GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Tutorial básico sobre Arrays

4 participantes

Ir para baixo

Tutorial básico sobre Arrays Empty Tutorial básico sobre Arrays

Mensagem por GMBR Sáb 29 Mar 2008, 15:00

Tutorial básico sobre Arrays


O que é um array ?

O que é um array? Basicamente um array é uma variável que pode ter mais de um valor nos seus índices.
Por isso se você pensa em uma array como uma planilha eletrônica que tem suas colunas e linhas,ou até em Matrizes Matemática , está certo.
Existe dois tipos de arrays no Game Maker, a normal com 1 Dimensão, e as bidimensionais com 2 Dimensões.

1D Array

Imagine uma matriz ou uma planilha eletrônica do Windows Excel com somente uma coluna, e um certo numero de linhas (o número Maximo de linha é 32000) se você tornou base esse exemplo com Excel tente imaginar o numero para a coluna igual á 0, e linhas 0,1,2 ao invés de A,B,C,1,2,3.
Como o exemplo abaixo:

Tutorial básico sobre Arrays Imagem179c5fds1

Vamos chamar essa tabela de, "infor", e nós usaremos informações como, nome, vida, saúde do jogador e etc.
Espero que vocês tenham seguido as informações dadas até agora aqui nesse tutorial porque agora ao invés de usar planilhas como exemplo, irei usar a ordem “Matriz”.
No Game Maker... 1D arrays são escrita assim..

Código:
nome[index]

o “nome” é o nome da variável, para “index” é o numero para a linha.
Assim:
Código:
infor[0]

Abaixo temos uma tabela com algumas informações sobre o jogador, em baixo está representado em GML e em cima em Matriz.
Tutorial básico sobre Arrays Imagem11a5d92qu5

Código:
infor[0] = "Sleip" //linha 1
infor[1] = 1 //linha 2
infor[2] = 30 //linha 3

Com a representação dessa matriz de ordem 3x1, se da pra entender o código em GML.
Isso deve ter facilitado um pouco a sua vida no entendimento sobre arrays agora arrays de 2D deve ficar mais fácil de ser entendido.

2D Arrays


Arrays 2D é um pouco igual a Arrays 1D mas em 2D você poderá usar mais de uma coluna nesse caso abaixo usaremos 3 colunas (0,1,2).
Nós usaremos essa array agora para três jogadores, novamente chamaremos de “infor”

Tutorial básico sobre Arrays Imagem21b7b37dt6

No Game Maker as arrays 2D serão escritas deste modo.

Código:
nome[index,index]

o "nome" é uma variavel, o "index" é um numero dela.

Assim pode ser:

infor[0,0]

A tabela abaixo vai seguir como exemplo a Array 1D com informações de nome, vida, saúde.
Tutorial básico sobre Arrays Imagem3dm5

Em Gml poderia ficar assim..

Código:
    infor[0,0] = "Sleip"
      infor[0,1] = 4
      infor[0,2] = 100

      infor[1,0] = "HiperBite"
      infor[1,1] = 5
      infor[1,2] = 47
   
      infor[2,0] = "Gorock"
      infor[2,1] = 2
      infor[2,2] = 106

Desenhando(Lendo) Array

Você pode desenhar uma array da seguinte forma.
Código:
draw_text(x,y,infor[0]);

Você também poderia usar o loop... mas não esqueça de usar o string() se a array tiver valores reais...


Código:
for(i=0; i<=2; i+=1) { draw_text(x,y+(16*i),string(infor[i])) }

Esse seria o exemplo de usar o for para a Array de 1D, no caso de usar o for para uma array de 2D seria diferente.

Código:
for(i=0; i<=2; i+=1) {
        for (t=0; t<=2; t+=1) { draw_text(x+(60*i),y+(16*t),string(infor[i,t])) }
      }


Autor: Chronic
Traduzido: Sleip
Retirado do fórum Jogos RPG
avatar
GMBR

Data de inscrição : 26/02/2008
Reputação : 6
Número de Mensagens : 352
Prêmios : Tutorial básico sobre Arrays Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://gmbr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial básico sobre Arrays Empty Re: Tutorial básico sobre Arrays

Mensagem por Janx Ter 29 Jul 2008, 13:58

cara tenhu uma pergunta:
nesse array 2D
o maximo de colunas e linhas sao 3 ou vc so pois 3 como exemplo???

tem como salvar uma array em um documento???
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : Tutorial básico sobre Arrays Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial básico sobre Arrays Empty Re: Tutorial básico sobre Arrays

Mensagem por Kabeção Ter 29 Jul 2008, 15:43

Linhas e colunas devem ter menos que 32000.
Então esse é o máximo:
array[31999,31999]
Kabeção
Kabeção

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Número de Mensagens : 2314
Prêmios : Tutorial básico sobre Arrays Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 7 Moedas x 0

Ouro x 3 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial básico sobre Arrays Empty Re: Tutorial básico sobre Arrays

Mensagem por Janx Ter 29 Jul 2008, 15:45

ata xD!
mas da para salvar o array??
com digamos:
10 colunas
e 2 linhas
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : Tutorial básico sobre Arrays Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial básico sobre Arrays Empty Re: Tutorial básico sobre Arrays

Mensagem por pedrosorio Ter 29 Jul 2008, 17:35

É possível fazer um array com 10 colunas e 2 linhas e é possível guardar a informação equivalente a um array de 10 colunas e 2 linhas num ficheiro. Para saber como você vai ter que estudar as funções que lidam com ficheiros de texto: file_text_qualquer_coisa
pedrosorio
pedrosorio

Data de inscrição : 15/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 50
Prêmios : Tutorial básico sobre Arrays Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://pedrosorio.nfshost.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial básico sobre Arrays Empty Re: Tutorial básico sobre Arrays

Mensagem por Janx Ter 29 Jul 2008, 17:37

mas como eu salvo elas?! tipo tem um comando que salva tudo, ou tem que salvar digamos 'celula' por 'celula'??
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : Tutorial básico sobre Arrays Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial básico sobre Arrays Empty Re: Tutorial básico sobre Arrays

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos