[NKAF TUTU] Tuturial Simples de Jogo de Nave part 2

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Qualidade [NKAF TUTU] Tuturial Simples de Jogo de Nave part 2

Mensagem por Natan Kawan Araujo Freire em Qui 23 Set 2010, 11:28

E ai pessoa tudo na paz hoje venho com a segunda parte do tuturial de jogo de nave
nessa aula vou ensinar com que o inimigo e faça uma movimentação devinida e colocar o efeito de explosão
obs:quem não leu a aula anterior porfavor leiam Click aqui e veja o tuturial

Tudo indicado mão no mause olhos no monitor porque ja vai decolar sorrindo2

Muito vem crie um objeto do inimigo com a sprite que dei vamos nomear esse objeto como obj_NI deixe de lado agora esse objeto (ou seja de ok sem ter nada)

Vamos criar um Path(se for o casos, se deseja que o inimigo não siga o player e sim faça uma movimetação devinida como um vai e volta)

Aliem:Onde fica esse tal Path
Terraquio:no flamengo
Natan:não é desse pet que estamos falando e sim do caminho do inimido off-topic

Bem continuando o Path ou a Path esta localizada na parte superior da tela é o dessimo primeito da direita para esquerda (essa flexinha com curvas em vermelho) abra o Path

Vou ensinar algumas coisinhas sobre isso mais em forma de imagem:

Faça o Path como desejar com curvas retas envim a movimentação da nave inimiga nome ela como caminho inimigo

Agora com a Path definida vamos colocala no nosso objeto inimigo
Abra novamete o obj_NI nele adicione o evento Create nele coloque Set Path localizado na barra lateral Move depois um Execute Code em baixo nele coloque
Código:
//mp_potential_step(x,y,4,0) 4 é velocidade e 0 que só vai chegar objetos sólidos
mp_potential_step(player.x,player.y,4,0)
Depois adicione o evento Collision-obj_tiro Execute Code nele coloque:
Código:
with (other){instance_destroy()} // esse significa se um outro objeto que venha de fora ele vai se destruir
effect_create_above(ef_,x,y,0,c_red)//effect_create_above é a função que cria o efeito e ef_explosion e o nome do efeito no caso explosion(esplosão) e c_red é a cor do efeito
// mais efeitos aqui os nomes dos efeitos
//cloud=Nuvem
//ellipse=Elipse
//firework=Fogos de attificio(muito usado em jogo de navem
//flare= Alargamento (o personagem se estica)
//rain=Chuva
//ring=Anel
//smoke=Fumaça
//smokeup=fumaça vai para cima
//snow=Neve
//spark=faisca
//star=sai varias estralas
instance_destroy()
Adicione o evento Draw nele coloque um Execute Code nele coloque:
Código:
draw_sprite_ext(sprite_index,0,x,y,1,1,direction,c_white,1)

Explicação no GM aparece assim:

draw_sprite_ext(sprite,subimg,x,y,xscale,yscale,rot,color,alpha)

sprite = é o lugar onde você coloca o nome do sprite que você vai usar, se você colocar sprite_index vai colocar o sprite que você definiu no obj
subimg = a sub imagem do sprite que se esta usando isto serve para quando o sprite tem mais de uma imagem.
x,y = são as coordenadas na tela que seu sprite ira aparecer.
xscale,yscale = são as escalas da imagem, xscale é a escala na horizontal, yscale é a escala na vertical, 1 é a escala em 100%, 2 = 200%, 0 = 0%.
rot = direção que o sprite vai estar apontado.
color = é uma mascara que você coloca junto com o sprite e modifica sua cor, se você não quiser que seja modificado coloque a cor c_white.
alpha = seria a transparência que o seu sprite vai ter, vai de 1 a 0 podendo aceitar números decimais como 0.5.
Epicação por Reddragon

muito bem acabamos o tuturial pale
qualquer duvida ou erro de digitação me avisem

Natan Kawan Araujo Freire

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