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[Resolvido]Como fazer mudaças de rooms personalizadas

em Ter 21 Set 2010, 14:30
quero que tipo na passagem de uma room para outra aparessa sprites cubrindo a tela e depois descobrindo na proxima room , entendem ? se sim por favor respondam ?
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Re: [Resolvido]Como fazer mudaças de rooms personalizadas

em Ter 21 Set 2010, 15:28
Amigão, no help do GM tem essa explicação aqui:

transition_define(kind,name) You can actually create your own transitions. To this end you must define a script (possibly in an extension package) to do the transition. With this function you can then add the transition to the system. kind is the index of the transition (either a new one or an existing transitions). name is the name of the script. Note that the name of the script is a string! So there must be quotes around it. Note that this is really advanced stuff. The script must take five arguments: a surface with the image of the previous room, a surface with the image of the next room, the width of the surfaces, the height of the surfaces, and the fraction of the transition (between 0 and 1). It must then draw the image using the two surfaces.
Pelo que vi não é tão complicado assim, mas vai exigir que você tenha conhecimento de surfaces. Basicamente voce vai criar um script que vai receber 5 parametros enviados pela engine do GM. Nesses parametros sera enviado as imagens da room atual e da proxima room para que voce desenhe sua transição. Depois que voce fizer o script basta voce a variavel do GM transition_kind e colocar o kind que voce definiu. Cuidado para não usar um kind que ja exita.
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Re: [Resolvido]Como fazer mudaças de rooms personalizadas

em Ter 21 Set 2010, 15:53
lol
da para fazer isso sem usar surfaces
>.<
coloca isso no draw_event do objeto que muda vc para outra room.
if (!variable_local_exists('_Y'))
{
_Y=0;
_type=0;
ok=0;
persistent=true;
}else
{
if (_type==0 && ok==1)
{
if (_Y}
if (_type==1){
if (_Y>0){_Y-=8;}else{_type=0;}
}
draw_sprite_stretched(nome da sprite,image_index,view_xview,view_yview,view_wview,_Y);
}

if (keyboard_check_pressed(vk_enter))
{
ok=1;
};
com esse simples code vc conseguira fazer o que quer.
para ativar ele, apenas ative o ok=1;
isso fara a transição personalizada e mudara de room.
exemplo:
entao se for usar isso no seu objeto que passa de room, coloque isso na colisao entre o personagem e este objeto.
other.ok=1;
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Re: [Resolvido]Como fazer mudaças de rooms personalizadas

em Ter 21 Set 2010, 16:31
@Jiraya escreveu:lol
da para fazer isso sem usar surfaces
>.<
coloca isso no draw_event do objeto que muda vc para outra room.
if (!variable_local_exists('_Y'))
{
_Y=0;
_type=0;
ok=0;
persistent=true;
}else
{
if (_type==0 && ok==1)
{
if (_Y}
if (_type==1){
if (_Y>0){_Y-=8;}else{_type=0;}
}
draw_sprite_stretched(nome da sprite,image_index,view_xview,view_yview,view_wview,_Y);
}

if (keyboard_check_pressed(vk_enter))
{
ok=1;
};
com esse simples code vc conseguira fazer o que quer.
para ativar ele, apenas ative o ok=1;
isso fara a transição personalizada e mudara de room.
exemplo:
entao se for usar isso no seu objeto que passa de room, coloque isso na colisao entre o personagem e este objeto.
other.ok=1;
Jiraya, é claro que voce pode criar qualquer efeito usando código personalizado. Como nosso amigo perguntou sobre transição, o jeito que foi exposto em meu post é o jeito correto. Ah e antes que eu me esqueça, LOL pra voce tambem.
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Re: [Resolvido]Como fazer mudaças de rooms personalizadas

em Ter 21 Set 2010, 16:37
xD,
srry, eu uso LOL como um :­D
nao leve a mal....
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Re: [Resolvido]Como fazer mudaças de rooms personalizadas

em Qua 22 Set 2010, 15:25
@vinians escreveu:Amigão, no help do GM tem essa explicação aqui:

transition_define(kind,name) You can actually create your own transitions. To this end you must define a script (possibly in an extension package) to do the transition. With this function you can then add the transition to the system. kind is the index of the transition (either a new one or an existing transitions). name is the name of the script. Note that the name of the script is a string! So there must be quotes around it. Note that this is really advanced stuff. The script must take five arguments: a surface with the image of the previous room, a surface with the image of the next room, the width of the surfaces, the height of the surfaces, and the fraction of the transition (between 0 and 1). It must then draw the image using the two surfaces.
Pelo que vi não é tão complicado assim, mas vai exigir que você tenha conhecimento de surfaces. Basicamente voce vai criar um script que vai receber 5 parametros enviados pela engine do GM. Nesses parametros sera enviado as imagens da room atual e da proxima room para que voce desenhe sua transição. Depois que voce fizer o script basta voce a variavel do GM transition_kind e colocar o kind que voce definiu. Cuidado para não usar um kind que ja exita.
Ta ai uma coisa que eu nunca usei e nem ouvi falar antes. investigador

Se isso retorna uma surface com as imagens da room não parecer ser o que ele quer.
Deve ser algo como: aparecer um pingo de tinta na tela, depois outro e outro até cobrir tudo. mudar de room e ir desaparecendo até acabar.
Eu sempre faço minhas transições usando um objeto persistente.
É bem fácil e da para fazer qualquer tipo de efeito. Happy

Aqui um exemplo:
Código:
http://www.mediafire.com/?1avlioindi1bvwo
Aperte enter para trocar de fase.
Para fazer a transição basta chamar "mudar_room(room,sprite,tempo,cor)".
É só guardar as posição de cada imagem em uma array e a quantidade delas, depois é so usar um loop para desenha-las.
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Re: [Resolvido]Como fazer mudaças de rooms personalizadas

em Qua 22 Set 2010, 20:43
valew ai galera pode trancar o topico
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Re: [Resolvido]Como fazer mudaças de rooms personalizadas

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