Como criar um cursor,cores,comandos de sons,etc.

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Qualidade Como criar um cursor,cores,comandos de sons,etc.

Mensagem por 00kutles00 em Seg 13 Set 2010, 08:43

Nome: Como criar um cursor,cores,comandos de sons,etc.
Descrição: Sobre coisas simples no game maker em gml.
Nível de dificuldade: iniciante.
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite

Bom esse tutorial é para ajudar os iniciantes que não sabem criar jogos simples.

Essa dica é simples é utíl! Primeiro crie um objeto você pode chamá-lo como quiser, crie um evento create e escreva:

Código:
Código:
code=get_string("Insira o Código","")
    if (code="computergames"){show_message("Parabens, senha correta!")} else show_message("A senha está errada!")
    game_end()


2º-Criando um cursor

Sabe aquela setinha branca feia do Windows? se você está criando um jogo que é utilizado pelo mouse e não vai muito com a cara daquela setinha, você pode mudá-la! Primeiro crie um objeto chamado-cursor, crie um evento Other->Game start. Agora vá na aba extra, clique e arraste o código Set the mouse cursor e escolha a sprite que você irá usar para substituir a setinha branca! Eu utilizei essa:
http://img263.imageshack.us/img263/7280/cursoruq1.gif
Seta feita no PhotoShop 6.0

3º-Cores

Aqui estão as cores disponíveis no Game Maker:

c_aqua - aqua
c_black - preto
c_blue - azul
c_dkgray -
c_fuchsia -
c_gray - cinza
c_green - verde
c_lime - lima
c_ltgray - escuro
c_maroon - marrom
c_navy -
c_olive - oliva
c_purple - purpura
c_red - vermelho
c_silver - prata
c_teal -
c_white - branco
c_yellow - amarelo

4º-Comandos de sons

Aqui vou mostrar como parar e tocas músicas nas rooms.
Parar uma música caso pulo para outra room:

Se você passa de uma fase e aquela música da fase anterior continua tocando você deve criar um objeto chamado para_musica crie um evento Room end, na aba control clique e arraste o código Execute a piece of code e escreva:
Código:
sound_stop_all(); //isso serve para parar de tocar todas as músicas da room


Mas parou de tocar todas as músicas! então você deve criar um objeto para cada room Ex:

obj_musica_fase1 (esse é o objeto para a fase 1, você deve fazer para a fase 2, 3 e assim vai.......

5º-Pause Game

Esse é um sistema de pause muito simples, mas que pode ser útil para iniciantes. Crie um objeto chamado obj_pause_game crie um evento key Press->Enter vá na aba main2 clique e arraste o código Display Message e escreva:
Código:
    >>>>>>>>>>>>>>>>Jogo Pausado<<<<<<<<<<<<<<<<<

Bem simples não?

6º-Pontos e vidas no limite

Bom, essa dica é simples, fácil e útil!
Na hora de adicionar pontos e vidas escreva:

Vidas:
Código:
if lives<99 then
    {
    lives+=1;
    }

Pontos:
Código:
if score<9999 then
    {
    score+=1;
    }
Laughing


Última edição por Janx em Qua 22 Set 2010, 21:45, editado 6 vez(es) (Razão : Ajente tem que sempre mudar né?sou iniciante em tutoriais :lol:)

00kutles00

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Qualidade Re: Como criar um cursor,cores,comandos de sons,etc.

Mensagem por †Ceifador em Seg 13 Set 2010, 10:27

00kutles00, dê uma olhada neste tópico para se informar sobre a adequação dos tutoriais exigida pelo forum:
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f11/regras-de-postagem-t6522.htm

†Ceifador

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