GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2

5 participantes

Ir para baixo

 Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2 Empty Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2

Mensagem por Anderson3d Qui 02 Set 2010, 23:05

Resumindo o tutorial passado (Parte 1), existem duas caixas (de colisão e impacto) que funcionam como Masks nos jogos de luta, e ainda existe um objeto que mostra os sprites do personagem.

As prioridades nas colisões são:
1) Colisão (rosa) x impacto (vermelha) = vencedor > impacto vermelha.
2) Impacto (vermelha) x impacto (vermelha) = vencedor > ambas perdem.
obs: Não preciso falar que colisão x colisão não dá em nada, afinal, não são ataques.

Vamos a prática:
cena1: Dhalsim em pé frente a athena. Ambos não estão atacado então devem ter somente caixas de colisão (rosa).
 Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2 Cena1x

cena2: Dhalsim ataca athena. Dhalsim tem caixas de colisão por todo o corpo (rosa: ele tem ate nos braços pois mesmo atacando a athena pode contra-atacar e dar double KO) e tmb caixas de impacto (vermelha) nos braços. Já athena só tem caixas de colisão. Como ocorre a colisão entre as caixas de impacto nos braços do dhalsim, e as de colisão da athena, ela perde o evento e é mostrada a cena dela apanhando. (¬¬)
 Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2 Cena2

Ok, então como o objeto principal que representa Dhalsim e o objeto que representa Athena se comportarão no momento do impacto?
Simples, as caixas de colisão de Athena devem "avisar" ao objeto Athena (obj que mostra os sprites dela), que a mesma perdeu a colisão, e que deve ser mostrado o sprite dela apanhando ou pode ser outro objeto, que é como eu prefiro fazer pra simplificar.

Tipos de Fall (apanhando):
Existem várias formas de mostrar o personagem apanhando, e isso depende do tipo de hit que o personagem levou e do jogo em si. Exemplo:
a) tapa na cara
 Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2 46798835

b) soco na barriga
 Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2 27106411

Você deve padronizar esses tipos de impactos e criar objetos com esses sprites, e, a cada tipo de impacto surge um objeto "apanhando" diferente. Lembrando que, é o ataque quem determinará que tipo de objeto "apanhando" irá aparecer. obs: nos jogos de luta esses objetos ou animações dos personagens apanhando se chamam "fall".
Existem falls para golpes, fortes, golpes fracos, rasteiras fracas, rasteiras fortes etc.

Resumindo o tutorial parte 2:
Vc deve criar objetos com os sprites fall diferentes:
a) recebendo golpe fraco em pé
b) recebendo golpe forte em pé
c)recebendo golpe fraco abaixado
d)recebendo golpe forte abaixado
e) recebendo rasteira e caindo para traz (fall completo).

De posse desses objetos ficará fácil fazer os eventos de colisão.

Na próxima e última aula trarei um engine com um exemplo com dois personagens parados, um ataca o outro com caixas de colisão e de impacto, o outro recebendo impacto e um caso de double KO (dos dois se acertando ao mesmo tempo). Happy


Última edição por Anderson3d em Sáb 16 Abr 2011, 15:23, editado 1 vez(es)
Anderson3d
Anderson3d

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A
Data de inscrição : 15/02/2009
Reputação : 9
Número de Mensagens : 1479
Prêmios :  Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.indiegamebr.com

Ir para o topo Ir para baixo

 Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2 Empty Re: Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2

Mensagem por 00kutles00 Qua 29 Set 2010, 10:27

intendi nada ae computador :--':
00kutles00
00kutles00

Data de inscrição : 27/08/2010
Reputação : -1
Número de Mensagens : 31
Prêmios :  Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

 Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2 Empty Re: Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2

Mensagem por CRP-Max Qua 29 Set 2010, 11:34

Ótimo tutorial, mostra que jogos de luta não é para qualquer um, é uma pena que muitos vão apenas baixar sua engine e dizer que fizeram um jogo completo.
Essas técnicas vão me ajudar num (futuro) jogo de plataforma.
Parabéns.

Off tópico:
Seus sprites estão cada vez melhores, estou ansioso para ver seu jogo do concurso Halloween.
CRP-Max
CRP-Max

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 28/10/2008
Reputação : 29
Número de Mensagens : 822
Prêmios :  Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

 Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2 Empty Re: Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2

Mensagem por manobrother Sáb 29 Mar 2014, 12:17

vai ter outra aula ainda ou ja acabou? pq não entendi como posso juntar as duas partes do ataque
manobrother
manobrother

Data de inscrição : 31/10/2013
Reputação : 10
Número de Mensagens : 206
Prêmios :  Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

 Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2 Empty Re: Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2

Mensagem por Markituh Sáb 29 Mar 2014, 16:29

manobrother escreveu:vai ter outra aula ainda ou ja acabou? pq não entendi como posso juntar as duas partes do ataque
Creio que não rapaz, o Anderson não entra no fórum desde novembro do ano passado. Respondendo a sua dúvida, a caixa de colisão que ele fala pode ser tanto algo determinado por você, ou usando as "bounding boxes" ou masks do GM, delimitando que parte da sprite é tangível e assim reagindo. Ao gênero de luta em si, tinha uma ótima engine que é a GM Fighters, sendo que infelizmente o membro não é mais ativo (até porque é bem antigo aquele tópico) e o link quebrou.

Mas, você ainda pode extrair algo das aulas do Alex FC. Happy Tem uma parte sobre colisões lá, bem legal. Abraços o/
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :  Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

 Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2 Empty Re: Tutorial: Lógica em jogos de luta (colisões) Parte 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos