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pedido tutorial: sprites aleatórias

em Qui 02 Set 2010, 21:57
Ola, eu preciso de que meu personagem troque devagar entre 2 sprites

ex: uma hora é sprite perna direitas na frente e a outra perna esquerda na frente

ps tem que ser devagar n posse passar muito rapido


Última edição por peixoto em Sex 03 Set 2010, 09:05, editado 1 vez(es)
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Re: pedido tutorial: sprites aleatórias

em Qui 02 Set 2010, 22:57
(Nao é tutorial ok?, pois está na seção de perguntas e respostas)

Certo amigo, o GM tem um sistema automático de mudança de imagens.

Toda instancia de um objeto tem variaveis que controlam isso. Pra fazer seu Mario mudar de imagens faça o seguinte:

Coloque no EVENTO Create
Código:

friction = 0.1;

Coloque no EVENTO Step
Código:

//Pra ele andar
if (keyboard_check(vk_left))
{
 hspeed = -2; image_xscale = -1;
}
if (keyboard_check(vk_right))
{
hspeed = 2; image_xscale = 1;
}

if (hspeed <> 0)
    image_speed = 0.4; //pode aumentar ou diminuir para ir mais rapido
else
    image_speed = 0

É isso ai!
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Re: pedido tutorial: sprites aleatórias

em Sex 03 Set 2010, 09:04
n deu certo pois o personagem fica fica apenas para frente. eu preciso de que ele troque devagar entre 2 sprites

ps: editado
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Re: pedido tutorial: sprites aleatórias

em Sex 03 Set 2010, 10:06
Não precisa mudar de sprite pra alternar a posição das pernas, isso são "quadros" ou "frames" de uma mesma sprite. Você tem uma sprite do personagem com 2 quadros, um com o passo da perna direita e o outro o oposto, então bastará utilizar o image_speed pra definir a velocidade de troca dos quadros a seu gosto.
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Re: pedido tutorial: sprites aleatórias

em Sex 03 Set 2010, 10:21
@peixoto escreveu:n deu certo pois o personagem fica fica apenas para frente. eu preciso de que ele troque devagar entre 2 sprites

ps: editado
Amigão, deveria ter funcionado. Como diz o nosso amigo Ceifador, basta que voce utiliza o image_speed pra que a as imagens do sprite atual sejam trocadas automaticamente. No exemplo que eu te passei, ele define o valor de image_speed se o valor de hpseed for diferente de zero, ou seja, caso o personagem se mova na horizontal.
Tambem no exemplo que te passei, foi definido no evento CREATE o valor da friction que faz com que o valor de hspeed va dininiundo absolutamente até zero. De uma olhada no seu código, deve ter algum erro.
Flw!
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Re: pedido tutorial: sprites aleatórias

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