GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


Introdução ao Draw - draw_circle

Ir para baixo

Introdução ao Draw - draw_circle Empty Introdução ao Draw - draw_circle

Mensagem por fonetico Sex 03 Set 2010, 19:27

Nome: Introdução ao Draw - draw_circle
Descrição: Vou ensinar a desenhar um círculo na tela.
Dificuldade: Intermediário
Requerimentos: GM 7, 8,l PRO e LITE

Veja as aulas anteriores:
Introdução ao Draw - Básico
Introdução ao Draw - draw_point
Introdução ao Draw - draw_line
Introdução ao Draw - draw_rectangle


Essa aula será um pouco maior pois para lidarmos com círculos, podemos usar três funções totalmente distintas:

draw_circle(x,y,r,outline)
draw_ellipse(x1,y1,x2,y2,outline)
draw_set_circle_precision(precision)


Vamo por partes:

Introdução ao Draw -Draw Circle

draw_circle(x,y,r,outline)

Essa função é a mais fácil de se compreender. Ela, por sua vez, desenha um círculo perfeito, nada de algo oval como uma elipse. Nela, temos 4 argumentos:

x - Posição horizontal do centro do círculo
y - Posição vertical do centro do círculo
r - O raio do círculo em píxeis.
outline - Determina se o círculo será preenchido ou somente desenhado as linhas.

As duas primeiras vocês já conhecem, mas é bom ressaltar que eu deixei em negrito a parte : "centro do circulo" porque essas coordenadas vão indicar somente um ponto, que será exatamente o meio do círculo. O r também não é difícil. Se você estuda ou já estudou, com certeza sabe o que é o raio de um círculo, caso contrário:

O raio de um círculo é determinado pela distancia do centro do círculo até a sua borda, ou seja, a parte vermelha na imagem é o tamanho do raio:

Introdução ao Draw - draw_circle Imagemhj

draw_ellipse(x1,y1,x2,y2,outline)

Essa função já é mais complicada de se explicar, pois ela não é muto precisa como a função anterior.
Como pode ver, a estrutura do código é idêntica ao do draw_rectangle, pois usa o mesmo conceito.
Nesta parte, só vou explicar como saber exatamente o tamanho que a elipse vai tomar, porque a estrutura do código você pode ver na aula anterior.

Basicamente, nesta função, você desenha um retângulo invisível, e o GM por sua vez, desenha a elipse coerente com as laterais desse retângulo. E você já sabe commo desenhar um retângulo, então o esquema é simples:

A parte vermelha é o retângulo "invisível", que não aparece do lado da elipse.

Introdução ao Draw - draw_circle Imagemeg

O argumento outline faz o mesmo que as demais funções.
Por mim, acho melhor utilizarem a primeira função deste tuto, pois é mais fácil de se calcular.

E por fim, a última função!


draw_set_circle_precision(precision)

Essa função é muito interessante. Ela serve para nos mostrar o quão preciso será a invergadura do círculo. Um número menor, como 0 por exemplo, torna o círculo um retângulo/quadrado na diagonal, quanto maior esse número for, por exemplo 100, mais redondo o círculo ficará. Deve-se colocar essa função antes de desenhar um círculo e colocar o valor de precisão em precision.

Veja a diferença com o valor 0 e o valor 100:

Introdução ao Draw - draw_circle Imagemrar

Função para colorir

Como a maioria das funções do draw, esta por sua vez, também possui uma, sua estrutura é:

draw_circle_color(x,y,r,col1,col2,outline)

Esta usa-se para desenhar círculos perfeitos. O último e os três primeiros argumentos vocês já conhecem. O argmento col1 é a cor que será criada no centro do círculo, e o col2 será a cor em que a col1 irá se transformando até chegar nas laterais do círculo.

draw_ellipse_color(x1,y1,x2,y2,col1,col2,outline)

O último e os quatro primeiros argumentos você já conhece. Os argumentos col1 e col2 funcionam igual à função acima.

O efeito obtido entre a cor preta e a vermelha será:

Introdução ao Draw - draw_circle Imagemkhr


Bom galera, essa aula foi um pouco cansativa, mas espero que ajude a muita gente! E é só, as aulas de draw terminaram, espero que tenham gostado!
fonetico
fonetico

Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios : Introdução ao Draw - draw_circle Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos