jogo de corrida- chegar em primeiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

jogo de corrida- chegar em primeiro

Mensagem por rikerike em Sex 03 Set 2010, 17:21

Bom dia galera Smile

estava com algumas duvidas em fazer um jogo de corrida em 2d mas tentei e ate ta saindo mt bem . mas tenhu 2 duvidas.

1º- eu queria por um sistema de qualificaçao ex. como saber quem chegou em primeiro. porque eu ja tentei mas quando vou para a meta sou sempre o 1 mesmo se nao o for.

2º- ja consegui por u primeiro carro a virar progressivamente ex. quando virar ele rodar o carro sendo mais realista. mas agora n consigo por isso no enimigo.

se alguem me ajudar eu ficaria grato

VLWS

rikerike

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 42
Notas recebidas : C
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0

Re: jogo de corrida- chegar em primeiro

Mensagem por Convidad em Sex 03 Set 2010, 19:32

Eu acredito que o jeito mais fácil de implementar um sistema de qualificação do jeito que vc quer seria usando Paths. Um path, no Game Maker, é um caminho (percurso) que podemos desenhar para que um objeto use-o para compor trajetórias predefinidas.

Se você "desenhar" um path no formato da "pista", fica fácil saber quais carros estão à frente dos outros, dado que a posição no path é dada por um valor de 0 à 1 (início e final do path, respectivamente).

2º- ja consegui por u primeiro carro a virar progressivamente ex. quando virar ele rodar o carro sendo mais realista. mas agora n consigo por isso no enimigo.

Se você usar o path, como eu disse, vc pode ordenar que o "inimigo" se mova usando este mesmo path, dessa forma ele vai "virar" sozinho e seguir o trajeto da "pista" que vc desenhar.

Convidad
Convidado

Mensagem por rikerike em Sab 04 Set 2010, 05:59

eu ja sabia disso do path. mas mesmo o carro indo e fazer o percurso que eu defino. e mesmo que eu n chegue em primeiro so aparecer que fui eu que ganhei

rikerike

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 42
Notas recebidas : C
Reputação : 0
Prêmios

Mensagem por Kabeção em Sab 04 Set 2010, 18:12

Não resolveria ver quem atravessou a linha de chegada primeiro?
No caso, ver quem colidiu primeiro com ela.

Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2314
Reputação : 100
Prêmios
   : 3
   : 1

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Mensagem por vinians em Sab 04 Set 2010, 18:40

Amigos, eu resolvi isso uma vez, em um teste que estava fazendo sobre jogos de corrida, colocando dois colisores no carro. Um na parte da frente e outro na parte de traz. Depois, eu coloquei um colisor ligando os dois lados da pista no final. Quando o carro passava pelo colisor da pista, primeiro ele toca no colisor dianteiro, somando 1/2 depois no trazeiro somando mais 1/2 que 1 isso é somado ao total de volta. Os 2 colisores são necessários para que nao seja possivel dar marcha ré e fica contando voltas sem parar. Tambem temos os colisores de ultrapassagem, eles são "comidos" pelos carros para sabermos quem esta na frente. Todos esses colisores, são invisiveis. Somando o colisor de final de pista mais os colisores de ultrapassagem, temos quem esta na frente.
Veja na imagem:

Uploaded with ImageShack.us

vinians

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2490
Notas recebidas : B-C-A-C
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 2
   : 1