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[ideia]sistemas de jogo

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[ideia]sistemas de jogo Empty [ideia]sistemas de jogo

Mensagem por dan mira Ter 24 maio 2011, 18:56

Fala galera GMBR!! tudo tranquilo?!

Venho tendo uma idéia para um possível jogo, já faz até um bom tempo. Cheguei a postar aqui no forum a historia geral. Enfim, eu tenho pensando bastante nas características, sistemas do jogo e na jogabilidade em geral, tive até umas idéias legais só não sei se da pra fazer ou mesmo se é viavél colocar, intão vim compartilhar com vocês e ouvir o que vocês tem a dizer.
Dando um breve resumo do jogo, o nome vai ser bio, tem o intuito de ser um RPG de ação com elementos de tiro em terceira pessoa. A história se passa no futuro e conta como uma resistencia consegue parar uma das maiores e mais poderosas empresas do mundo.
Os principais diferencias do jogo creio que sejam a historia que aborda temas reais e atuais como transhumanismo, e alguns dos sistemas do jogo que logo vocês verão.

Se estiver interessado em ler a historia do jogo, eu a postei faz um tempo aqui no forum o link está aqui - https://gmbr.forumeiros.com/t9975-bio-historia-terminada

Bom, entrando no assunto principal do tópico, vou tentar descrever da melhor forma possivel o que eu venho pensado para os sistemas do jogo e jogabilidade em geral.

"sistemas de telas"

obs. eu incluo as telas do jogo aqui porque até agora não achei outro lugar mais adequado pra colocar, eu sei que não é bem um sistema do jogo.

A grande maioria dos RPG's em 2D tem aquela tradicional tela de longe(não sei se pode considerar top-view) aonde o cenário é parado e o jogador se move nele. Mas há também alguns RPG's que tem a visão isométrica, que a câmera fica na diagonal.

Spoiler:

Bom nesse aspecto eu pensei em fazer diferente, ao invés de o cenário ficar parado e o jogador se movimentar, fazer com que o cenário se movimentasse e o jogador ficasse parado, e pra complementar pensei em adicionar um efeito de "rolo" ao cenário.
seria assim, a medida que o jogador andasse para frente o cenário se desenrolaria e quando ele andasse para tras o cenário se enrolaria, haveria também uma caixa de movimento fixa em volta do personagem, dentro dos limites da caixa o jogador se movimenta normalmente pelo cenário mas quando ele chega a extremidade o cenário se meche e o jogador fica parado.
eu pensei em usar esse tipo de câmera somente para o exterior como ruas e campos..

Spoiler:

Como essa câmera não tem um bom resultado para interiores( dentro de prédios, casas e etc.. ) eu pensei em deixar a visão isométrica nessas áreas, com o cenário parado e o jogador se movendo.

Como é um RPG tem que ter uma tela para as batalhas, nessa tela eu pensei em fazer meio isométrica mais puxando um pouco para shouder view, dexando o jogador mais perto e dando uma impressão mais dinâmica da batalha.

Spoiler:

Visão Geral


A maioria dos jogos não só de RPG mais de outros gêneros também possuem um mapa "mundi", e pensando em como colocar essa mapa geral no jogo eu tive uma idéia.
Como a história do jogo se passa no futuro cheio de novas tecnologias e avanços, seria interessante fazer o mapa geral como se fosse uma imagem tirada de um satélite, e mais interessante ainda se não fosse só uma imagem mais uma transmissão em tempo real do satélite, mostrando tudo que esta acontecendo na região aonde o jogador se encontra.
É claro que não seria tão em tempo real assim, tava pensando em um vídeo em loop que mostrasse a cidade em movimento, pessoas andando, carros andado, aviões voando etc..

Spoiler:


Sistema de combate

Para o sistema de combate eu tive algumas idéias, a tela será como descrita acima.

Barra de ação – barra que ao encher –se totalmente disponibiliza a ação do jogador, cada tipo de ação esvazia –a de forma diferente, e a sua velocidade de enchimento é a mesma sempre.

Distância do alvo – haverá um medidor de distância na tela, que mostrara a distância do jogador para o oponente marcado, essa distância é importante porque haverá diversos tipos de ataques, e quase todos eles requerem uma distância específica do jogador ao oponente.

Evasão – haverá um botão de evasão de ataque. Uma vez que o oponente utilizar de algum tipo de ataque a distância contra o jogador ,o jogador poderá evadir do ataque, mas somente na hora certa. Quanto mais perto do oponente mais difícil de evadir do ataque.

Bloqueio – uma alternativa a evasão, só que tem algumas diferenças como: pode se usar a qualquer hora do combate, existe um tempo limitado em que se pode ficar no bloqueio, quando se usa o bloqueio o jogador não pode se mexer.

Uso de itens – haverá um sistema de uso de itens em batalha, que poderá ser usado a qualquer momento, mas o uso do item só vai acontecer da próxima vez que a barra estiver cheia.

Escolha de ataques – o jogador poderá escolher que tipo de ataque vai querer usar durante o combate.

Não haverá a opção de fugir do combate.


Itens de combate


Adrenalina injetável – a adrenalina injetável aumenta a velocidade que a barra de ação e carregada, fazendo assim com q o jogador possa realizar ações mais rapidamente.

Bom é isso galera, eu sei que são varias coisas pra colocar em um jogo e que a maioria delas não são fáceis, mas como ainda estou planejando qualquer idéia pode ser uma boa idéia.

Obrigado por lerem!


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[ideia]sistemas de jogo Empty Re: [ideia]sistemas de jogo

Mensagem por Grotle Ter 24 maio 2011, 19:10

O sistema da tela me surpreendeu, se você conseguir fazer um sistema que pelo menos se pareça com isso, vai ficar muito show. Mas acho que pra fazer esse sistema seria mais viável fazer com uma engine 3D mesmo, como Unity, mas se for pra fazer com o GM acho que 2D vai ser melhor.
Talvez eu rache a cuca tentando fazer um sistema parecido, e se eu conseguir algo eu te falo.
Boa sorte com as ideias, se você conseguir realizá-las você vai marcar a história da GMBR!

Flws!
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Mensagem por Shadow10 Ter 24 maio 2011, 19:19

Cara ta ótimo o seu projeto e eu torço pra que você consiga finalizar, afinal, é realmente difícil fazer um sistema de tela assim sem que seja em 3D, isso em 2d é barra mesmo, a não ser que você use o 3D do Game Maker, mas com sprites 2d, como no jogo Top Gear da Nintendo.
Imagem:
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Cara vai ser muito legal jogar seu jogo!
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[ideia]sistemas de jogo Empty Re: [ideia]sistemas de jogo

Mensagem por dan mira Qua 25 maio 2011, 00:01

Grotle escreveu:O sistema da tela me surpreendeu, se você conseguir fazer um sistema que pelo menos se pareça com isso, vai ficar muito show. Mas acho que pra fazer esse sistema seria mais viável fazer com uma engine 3D mesmo, como Unity, mas se for pra fazer com o GM acho que 2D vai ser melhor.
Talvez eu rache a cuca tentando fazer um sistema parecido, e se eu conseguir algo eu te falo.
Boa sorte com as ideias, se você conseguir realizá-las você vai marcar a história da GMBR!

Flws!

a intenção é que o jogo fosse 2D mesmo, eu tenho até algumas idéias de como fazer esse sistema de telas apesar de eu não saber muita coisa de GM.

Shadow10 escreveu:Cara ta ótimo o seu projeto e eu torço pra que você consiga finalizar, afinal, é realmente difícil fazer um sistema de tela assim sem que seja em 3D, isso em 2d é barra mesmo, a não ser que você use o 3D do Game Maker, mas com sprites 2d, como no jogo Top Gear da Nintendo.

valeu por se interessar, por ler o tópico e por postar um comentário, não é muito fácil que isso aconteça no fórum nesses tempos.
usar 3d no GM pareçe ser muito complicado e tem o resultado muito básico sei lá.. não acho que ia dar muito certo.


eu editei a imagem explicativa para mostrar melhor como eu acho q pode funcionar.
Spoiler:


obs. as linhas na imagem foram a forma que eu encontrei pra explicar pra vocês como poderia ser a programação dessa tela visto que não conheço nenhuma função ou códigos de programação do GM, elas não vão estar literalmente lá na hora do jogo, teria que ser achar um outro artificio(comando) para substitui-las.

obs. como eu não sei os códigos direito como if e else eu escrevi de forma simples.


Dentro da caixa vermelha o jogador se movimenta normalmente, com o cenário parado e o jogador se movendo sobre ele.
Quando o jogador encosta nas linhas vermelhas que são os limites da caixa de movimento, o jogador para de se mover pelo cenário mas seu sprite continua a "rodar" e é ativada a linha atrás da vermelha. cada linha faz alguma coisa e sua cor representa sua respectiva função.

linha amarela - quando o jogador "ativa" a linha amarela apareçe uma opção na tela de atravessar para o outro lado da rua, visto que toda rua tem seu lado direito e seu lado esquerdo.

linha verde - quando o jogador "ativa" a linha verde se ele estiver em frente a uma porta( que será um "objeto de interação") apareçerá a opção de entra pela porta.

linha azul(cima) - quando o jogador "ativa" a linha azul ativasse a rolagem do sprite da rua pra baixo e acrecenta valor a variável move_cima e tira o valor da variavel move_baixo(explicarei mais abaixo sobre essa variáveis).

linha azul(baixo) - quando o jogador "ativa" a linha azul ativasse a rolagem do sprite da rua pra cima e acrecenta valor a variável move_baixo e tira valor da variável move_cima.

linha azul claro(cima) - quando o jogador "ativa" a linha quer dizer que chegou ao final da rua intão parasse a rolagem do sprite para baixo, o jogador, o sprite do jogador, e parasse de acresentar valor a variável move_cima e de tirar valor da variável move_baixo(que deve estar zerada).

linha azul claro(baixo) - quando o jogador "ativa" a linha quer dizer que chegou ao começo da rua intão parasse a rolagem do sprite para cima, o jogador, o sprite do jogador, e parasse de acresentar valor a variável move_baixo e de tirar valor da variável move_cima(que deve estar zerada).

variáveis - as variáveis move_cima e move_baixo servem pra determinar aonde o jogador está no mapa(no caso na rua). quanto mais o jogador sobe maior vai ser o valor de move_cima e menor vai ser o valor de move_baixo o menor valor sendo 0. essas variáveis possibilitam também criar objetos de interação com o jogador(por exemplo portas, pessoas e etc..). funcionaria da seguinte maneira:
pegariamos um certo trecho da rua, o que podemos fazer graças as variáveis move_cima e move_baixo, pode qualquer trecho como por exemplo da variavél move_cima: de 0 a 10 e quando o jogador entrar nesse trecho da rua criaremos um objeto em uma posição da rua(eu acho q podesse se fazer issu não éh?) e a medida que o jogador for avaçando por esse trecho(ou recuando) mudaremos a posição do objeto de acordo com o movimento do jogador e com a posição anterior do objeto, dando a impressão que o objeto se move a medida que o jogador se move pelo trecho determinado, e podemos colocar pra mudar a sprite do objeto quando ele se move tbm dando mais realismo, e quando o jogador sair do trecho determinado fazemos o objeto criado sumir.


eu não sei se eu consegui explicar direito mais acho que desse jeito pode funcionar, o que vocês acham?

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[ideia]sistemas de jogo Empty Re: [ideia]sistemas de jogo

Mensagem por Utakata Qua 25 maio 2011, 10:23

Ashei bem legal esse sistema que vc ta tentando criar pra lhe ajudar eu achei uma engine que tem esse tipo de movimentaçao aki: https://gmbr.forumeiros.com/t12685-engine-do-seculo-3d-no-gm-lite-bem-definido-com-o-mario-em-drag-n-drop?highlight=3d+lite

Eu baixei e é bem interessante

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