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theokof98

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[Resolvido]Script - dúvida

em Seg 27 Set 2010, 12:51
Pessoas, alguém pode me explicar o que são aqueles arguments..para que serve...e dar um exemplo?
ah, isso aqui >> var i = 10 >> quer dizer que estyou criando uma variável i com valor de 10, correto?
Obrigado =]
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Re: [Resolvido]Script - dúvida

em Seg 27 Set 2010, 14:45
Argumentos são as informações que você passa a um script.

keyboard_check(vk_left)
vk_left é um argumento para keyboard_check

place_free(x,y)
x é o argument0, y é o argument1

No GM um script pode ter 16 argumentos.

Código:
// somar(a,b)
return argument0+argument1;
a é o argument0.
b é o argument1.

você usa o "var" quanto quer declarar uma variável temporária.
No final do script ou do evento ela vai ser deletada automaticamente.

Por exemplo você faz um script:
Código:
// mair_que(a,b)
var a,b;
a = argument0;
b = argument1;

return a > b;
Essas variáveis só serão validas dentro do script, quando ele terminar elas vão ser destruídas.
São muito usadas para criar variáveis que vão ser úteis apenas por alguns estantes.
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Re: [Resolvido]Script - dúvida

em Seg 27 Set 2010, 16:30
hmm.. vlw tendi Happy
assim, tem como eu relacionar uma ação que está no STEP a um script? Isso tem alguma utilidade significativa?
é que eu tô aprendendo script sabe, num sei quase nada de script, aliás se tiver alguma aula de script, tô afim de saber Happy
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Re: [Resolvido]Script - dúvida

em Ter 28 Set 2010, 01:22
Scripts servem para reaproveitar código.
Colocar isso no Step de cinco objetos diferentes:
Código:
if keyboard_check(ord('W')) y -= 4;
if keyboard_check(ord('S')) y += 4;
if keyboard_check(ord('A')) x -= 4;
if keyboard_check(ord('D')) x += 4;

Ou criar um script:
Código:
// mover()
if keyboard_check(ord('W')) y -= 4;
if keyboard_check(ord('S')) y += 4;
if keyboard_check(ord('A')) x -= 4;
if keyboard_check(ord('D')) x += 4;

E colocar apenas isso...
Código:
mover();
...nos cinco objetos é a mesma coisa.
Ou seja, você reaproveita o código.
Ao invés de ficar escrevendo muita coisa repetida você apenas cria um scrip e chama ele sempre que precisar.
Se de uma hora para outra você decidi mudar alguma coisa é só ir no script e alterar que vai funcionar para todos os objetos.
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Re: [Resolvido]Script - dúvida

em Ter 28 Set 2010, 13:27
Tá legal, vlw cara :C:
Assim, mais uma coisinha What a Face ....
os scripts tem alguma função exclusiva, que não pode ser obtida em nunhum outro lugar do GM?
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Re: [Resolvido]Script - dúvida

em Ter 28 Set 2010, 14:21
Não.
Até mesmo as variaveis argument podem ser usadas diretamente fora do script.
Se você escrever isso no evento Create:
Código:
argument3 = 'Texto';
show_message(argument3)
Vai funcionar normalmente.

Mas de qualquer forma não para usar return fora de uma função.
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Re: [Resolvido]Script - dúvida

em Ter 28 Set 2010, 14:30
OK; OBRIGADÃO kabeção felicidade
Pude tirar algumas dúvidas...
Podem trancar o tópico por favor Happy
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