Transformando o personagem

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Qualidade Transformando o personagem

Mensagem por Convidad em Qui 08 Maio 2008, 21:54

Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point

Transformando o personagem

Versão do Game Maker: Qualquer uma
Nível de Experiência: Intermediário

Descrição:


Matéria simples e fácil de entender.
Nela você aprenderá como fazer o seu player se transformar com apenas uma variável. Atenção: na matéria não possui o movimento do personagem, você precisa adequa-la com ele.



1º - Material

spr_par_transform //sprite do objeto parado
spr_and_transform //sprite do objeto andando
spr_pul_cai_transform //sprite do objeto pulando/caindo

2º - Programando...

Primeiro, temos que criar a variável para indicar se o personagem está transformado ou não, então adicione esse código no evento Create do seu personagem:

Código:
var_transform=false; //não está transformado

Agora, nas ações de pular, andar, cair, ficar parado e etc você deve colocar um comando if. Ex:

Código:
if var_transform=false
{
if andando=true //se estiver andando sem estar transformado
{
sprite_index=spr_andando //anda sem estar transformado
}
}
else
{
sprite_index=spr_and_transform //anda com a sprite do player transformado
}

/*Explicações:
Se a variável "var_trasform" for falsa, ele se movimenta com a sprite dele normal (não transformado), mas se for verdadeira, ele anda com a sprite dele transformado.*/

Esse aí é o básico, agora, devemos fazer a variável ser "true", então, crie um evento colision do player com algum objeto de força, poder... e escreva o seguinte código:

Código:
var_transfom=true //se transforma

Prontinho, mas vocês dizem:
Mas é só isso?, e o pulo, a queda, parado...
Apenas faça como fiz no código:

Código:
if var_transform=false
{
if andando=true //se estiver andando sem estar transformado
{
sprite_index=spr_andando //anda sem estar transformado
}
}
else
{
sprite_index=spr_and_transform //anda com a sprite do player transformado
}

/*Explicações:
Se a variável "var_trasform" for falsa, ele se movimenta com a sprite dele normal (não transformado), mas se for verdadeira, ele anda com a sprite dele transformado.*/

Só que com as ações dele parado, pulando e caindo.

Mas você também pode incrementar, colocando ataques, poderes, caso ele esteja transformado^^

Viu como é simples fazer o seu personagem se transformar?

Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point

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Qualidade Re: Transformando o personagem

Mensagem por rafael fã digimon em Qua 02 Nov 2011, 12:23

ñ entendi cara por favor me explica melhor :|

rafael fã digimon

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Qualidade Re: Transformando o personagem

Mensagem por rafael fã digimon em Qua 02 Nov 2011, 12:25

na explicaçõa do codigo q vc deu eu ñ entendi

*Explicações:
Se a variável "var_trasform" for falsa, ele se movimenta com a sprite dele normal (não transformado), mas se for verdadeira, ele anda com a sprite dele transformado.*/

essa parte ñ entendi

rafael fã digimon

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Qualidade Re: Transformando o personagem

Mensagem por Lucas 5293 em Qua 02 Nov 2011, 12:27

Parabéns você ressuscitou uma múmia!
Esse tópico é de 2008 e ainda deu post duplo!
Aconselho você como é novo no fórum ler as regras:
http://gmbr.forumeiros.com/t1938-regras-do-forum

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Qualidade Re: Transformando o personagem

Mensagem por Convidad em Qua 02 Nov 2011, 12:27

Cara,Double-Post ??

Bem, ele quis dizer provavelmente que se esta var for falsa,a sprite não muda....
Mas se verdadeira,ele muda...é só isso....


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Qualidade Re: Transformando o personagem

Mensagem por rafael fã digimon em Qua 02 Nov 2011, 12:34

e como eu coloco poder e etc tbm ñ entendi

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Qualidade Re: Transformando o personagem

Mensagem por rafael fã digimon em Qua 02 Nov 2011, 12:36

gente to tentando entender esse tutorial ñ me importa se ele é de 2008 mas alguem me explique o q tenho q fazer nessa parte


/*Explicações:
Se a variável "var_trasform" for falsa, ele se movimenta com a sprite dele normal (não transformado), mas se for verdadeira, ele anda com a sprite dele transformado.*/

e como coloco poder e etc

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Qualidade Re: Transformando o personagem

Mensagem por Markituh em Qua 02 Nov 2011, 12:43

Isso é uma coisa básica de linguagens de programação. Quer dizer que:
Código:
if var_transform=false  // Se a var_transform estiver falsa
{
    if andando=true //se estiver andando sem estar transformado
    {
          sprite_index=spr_andando //anda sem estar transformado
    }
}
else  // Do contrário, se ela for verdadeira
{
    sprite_index=spr_and_transform //anda com a sprite do player transformado
}
Isso é um condição if. Basicamente é o seguinte:
Código:
if (alguma condição)
{
    açoes para fazer
}
else // O else é opcional, apenas se quiser abrir uma exceção para a condição
{
    ações para fazer
}
Exemplo:
Código:
if var_transform = false // Condição
{
    if andando = true // Também é possível fazer condições dentro de condições
    {
        sprite_index = spr_andando // ação
    }
} // Lembre-se: { começa o conteúdo da condição, e } termina
else // Abrimos uma exceção para a condição. Não vai ser obrigatoriamente verdadeira (true), e sim qualquer outra valor que não o false.
{
    sprite_index = spr_and_transform // ação
}
e como coloco poder e etc
O tutorial não cobre esse tipo de coisa, apenas transformação. Use o sistema de busca lá em cima para procurar algum tutorial que ensine isso. Se a gente te ensinar tudo por aqui o tópico fica gigantesco, algumas vezes você tem que tentar aprender por si mesmo.

___________

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Links úteis:
Índice de Tutoriais
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Qualidade Re: Transformando o personagem

Mensagem por PedroX em Qua 02 Nov 2011, 12:51

Rafael fã digimon
Alertado por post duplo.
Na próxima perderá warning.

Obs: Foi confirmado post duplo em outros tópicos.
Usuário punido.

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Não é proibido reviver tutoriais.
Além disso, deixe a moderação para a moderação/coordenação.
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Leia isso:
http://gmbr.forumeiros.com/t19309-manual-do-iniciante

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Qualidade Re: Transformando o personagem

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