=3
sprite_index=sprite_baixo
O round é um comando pra arredondar a direção, para podermos compará-la e assim atribuir uma sprite.

Só isso. felicidade
Fuzenrad
Fuzenrad

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A-A-A-A-B
Data de inscrição : 04/07/2010
Reputação : 46
Número de Mensagens : 1063
Prêmios : 2 novas  duvidas! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

2 novas  duvidas! Empty Re: 2 novas duvidas!

Mensagem por Rod Seg 27 Set 2010, 17:50

Como eu faço para um monstro caminha tanto até um certo lugar e depois voltar
faz o seguinte: cria um objeto colisor e desmarca o "visible", dai cria no inimigo um evento de colisão com o colisor e coloca o seguinte:

test variable(está na aba code):
variable:global.inimigo
value:0
start block
start move in a direction (seleciona a direção que quiser)
change sprite:(inimigo de um lado)
end block

else

test variable(está na aba code):
variable:global.inimigo
value:1
start block
start move in a direction (seleciona a direçãooposta da primeira[é claro])
change sprite:(inimigo do outro lado)
end block

espero que nao tenha ficado muito confuzo Smile
P.S.: talvez vc precise alterar o X e o Y dos sprites do inimigo pra ele nao prendê no colisor.
espero ter ajudado
Rod
Rod

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 20/04/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 163
Prêmios : 2 novas  duvidas! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

2 novas  duvidas! Empty Re: 2 novas duvidas!

Mensagem por Denis Lemos Seg 27 Set 2010, 17:53

Para o perssonagem ir de um lado para outro é só criar um path
e quando setar o path ao inimigo, nos argumentos regular para que ele fique se repetindo cada vez que terminar, e quando o perssonagem chegar perto colocar a função path_end() e move_towards_point(player.x,player.y,5) para ir atraz do player !
Denis Lemos
Denis Lemos

Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios : 2 novas  duvidas! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • C#
  • Godot
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

2 novas  duvidas! Empty Re: 2 novas duvidas!

Mensagem por alexs2195 Seg 27 Set 2010, 20:06

Kyuubi Colocar o codigo no create??
alexs2195
alexs2195

Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 218
Prêmios : 2 novas  duvidas! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

2 novas  duvidas! Empty Re: 2 novas duvidas!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos