[Crítica] Método de avaliação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Fuzenrad em Qui 02 Set 2010, 18:19

Desde o início da votação aberta (no concurso #002) eu vi que nenhum jogo foi avaliado como deveria, sempre se remetendo a justificativas como: "Eu gostei muito do seu jogo" ou "Legal os gráficos", além disso, votar diretamente na classificaão influencia diretamente o resultado final, talvez não as primeiras colocações, mas a 3º e 4º apenas 1 voto muda e muito o resultado, entretanto o que eu mais percebi foi justificativas sem profundidade, alguns que avaliaram não tem perspectiva pra avaliar um jogo do nível dos que foram feitos, não sabem a dificuldade que foi fazer tal função (desculpa, mas é verdade), a minha crítica é sobre isso, avaliação aberta não escolherá o melhor jogo, talvez o programador mais carismático.

Eu tenho também uma sugestão, votar diretamente nas posições pode manipular a premiação, como eu já ressaltei, o correto seria fazer igual feito pelo Janx, avaliar Gráficos, Programação, Sons e Jogabilidade SEPARADAMENTE de todos os 5 jogos, e não chegar e dizer simplesmente que tal jogo ficou bom porque achou bonitinho.

A outra crítica é em relação a classificação de JOGO, tem que ter uma restrição com relação a isso, não é beta e não é demo, tem que ser jogável pelo menos, o jogo do Kabeção ficou bom, eu concordo, mas não é um jogo, e talvez não seja nem um demo, quem jogou sabe, tem 2 fases, com 10 segundos de jogo no máximo, se o jogo fosse continuado, ele terá mais do que 10 objetos sem dúvida.

Gostaria de deixar claro que não estou pedindo para votar no meu jogo, prefiro ser desclassificado a receber votos de caridade, essa metodologia desvaloriza e muito o programador.

Eu vou deixar aqui um exemplo de como deveria ser a votação (feita por mim):

Kabeção
A programação do movimento ficou lenta, mesmo pegando impulso o pulo continua com a mesma altura, não possui menu ou qualquer outra interface no jogo. 80/100
Gráficos muito bem feitos, excelente escolha. 50/50
A música combinou muito com o jogo, mas fica repetitiva por ser um loop eterno. O som do item parece o alerta do MSN Messenger, não combinou com o jogo. 30/50
A jogabilidade ficou um pouco pesada, algumas partes quebram o rítmo do jogo e a escolha das teclas poderia ter sido melhor escolhidas. 30/50

Total 190/250 - 76%

Alex FC
Muito boa a programação, inimigos bem feitos, não encontrei bugs com relação ao movimento do personagem, fases muito bem feitas. 80/100
Gráficos poderiam ficar melhor, interfaces do jogo muito bem feita e animada. 30/50
Sons ótimos, sem nenhuma crítica sobre eles. 45/50
Jogabilidade regular, precisa de "regulagem" nas velocidades. 40/50

Total 195/250 - 78%

Sigiloso
A programação parece estar muito bem feita, os blocos se comportam perfeitamente sem nenhum problema ou complicação (bugs). 90/100
O jogo ficou muito bonito, mas os blocos poderiam ter sido mais bem trabalhados. 45/50
Ótima jogabilidade, sem complicações e bastante simples. 45/50
O jogo só possui 2 músicas, uma introdução de poucos segundos e um loop que não muda durante o jogo, um pouco repetitivo, mas um boa escolha. 30/50

Total 210/250 - 84%

Vinians
Jogo muito bem produzido, sem contar que o propósito do concurso foi totalmente alcançado e que foi usado apenas 1 objeto. 100/100
Os gráficos não deixam o jogo muito atrativo, porém atende perfeitamente o objetivo e estilo do jogo. 40/50
A jogabilidade é muito bem feita, tem ótimos efeitos e deixa o jogo bastante divertido. 45/50
Os efeitos sonoros combina e muito com o jogo, ótima escolha. 45/50

Total 230/250 - 92%

Resultado final
Vinians - 92%
Sigiloso - 84%
Alex FC - 78%
Kabeção - 76%

Não mostrarei a avaliação do meu jogo por motivos óbvios, porém sendo totalmente imparcial e sem "escolher" a classificação, apenas dando as notas, eu fiquei entre o Sigiloso e o Alex, em 3º.

Assim deveria ser feito pelos avaliadores em uma avaliação aberta, justificando todos os classificados.

Na contagem dos votos:
1º lugar teria peso 4
2º peso 3
3º peso 2
4º e 5º peso 1

Agora um exemplo de como não deveria ser feito a avaliação:

Kyuubi escreveu:1º: Mayo, eu acho que o game ficou muito legal principalmente visualmente,as colisões são perfeitas com cada tipo de solo,o jogo é massa!!!.

2º: Bear Quest, tbm ficou muito bom visualmente,os efeitos de quebra de gelo,o personagem descongelando,eu achei muito legal o fato dele se parecer com o game snow bros,é tbm um game muito massa!!!.

3º:H.E.R.O em O Virus do Armagedom,esse game ficou muito bom msm,principalmente o fato de ter só um objeto,mas eu gosto muito de games com o "visual",e achei os graficos meio fracos,mas como eu falei ele tbm é muito massa!!!.
parabens as 5, boa sorte,e que vença os 3 melhores!!!
Super Games escreveu:1ºLUGAR:
SIGILOSO e o GunBlock
Um jogo que é legal!Mais eu achei meio chatinho, mais mesmo assim dou ele como o melhor que joguei

2ºLUGAR:
Alex FC e o TheBearQuest
Jogo com graficos bem feinhos, mais achei inovador.

3ºLUGAR:
Funzerad e o Yuugou
Otimo nos graficos!Achei bem legal, mais eu achei meio estranho.
Pra mim esses votos não foram nem um pouco justificado. Só citei os 2 por ser os mais gritantes, afinal não ia quotar todas as avaliações, mas em geral as outras giram em torno disso.

Eu havia falado com o Janx sobre isso, ele concordou com algumas coisas, não todas, por isso ele escolheu os 5 primeiros pra serem liberados para votação aberta. Uma pena que essa atitude surgiu de um membro "comum", os administradores/moderadores/colaboradores deveriam ter tomado essa atitude, afinal mais cedo ou mais tarde alguém iria se pronunciar sobre o assunto.

Peço desculpas pela mensagem gigante, mas eu precisa expressar minha opinião. Gostaria de pedir para que não postem desnecessariamente nesse tópico, se concordarem ótimo, expressem sua opinião, crítica, sugestão, dúvida ou o que achar necessário, ataques pessoais, ofensas ou coisas do tipo será ignorado.

Fuzenrad

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1026
Idade : 26
Data de inscrição : 04/07/2010
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Reputação : 41
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Alex FC em Qui 02 Set 2010, 19:09

Esse é um dos contras da votação popular. Temos que perceber que muitos aqui ainda não têm um senso critico para jogos. A análise tem que ser feita como a do janx, que muito possivelmente jogou muitas fases de cada jogo antes de formular-la. Eu ficaria em quinto, mas por ótimas razões. E também vai do gosto de cada um que vota. Não há como ter um controle.

Você queria um juri não? formado por administradores, moderadores e colaboradores de preferência ou por membros respeitados no fórum com senso critico. Então vamos deixar aqui a ideia, se a STAFF concordar, tranquilo. Mas também poderíamos deixar a ideia de avaliação dos votos, ou seja eles devem ser convincentes perante a STAFF ou os escolhidos para tal tarefa senão seriam anulados.

Mas o que importa é o pessoal aprender mais no GM, pois com certeza todos que participaram evoluíram, principalmente por causa da regra de 10 objetos. Assim que devem ser os campeonatos, com uma proposta desafiadora ao programador.

É essa minha opinião, pensem na minha ultima ideia sobre a avaliação de votos, apesar de demorada evitaria discussões.

É isso...

FLWS!

Alex FC

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 2503
Idade : 23
Data de inscrição : 20/12/2008
Notas recebidas : B A
Reputação : 174
Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1

http://redscreensoft.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Anderson3d em Qui 02 Set 2010, 19:11

Concordo plenamente no quesito "as votação são influenciadas pelas colocações". Isso é verdade, infelizmente o povão ainda vai nessa onda. Deveria ser votação direta e pronto.

Um exemplo que me chamou a atenção foi o jogo HERO ter ficado entre os primeiros. Cara vou ser sincero, a programação (fazer tudo em um único objeto) foi genial, mas o jogo em si é horrível, sons horríveis e gráficos piores ainda e jogabilidade toska. Sei que é uma cópia fiel de um jogo do ATARI, mas mesmo assim, o jogo do ATARI é um lixo (minha opinião). Desculpe minha sinceridade mas opinião é foda, e todo aqui são críticas construtivas, espero que ninguem brigue ou coisa do tipo, nosso intuito é fazer um torneio justo.



Anderson3d

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1479
Idade : 33
Data de inscrição : 15/02/2009
Notas recebidas : A - A
Reputação : 9
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

http://www.indiegamebr.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Kyuubi em Qui 02 Set 2010, 19:14

Amigo,pense comigo,o nosso amigo janax,que é o tutor do concurso já avaliou o game em todos os quisitos sons,graficos,etc,então eu acho o que a pessoa que vai votar deve postar como justificativa de voto sua opiniao propria,não reavaliando com o que ja foi avaliado,e sim sua opiniao de jogador , esquecendo a visão de criador.
flws!!!

Kyuubi

Número de Mensagens : 443
Idade : 23
Data de inscrição : 28/11/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://animeworldmugen.forumeiros.com/forum

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por SIGILOSO em Qui 02 Set 2010, 19:33

Bem, é quase impossível exigir q alguns users façam uma avaliação completa e devidamente analizada de cada jogo. Mas deveriam tentar sim.
Seria mais correto, assim como o Fuzenrad sugeriu, votar nos jogos em quesitos diferentes, jogabilidade, sons, gráficos...
Eu poderia arriscar e dizer q teve gente que nem ao menos baixou os jogos...
São as avaliações realmente pensadas que nos ajudarão a melhorar nossos trabalhos. Se não seria apenas uma questao de criar um jogo qualquer e ser legal com todo mundo.

== off ==
Fuzenrad sobre Gun Block:
[...]O jogo só possui 2 músicas[...]
Pequena correção amigo, são 4 musicas de fases xD
afro

SIGILOSO

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 2264
Idade : 23
Data de inscrição : 06/06/2009
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Reputação : 39
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 4
   : 2
   : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por DS Santos em Qui 02 Set 2010, 19:44

Acho que isso seria a mesma coisa que pedir uma avaliação convincente de quem vota nas eleição.
Com certeza nem 1/5 deles tem senso critico o suficiente para isso mas se proibi-los vamos decair algumas época na história e voltar para o tempo onde só os mais privilegiados tem libertado de expressão.

Não que não seja uma boa ideia, eu até preferia assim mas também tem que se pensar de forma geral.

Se os menos favorecidos de crítica não gerarem uma muvuca/rebelião/escândalo/grave de fome ou algo do tipo seria uma opção bem interessante deixar só alguns votar nem que seja só quem idealizou o concurso.

Fuzenrad escreveu:A programação do movimento ficou lenta, mesmo pegando impulso o pulo continua com a mesma altura, não possui menu ou qualquer outra interface no jogo. 80/100
Na verdade se você pegar velocidade e pular bem no final de uma inclinação para cima ele pula mais alto.
A HUD com vida e número de itens pegos é uma interface.

DS Santos

Número de Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/05/2010
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Kabeção em Qui 02 Set 2010, 19:58

SIGILOSO escreveu:Bem, é quase impossível exigir q alguns users façam uma avaliação completa e devidamente analizada de cada jogo. Mas deveriam tentar sim.
Quase não, completamente impossível!
Isso é um fato.
Ah!!! Nossa dedicação (como criadores) ficaria tão mais envolvente se isso fosse possível.

Por mim não teria problemas adotar o método de votação fechada mas logo terá um tópico sobre isso também onde a maioria irá concordar e fica naquele vai e volta, e nós (Janx e eu) ficamos sem saber o que vocês realmente querem... nervoso

Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2314
Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Fuzenrad em Qui 02 Set 2010, 20:06

É muito satisfatório ver que essa discussão está sendo levada a sério.

Alex FC escreveu:Mas também poderíamos deixar a ideia de avaliação dos votos, ou seja eles devem ser convincentes perante a STAFF ou os escolhidos para tal tarefa senão seriam anulados.
Nesse caso vários votos seriam anulados e seus autores provavelmente ficariam desapontados, mas me parece uma boa solução.

Anderson3d escreveu:Um exemplo que me chamou a atenção foi o jogo HERO ter ficado entre os primeiros. Cara vou ser sincero, a programação (fazer tudo em um único objeto) foi genial, mas o jogo em si é horrível, sons horríveis e gráficos piores ainda e jogabilidade toska. Sei que é uma cópia fiel de um jogo do ATARI, mas mesmo assim, o jogo do ATARI é um lixo (minha opinião). Desculpe minha sinceridade mas opinião é foda, e todo aqui são críticas construtivas, espero que ninguem brigue ou coisa do tipo, nosso intuito é fazer um torneio justo.
Não é bom generalizar, cada época tem um nível, na época do atari o nível era esse e era muito apreciado pelos jogadores (meu pai tem um atari e deve estar lá em algum canto mofando), enfim, comparado com agora realmente o nível é precário, mas no quisito programação/otimização de funções ele foi o melhor.

Kyuubi escreveu:Amigo,pense comigo,o nosso amigo janax,que é o tutor do concurso já avaliou o game em todos os quisitos sons,graficos,etc,então eu acho o que a pessoa que vai votar deve postar como justificativa de voto sua opiniao propria,não reavaliando com o que ja foi avaliado,e sim sua opiniao de jogador , esquecendo a visão de criador.
flws!!!
Não, o Janx expressou a opinião dele, obviamente algumas opiniões serão idênticas, mas não igual, certamente meu ponto de vista é diferente do seu que é totalmente diferente do Janx e assim por diante.

SIGILOSO escreveu:Eu poderia arriscar e dizer q teve gente que nem ao menos baixou os jogos...
Eu também!

SIGILOSO escreveu:Pequena correção amigo, são 4 musicas de fases xD
Sim, foi uma observação errônea de minha parte, perdão.

Kabeção escreveu:Por mim não teria problemas adotar o método de votação fechada mas logo terá um tópico sobre isso também onde a maioria irá concordar e fica naquele vai e volta, e nós (Janx e eu) ficamos sem saber o que vocês realmente querem...
Nem por mim, agora uma avaliação errada dos membros da staff é muito mais difícil de acontecer do que em uma votação aberta, fica a critério, além disso os Colaboradores, moderadores e administradores são os mais capazes aqui no fórum pra avaliar um jogo, tanto pela experiência quanto pelo cargo que ocupam (são mais seguros do que dizem e fazem).

Fuzenrad

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1026
Idade : 26
Data de inscrição : 04/07/2010
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Reputação : 41
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Janx em Qui 02 Set 2010, 20:15

Uma avaliação 100% justa é muito difícil de conseguir.

@Anderson3d
Ai que tá! Você não gostou do jogo e por isso acha ele ruim, só por um jogo ter gráficos simples como aqueles não significa que o jogo seja a mesma coisa. Eu avaliei os jogos de acordo com a idéia dos mesmos. A idéia desse jogo era ser um remake/fan game do antigo game do atari.
Avaliei o jogo do Fuzenrad como um jogo de puzzle, mesmo eu não gostando muito de jogos desse estilo.

Fuzenrad, acho muito difícil conseguir que os usuários votem dessa forma e justamente.
Vou dar exemplo a sua própria análise:

-Alex FC
Sons ótimos, sem nenhuma crítica sobre eles. 45/50
Se não tem nenhuma critica, nada mais a acrescentar, porque não deu nota máxima? Se não tem nenhum defeito deveria levar nota máxima.

-Sigiloso
A programação parece estar muito bem feita, os blocos se comportam perfeitamente sem nenhum problema ou complicação (bugs). 90/100
Ótima jogabilidade, sem complicações e bastante simples. 45/50
O jogo só possui 2 músicas, uma introdução de poucos segundos e um loop que não muda durante o jogo, um pouco repetitivo, mas um boa escolha. 30/50
Mesmo do de cima, acrescentando a ultima análise:
Você não jogou o jogo inteiro, a música muda a cada 10 fases se não me engano. O jogo tem 40. Seria dificil uma música para cada fase correto? Acho que comentei isso na minha avaliação.

-Vinians
A jogabilidade é muito bem feita, tem ótimos efeitos e deixa o jogo bastante divertido. 45/50
Mesmo de cima..

Não estou te criticando, é só para mostrar que não da para fazer uma votação 100% justa, as opiniões divergem muito. Talvez você não tenha dado nota máxima, pois não queria dar tanto crédito assim ao jogo (mesmo merecendo) ou apenas preguiça de falar o que ta faltando.

Janx

Número de Mensagens : 2417
Idade : 23
Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Fuzenrad em Qui 02 Set 2010, 20:30

Concordo, não é possível avaliar um jogo sendo totalmente justo, foi uma observação que eu não deveria ter expressado. Minhas avaliações são um tanto ilustrativas, não é oficial e como você disse, eu não me aprofundei nos detalhes, entretanto se fosse pra fazer uma avaliação válida realmente, quero dizer valendo a premiação eu sem dúvida teria feito como você, me aprofundando bastante nas fases e nos detalhes.

Mas resumindo, avaliação aberta não funciona, pelo menos no meu ponto de vista. Sempre haverá justificativas como essa:
Jogo com graficos bem feinhos, mais achei inovador.

Fuzenrad

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1026
Idade : 26
Data de inscrição : 04/07/2010
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Reputação : 41
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Kabeção em Qui 02 Set 2010, 20:38

Fuzenrad escreveu:Nem por mim, agora uma avaliação errada dos membros da staff é muito mais difícil de acontecer do que em uma votação aberta, fica a critério, além disso os Colaboradores, moderadores e administradores são os mais capazes aqui no fórum pra avaliar um jogo, tanto pela experiência quanto pelo cargo que ocupam (são mais seguros do que dizem e fazem).
Sim, com certeza.
Janx avaliou tão bem que até descobriu e considerou particularidades como 6 aberturas diferentes.
Eu, mesmo sem poder votar joguei todos eles e li todas as avaliações.
Se deixar em nossas mãos pode ter certeza que não haverá descaso, mas, eu como administrador de uma comunidade devo priorizar nossas atividades como sendo em grupo.

Se essa sugestão acabar sendo aplicada já vou deixar bem claro que não vamos mais repensar nisso, ou seja, não aceitaremos mas sugestões opostas pois esse vai e vem não dará em lugar nem um.
Então pensem bem antes de postar o que acham.

Além disso, não somos robos pré-programados então não esperem algo totalmente sem falhas.

Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2314
Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Fuzenrad em Qui 02 Set 2010, 20:46

Sem dúvida, mas erros por parte dos membros da staff são raros ou incomuns e dificilmente serão criticados. No caso de uma votação fechada, precisaria de apenas 3 avaliadores, trabalhando separadamente, possibilitando assim que os próprios membros da staff participem, como é o seu caso e o do Alex FC.

Se essa sugestão acabar sendo aplicada já vou deixar bem claro que não vamos mais repensar nisso, ou seja, não aceitaremos mas sugestões opostas pois esse vai e vem não dará em lugar nem um.
Não creio que será problemático essa metodologia. Os jogos serão avaliados o mais próximo possível do justo.

(Editado)

Pra evitar postagens desnecessárias, o conteúdo abaixo refere-se a mensagem do SIGILOSO, abaixo desta.

E na votação fechada, os votos seriam todos complexos e justificados
Essa a intenção.

Provavelmente os juízes deveriam ser selecionados a cada CQ (nem sempre um poderá avaliar em todos, penso eu), o que tornaria a votação mais lenta e menos pública
Claro, poderia ser voluntários, a adição de novos Colaboradores para esses cargos seria o ideal (mas não é o foco dessa discussão), uma votação demorada, talvez não, o Janx avaliou quase 20 jogos em 2 dias. Claro que ele se esforçou muito, mas não acredito que vá ultrapassar 1 semana (tempo incontestavelmente aceitável).

tirando um pouco da participação geral, o que eu acho ser importante neste tipo de concurso
Eles são sem dúvida importantes, podem postar no tópico do projeto, apontando erros, dando sugestões, elogiando etc, mas em relação as avaliações é preferencial que seja feito pelos mais capacitados.

E também, com os juízes ocupados em avaliar os jogos, o número de jogos de qualidade cairia mto, pois seriam eles os mais talentosos.
Bem, é a minha visão sobre isto.
Não necessariamente, como eu disse, se algum deles optar por participar, outros ocupariam o cargo, não todos ao mesmo tempo claro, fora que eles podem fazer uma conciliação.


Última edição por Fuzenrad em Qui 02 Set 2010, 21:15, editado 1 vez(es)

Fuzenrad

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1026
Idade : 26
Data de inscrição : 04/07/2010
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Reputação : 41
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por SIGILOSO em Qui 02 Set 2010, 20:56

Bem, uma votação aberta para os concursos quinzenais, faz com que toda a comunidade possa participar msm q nao tenha criado um jogo. O problema são os votos sem menor justificativa, que apenas atrapalham o concurso e desmerecem quem realmente trabalhou.
E na votação fechada, os votos seriam todos complexos e justificados, tornando tudo mais justo, só que para isso deveria ter sempre juízes fixos. Provavelmente os juízes deveriam ser selecionados a cada CQ ( nem sempre um poderá avaliar em todos, penso eu ), o que tornaria a votação mais lenta e menos pública ( óbvio... rsrs ),tirando um pouco da participação geral, o que eu acho ser importante neste tipo de concurso. E também, com os juízes ocupados em avaliar os jogos, o número de jogos de qualidade cairia mto, pois seriam eles os mais talentosos.
Bem, é a minha visão sobre isto.
afro

SIGILOSO

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 2264
Idade : 23
Data de inscrição : 06/06/2009
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Reputação : 39
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 4
   : 2
   : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Hedgehog em Qui 02 Set 2010, 21:07

Eu vou expressar minha opinião:

A votação popular deve ser feita como o Fuzenrad disse na 1 mensagem SIM! Vamos nos colocar no exemplo:

Fuzenrad, o mais novo dos 5, com 2 meses em maker, é o menos conhecido aqui no forum. Digamos que eu sou ele. Eu me empenho o dia todo, pelos 15 dias direto, sem descanso, sem poder retomar meu projeto independente, e, no dia 30, entrego meu jogo... Ufa! Foi dificil fazer, vamos esperar a avaliação do Janx. Entrei nos 5! Legal! Vamos ver os que os users votam.

Eu voto no Alex FC pq o jogo ficou legal.
Eu voto no SIGILOSO porque os sons são legais e a jogabilidade show!

Votos desse tipo, na minha opinião, são para elevar o nível de amizade e conhecimento no forum pelo criador, e tem fins egoístas, pois você vota pelo fato de que esse voto, traga de algum jeito, um beneficio para si próprio. Por isso, esse esquema deve ser adotado no concurso 4, onde participarei com certeza, e mais, saio orgulhoso com meu 12º lugar no pódio! É meu 1º jogo oficialmente completo, e a experiência com organização de códigos/scripts e ações sem depender de vários objetos, é uma lição a menos para eu aprender!

Vou deixar a pergunta, e espero que respondam: Qual é o objetivo dos concursos quinzenais?

A minha resposta é, aprender. E mesmo se não ganhasse um trófeu, participaria com o mesmo entusiasmo e garra.

Espero que reflitam.

EDIT atropelado pelo SIGILOSO: Concordo plenamente com uma votação para seleção de juízes a cada CQ, por que se for como a avaliação do Janx, estariamos sem medo de sermos desmerecidos e levariamos sugestões e ensinamentos para outros jogos, para aperfeiçoar sempre.

PS: Não querendo desmerecer os jogos do Alex FC e o SIGILOSO, mas votar neles por mero reconhecimento é ridículo.


Última edição por Kakarilr em Qui 02 Set 2010, 21:19, editado 1 vez(es)

Hedgehog

Número de Mensagens : 384
Idade : 20
Data de inscrição : 28/08/2008
Reputação : -2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://www.recursos-mania.forumeiros.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por DS Santos em Qui 02 Set 2010, 21:13

É impressionante o nível de seriedade deste fórum.
Em outros lugares a situação estaria verdadeiramente desagradável (pois aqui nem tanto, na verdade essa situação não é realmente lá essas já que isso pode ser visto só como um hobby) e todo mundo ficaria bem.

Como não da para enfiar juízo na cabeça dos outros porque não testamos a votação fechada no próximo concurso?
Embora temo quase certa que aparece outros reclamando por motivos diversos.

Tenho certeza que alguém como o Kabeção ou o AlexFC gostariam de participar dos próprios concursos para também se divertirem um pouco se quiserem, então não vamos pensar só nos participantes mas nos juízes também. Happy

DS Santos

Número de Mensagens : 98
Data de inscrição : 19/05/2010
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por vinians em Qui 02 Set 2010, 21:13

E ae pessoal tudo blz?

Estava lendo o tópico e gostaria de dizer somente o seguinte:
A qualidade dos jogos produzidos pelos usuários do forum esta aumentando gradativamente, e isso é ótimo! Isso traz o efeito de ser cada vez mais dificil a avaliação.

Quanto mais perfeito os jogos mais precisos tem que ser os critérios. Não posso falar sobre meu próprio jogo, é claro que temos uma tendência natural de avaliar nossos jogos com bom senso. Eu mesmo tenho vários games aqui que nunca publiquei e provavelmente nunca vou publicar, pois sei que ficaram ruins ou são testes etc.

Cada concurso propõe alguma coisa e dá maior peso nisso ou naquilo. Isso é normal. Muitas pessoas são loucas pra poder participar de bancas avaliadoras mesmo na vida real, só que avaliar algo com critério não é realmente uma tarefa trivial, requer bom senso, tempo, pasciência e algum conhecimento técnico (no caso de games muito mais).

Só gostaria de dizer que concursos é uma brincadeira muito legal de se participar, ganhando ou não, coloca o pessoal pra tentar fazer alguma coisa melhor que o trivial de cada dia, isso é muito bom para o forum como um todo, e para nós, usuários, otimas idéias de jogos surgem aqui!

Particularmente, eu gostaria de parabenizar a todos que participaram, todos mesmo, pois tem que ter coragem para expor alguma sua para avaliação, e todos nós que participamos sabemos que suamos a camisa para que ficasse bom.

Quanto ao método de avaliação, acho que interessante que tivesse uma banca avaliadora permanente, com pessoas que realmente se proponham a fazer uma análise detalhada sobre o jogo/aplicativo em questao. Essa banca pode ser escolhida por votação inclusive. Tem muita gente aqui na GMBR capaz de realizar isso com qualidade, começando pela staff.



A GMBR tem se mostrado uma familia, pelo menos eu acho e sinto isso aqui. Não há protecionismo nenhum, e temos liberdade para, dentro é claro de regras necessarias, expor qualquer opinião nossa.

Um exemplo que me chamou a atenção foi o jogo HERO ter ficado entre os primeiros. Cara vou ser sincero, a programação (fazer tudo em um único objeto) foi genial, mas o jogo em si é horrível, sons horríveis e gráficos piores ainda e jogabilidade toska. Sei que é uma cópia fiel de um jogo do ATARI, mas mesmo assim, o jogo do ATARI é um lixo (minha opinião). Desculpe minha sinceridade mas opinião é foda, e todo aqui são críticas construtivas, espero que ninguem brigue ou coisa do tipo, nosso intuito é fazer um torneio justo.
Anderson3D, creio que esse não deve ser seu estilo de jogo. Não estou dizendo que o meu game teria que ficar entre os 5 melhores, mais creio que não seja tão "horrivel" assim. Sinceramente o som ficou melhor que o original que nem tinha trilha sonora, inclusive porque isso não era possivel em um ATARI. O grafico tambem não é tão "horrivel" assim, alias creio eu bem melhor que o original. A jogabilidade toska? Em que sentido? É um controle simples? sim é claro, mover de um lado para o outro usando um monocóptero é uma coisa trivial o laser no chapéu tambem é super simples! Mais acho que se propoe bem ao termo "jogo simples" desse concurso.

Flw!

vinians

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2490
Idade : 27
Data de inscrição : 18/09/2008
Notas recebidas : B-C-A-C
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2
   : 1

http://xcreatorgames.weebly.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Gabreel em Qui 02 Set 2010, 22:09

Eu concordo contigo, e digo, que nenhum concurso desse ano foi avaliado corretamente...Vou colocar como exemplo o concurso de volta ao passado: http://www.gamemakerbrasil.com/concursos-f4/concurso-de-volta-ao-passado-resultados-t8830.htm

Pode parecer que fico chorando e talz, mas os jurados nem viram direito o jogo Baloon Shooter, Você não precisava nem acertar o balão pro balão se destruir, os jogos não tiveram uma avaliação de verdade, eles tiveram notas.

Gabreel

Número de Mensagens : 2227
Idade : 20
Data de inscrição : 02/10/2009
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Hedgehog em Qui 02 Set 2010, 22:28

O vinians está completamente certo! E se me permite dizer, ele não deve ser parabenizado e ter uma vantagem por ter usado somente um objeto, e creio que ele não queira isso. Ele quer ser parabenizado por ter feito uma programação excelente nesse projeto, creio eu. Caso contrário, usar 1, 2, 9 objetos... Tanto faz, está dentro das regras, menos de 10 objetos. Fazer um quadrado ir para os lados numa room sem fim, e dai? Usei um objeto... E ficou bom? Ficou divertido? Não.

Hedgehog

Número de Mensagens : 384
Idade : 20
Data de inscrição : 28/08/2008
Reputação : -2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://www.recursos-mania.forumeiros.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por vinians em Qui 02 Set 2010, 22:36

Kakarilr escreveu:O vinians está completamente certo! E se me permite dizer, ele não deve ser parabenizado e ter uma vantagem por ter usado somente um objeto, e creio que ele não queira isso. Ele quer ser parabenizado por ter feito uma programação excelente nesse projeto, creio eu. Caso contrário, usar 1, 2, 9 objetos... Tanto faz, está dentro das regras, menos de 10 objetos. Fazer um quadrado ir para os lados numa room sem fim, e dai? Usei um objeto... E ficou bom? Ficou divertido? Não.
Kakarilr, eu não disse isso O.o a quantidade de objetos tinha SIM um grande peso nesse concurso e todos que participaram sabiam disso! Alias isso foi proposto jutamente para que cada um tentasse lidar com isso da melhor maneira possivel, fazendo com que todos nós aprendessemos mais GML, se assim não fosse eu não precisaria ter quebrado a cabeça para criar um game com apenas 1 obejto.

vinians

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2490
Idade : 27
Data de inscrição : 18/09/2008
Notas recebidas : B-C-A-C
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2
   : 1

http://xcreatorgames.weebly.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Anderson3d em Qui 02 Set 2010, 23:19

Janx
@Anderson3d
Ai que tá! Você não gostou do jogo e por isso acha ele ruim, só por um jogo ter gráficos simples como aqueles não significa que o jogo seja a mesma coisa. Eu avaliei os jogos de acordo com a idéia dos mesmos. A idéia desse jogo era ser um remake/fan game do antigo game do atari.
Avaliei o jogo do Fuzenrad como um jogo de puzzle, mesmo eu não gostando muito de jogos desse estilo.

Fuzenrad, acho muito difícil conseguir que os usuários votem dessa forma e justamente.
Vou dar exemplo a sua própria análise:
blz irmãozão, eu não se se me expressei mal, mas o que eu quiz dizer é que tirando o fato de que o jogo foi usado um único objeto, nada nele presta, o som é ruim, o gráfico pior ainda, a jogabilidade é toska, não dá pra distinguir quando é item ou inimigo, a bomba explode e mata o próprio player em um segundo. Remake ou não o jogo é muito ruim cara e eu não acho que ele mereceria estar entre os melhores, é o único que eu acho que não mereceria estar no top (nada contra o criador, muito pelo contrario o admiro por ajudar a todos nesse forum, só achei injusto).
Mesmo o fato de ser um único objeto ter valido 100 pontos os outros fatores deveriam o ter deixado fora do top. É o mesmo que um carinha ter feito um jogo da velha usando um objeto e ficar entre os primeiros.

Mas opinião não se discute mesmo.

Anderson3d

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1479
Idade : 33
Data de inscrição : 15/02/2009
Notas recebidas : A - A
Reputação : 9
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

http://www.indiegamebr.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por †Ceifador em Qui 02 Set 2010, 23:31

Eu me arrisco a dizer que só há uma maneira da votação ser verdadeiramente justa, que como já citaram seria limitar o ato de voto a usuários escolhidos a dedo e que tenham senso crítico suficiente pra enxergar o que a maioria não vê, como no caso do post acima. Deculpe Anderson, mas suas palavras mostram o quanto você ignorou a beleza da produção por simples preconceito.
Por outro lado, já participei de um forum com "banca" de votação e outro problema fatalmente surge, o do favorecimento. NÃO estou dizendo que teria isso, e sim que os desentendimentos apenas mudariam de tema, onde agora é a falta de bom senso na avaliação depois seria a "possibilidade" de favorecimento, isso tambem é um fato.

†Ceifador

Número de Mensagens : 154
Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Anderson3d em Sex 03 Set 2010, 02:05

†Ceifador escreveu:Eu me arrisco a dizer que só há uma maneira da votação ser verdadeiramente justa, que como já citaram seria limitar o ato de voto a usuários escolhidos a dedo e que tenham senso crítico suficiente pra enxergar o que a maioria não vê, como no caso do post acima. Deculpe Anderson, mas suas palavras mostram o quanto você ignorou a beleza da produção por simples preconceito.
Por outro lado, já participei de um forum com "banca" de votação e outro problema fatalmente surge, o do favorecimento. NÃO estou dizendo que teria isso, e sim que os desentendimentos apenas mudariam de tema, onde agora é a falta de bom senso na avaliação depois seria a "possibilidade" de favorecimento, isso tambem é um fato.

Ao invés de "apenas" dizer que sou preconceituoso vc poderia por favor explicar o pq argumentando? Eu digitei linhas e mais linhas argumentando, vc quer dizer que o jogo é bom? os sons são bons? a jogabilidade está boa? Eu fui bem claro quando disse que "apenas" o fato de se rum único objeto favorece esse projeto.

Anderson3d

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1479
Idade : 33
Data de inscrição : 15/02/2009
Notas recebidas : A - A
Reputação : 9
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

http://www.indiegamebr.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Sr. Sinistro em Sex 03 Set 2010, 08:00

Votação é um dos sistemas mais questionados da história. O Brasil tem o melhor sistema de votação do mundo e mesmo assim o povo ainda bate cabeça...
Por quê não fazer uma votação onde cada pessoa votaria assim:

PROPOSTA DO CONCURSO: Vinians e H.E.R.O (Pelo fato de ter usado apenas um objeto)
JOGABILIDADE: AlexFC e The Bear Quest (Excelente jogabilidade, adequando a simplicidade com a efetividade)
GRÁFICOS: Funzerad e o Yuugou (Gráficos profissionais, merecedores deste voto)

Ou seja, cada eleitor votaria em uma categoria e cada categoria teria um vencedor... Este também é o sistema adotado pelo Oscar.

Vlws


EDIT: As categorias definidas seriam permanentes. Eu postei PROPOSTA DO CONCURSO, JOGABILIDADE E GRÁFICOS, mas as categorias seriam definidas pela staff.


Última edição por Edu4 em Sex 03 Set 2010, 08:04, editado 1 vez(es) (Razão : Categorias)

Sr. Sinistro

Número de Mensagens : 540
Idade : 23
Data de inscrição : 23/06/2009
Reputação : 6
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Anderson3d em Sex 03 Set 2010, 09:10

Edu4 escreveu:Votação é um dos sistemas mais questionados da história. O Brasil tem o melhor sistema de votação do mundo e mesmo assim o povo ainda bate cabeça...
Por quê não fazer uma votação onde cada pessoa votaria assim:

PROPOSTA DO CONCURSO: Vinians e H.E.R.O (Pelo fato de ter usado apenas um objeto)
JOGABILIDADE: AlexFC e The Bear Quest (Excelente jogabilidade, adequando a simplicidade com a efetividade)
GRÁFICOS: Funzerad e o Yuugou (Gráficos profissionais, merecedores deste voto)

Ou seja, cada eleitor votaria em uma categoria e cada categoria teria um vencedor... Este também é o sistema adotado pelo Oscar.

Vlws


EDIT: As categorias definidas seriam permanentes. Eu postei PROPOSTA DO CONCURSO, JOGABILIDADE E GRÁFICOS, mas as categorias seriam definidas pela staff.

Agora sim um comentário que concorde plenamente.

Anderson3d

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1479
Idade : 33
Data de inscrição : 15/02/2009
Notas recebidas : A - A
Reputação : 9
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

http://www.indiegamebr.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Kabeção em Sex 03 Set 2010, 09:16

Edu4 escreveu:Votação é um dos sistemas mais questionados da história. O Brasil tem o melhor sistema de votação do mundo e mesmo assim o povo ainda bate cabeça...
Por quê não fazer uma votação onde cada pessoa votaria assim:

PROPOSTA DO CONCURSO: Vinians e H.E.R.O (Pelo fato de ter usado apenas um objeto)
JOGABILIDADE: AlexFC e The Bear Quest (Excelente jogabilidade, adequando a simplicidade com a efetividade)
GRÁFICOS: Funzerad e o Yuugou (Gráficos profissionais, merecedores deste voto)

Ou seja, cada eleitor votaria em uma categoria e cada categoria teria um vencedor... Este também é o sistema adotado pelo Oscar.

Vlws


EDIT: As categorias definidas seriam permanentes. Eu postei PROPOSTA DO CONCURSO, JOGABILIDADE E GRÁFICOS, mas as categorias seriam definidas pela staff.
Mas é bom um jogo ser avaliado como um todo.
Alias, o principal ponto desse tópico é o fato dos votantes não avaliarem todos os aspectos.

Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2314
Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por †Ceifador em Sex 03 Set 2010, 10:03

Anderson3d escreveu:Ao invés de "apenas" dizer que sou preconceituoso vc poderia por favor explicar o pq argumentando?
Anderson3d escreveu:o que eu quiz dizer é que tirando o fato de que o jogo foi usado um único objeto, nada nele presta, o som é ruim, o gráfico pior ainda, a jogabilidade é toska, não dá pra distinguir quando é item ou inimigo, a bomba explode e mata o próprio player em um segundo
É muito fácil dizer que tirando o fato do objeto nada mais presta, mas qual foi o outro competidor que teve o mesmo potencial de criar um jogo completo e funcional com apenas 1 objeto? Achar que o trabalho é descartável apenas por ser estilo retrô é puro preconceito. Se fosse um GTA mal feito ou um God of War 2D medíocre muita gente iria achar fantástico, vejo isso o tempo todo, querem comparar NES com XBox 360 dizendo que um jogo estilo NES é um lixo.
Não acho que eu conseguiria produzir algo equiparável a esse projeto, então pensaria muito bem antes de taxar como imprestável, mas isso é só uma analogia, pois achei sim o trabalho ótimo pois mesmo com toda a limitação que foi auto-imposta o resultado não foi um jogo mal acabado e incompleto como muitos projetos que vemos por ai.

†Ceifador

Número de Mensagens : 154
Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Anderson3d em Sex 03 Set 2010, 10:52

†Ceifador escreveu:
Anderson3d escreveu:Ao invés de "apenas" dizer que sou preconceituoso vc poderia por favor explicar o pq argumentando?
Anderson3d escreveu:o que eu quiz dizer é que tirando o fato de que o jogo foi usado um único objeto, nada nele presta, o som é ruim, o gráfico pior ainda, a jogabilidade é toska, não dá pra distinguir quando é item ou inimigo, a bomba explode e mata o próprio player em um segundo
É muito fácil dizer que tirando o fato do objeto nada mais presta, mas qual foi o outro competidor que teve o mesmo potencial de criar um jogo completo e funcional com apenas 1 objeto? Achar que o trabalho é descartável apenas por ser estilo retrô é puro preconceito. Se fosse um GTA mal feito ou um God of War 2D medíocre muita gente iria achar fantástico, vejo isso o tempo todo, querem comparar NES com XBox 360 dizendo que um jogo estilo NES é um lixo.
Não acho que eu conseguiria produzir algo equiparável a esse projeto, então pensaria muito bem antes de taxar como imprestável, mas isso é só uma analogia, pois achei sim o trabalho ótimo pois mesmo com toda a limitação que foi auto-imposta o resultado não foi um jogo mal acabado e incompleto como muitos projetos que vemos por ai.

Vc não respondeu a minha pergunta, vc achou o gráfico bom? o som bom e a jogabilidade boa?
Vc acha justo esse HERO tirar 47 em gráfico, 50 em música e 46 de jogabilidade (com a bomba matando o player e sem ninguem saber o que é item ou inimigo?)

Anderson3d

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1479
Idade : 33
Data de inscrição : 15/02/2009
Notas recebidas : A - A
Reputação : 9
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

http://www.indiegamebr.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Alex FC em Sex 03 Set 2010, 11:04

Repararam que as votações paralisaram por causa disso? Muito agora não vão votar mais com medo de serem criticados (não é só porque estou participando...). Agora todo campeonato vai ter discussão sobre isso?

O jeito é fazer como o Kabeção falou, usar um único sistema de votos para todos os concursos e parar com esse vai e vem.

Peço a algum moderador ou administrador que crie um tópico de votação depois do término desse concurso para escolher o sistema de votação que será usado em todos os concursos. Acho que é o único jeito de resolver né?

FLWS!

Alex FC

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 2503
Idade : 23
Data de inscrição : 20/12/2008
Notas recebidas : B A
Reputação : 174
Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 2
   : 1
   : 1

http://redscreensoft.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por vinians em Sex 03 Set 2010, 11:08

Anderson3d escreveu:
†Ceifador escreveu:
Anderson3d escreveu:Ao invés de "apenas" dizer que sou preconceituoso vc poderia por favor explicar o pq argumentando?
Anderson3d escreveu:o que eu quiz dizer é que tirando o fato de que o jogo foi usado um único objeto, nada nele presta, o som é ruim, o gráfico pior ainda, a jogabilidade é toska, não dá pra distinguir quando é item ou inimigo, a bomba explode e mata o próprio player em um segundo
É muito fácil dizer que tirando o fato do objeto nada mais presta, mas qual foi o outro competidor que teve o mesmo potencial de criar um jogo completo e funcional com apenas 1 objeto? Achar que o trabalho é descartável apenas por ser estilo retrô é puro preconceito. Se fosse um GTA mal feito ou um God of War 2D medíocre muita gente iria achar fantástico, vejo isso o tempo todo, querem comparar NES com XBox 360 dizendo que um jogo estilo NES é um lixo.
Não acho que eu conseguiria produzir algo equiparável a esse projeto, então pensaria muito bem antes de taxar como imprestável, mas isso é só uma analogia, pois achei sim o trabalho ótimo pois mesmo com toda a limitação que foi auto-imposta o resultado não foi um jogo mal acabado e incompleto como muitos projetos que vemos por ai.

Vc não respondeu a minha pergunta, vc achou o gráfico bom? o som bom e a jogabilidade boa?
Vc acha justo esse HERO tirar 47 em gráfico, 50 em música e 46 de jogabilidade (com a bomba matando o player e sem ninguem saber o que é item ou inimigo?)
Essa discussão provavelmente vai se prolongar indefinidamente. O que seria legal se voce entendesse é que esse game é um remake, e portanto, herda as características do game original.
É normal que alguns jogos não sejam do tipo que gostamos, eu só respondi a sua crítica porque você escrachou o projeto. Esse tipo de crítica além de incorreta (pois dentro dos parametros do projeto e como foi proposto o campeonato, e o fato tambem de ser um remake) não incentiva ninguem.
Não digo por mim, pois não estou "começando" agora, mais um programador iniciante não tem nada a ganhar com uma crítica desse tipo. Considero o inverso de construtiva, ou seja, destrutiva.
Voce disse não saber distinguir entre os "items" e os "inimigos" do game. Veja, a TNT que o personagem solta é um item, que voce "solta" e como na vida real se não sair de perto ela explode e voce morre....
Mais resumindo, é isso, sei que voce nao gostou do game, isso é normal! Mais peço que não escrache o projeto, não é necessario fazer isso.


Repararam que as votações paralisaram por causa disso? Muito agora não vão votar mais com medo de serem criticados (não é só porque estou participando...). Agora todo campeonato vai ter discussão sobre isso?

O jeito é fazer como o Kabeção falou, usar um único sistema de votos para todos os concursos e parar com esse vai e vem.

Peço a algum moderador ou administrador que crie um tópico de votação depois do término desse concurso para escolher o sistema de votação que será usado em todos os concursos. Acho que é o único jeito de resolver né?
Concordo amigão, eu só respondi a esse tópico porque não acho que ninguem deva sair escrachando o projeto dos outros.
Alias parabéns pelo seu projeto, eu votaria nele tambem heheeh Very Happy
Inté!

vinians

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2490
Idade : 27
Data de inscrição : 18/09/2008
Notas recebidas : B-C-A-C
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2
   : 1

http://xcreatorgames.weebly.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por †Ceifador em Sex 03 Set 2010, 11:08

Anderson3d escreveu:Vc não respondeu a minha pergunta, vc achou o gráfico bom? o som bom e a jogabilidade boa?
Vc acha justo esse HERO tirar 47 em gráfico, 50 em música e 46 de jogabilidade (com a bomba matando o player e sem ninguem saber o que é item ou inimigo?)
†Ceifador escreveu:pois achei sim o trabalho ótimo pois mesmo com toda a limitação que foi auto-imposta o resultado não foi um jogo mal acabado e incompleto como muitos projetos que vemos por ai
Acho melhor não fugirmos mais ao assunto, já deixei minha opinião sobre a questão da avaliação, o restante é off-topic e não vale a pena prolongar.

†Ceifador

Número de Mensagens : 154
Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Sr. Sinistro em Sex 03 Set 2010, 12:05

Aeh gente...
Eu creio que o melhor seria: A staff define qual será o melhor método de votação e adiciona isto nas regras do fórum. Ou seja: transforma o sistema de votação escolhido em REGRA.


P.S.: Eu estava dando uma olhada e realmente neste concurso o Janx se puxou... Avaliou muito bem, e está de parabéns... Eu estarei de acordo se o sistema de votação escolhido for igual ao do último concurso...

Vlws

Sr. Sinistro

Número de Mensagens : 540
Idade : 23
Data de inscrição : 23/06/2009
Reputação : 6
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Hedgehog em Sex 03 Set 2010, 12:16

Apóio a idéia do Alex FC =D

Hedgehog

Número de Mensagens : 384
Idade : 20
Data de inscrição : 28/08/2008
Reputação : -2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://www.recursos-mania.forumeiros.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Fuzenrad em Sex 03 Set 2010, 14:14

Parece que esse post vai ser longo, mas vamos lá.

Ceifador escreveu:Por outro lado, já participei de um forum com "banca" de votação e outro problema fatalmente surge, o do favorecimento.
Favorecimento? Discordo, estamos discutindo como os projetos seriam melhor avaliados caso pessoas de mais experiência o fizessem, diferente de uma votação aberta, onde realmente existe favorecimento.

Edu4 escreveu:Ou seja, cada eleitor votaria em uma categoria e cada categoria teria um vencedor... Este também é o sistema adotado pelo Oscar.
Como o Kabeção disse, um jogo deve ser avaliado em todos os aspectos, entretanto seria interessante avaliar dessa forma, mas não como regra e sim como um teste em um concurso não oficial.

Ceifador escreveu:É muito fácil dizer que tirando o fato do objeto nada mais presta, mas qual foi o outro competidor que teve o mesmo potencial de criar um jogo completo e funcional com apenas 1 objeto?
Com 1 objeto realmente ninguém, mas o meu foi feito com 3. O segundo com menos objetos.

Anderson3d escreveu:Vc não respondeu a minha pergunta, vc achou o gráfico bom? o som bom e a jogabilidade boa?
Permita-me responder essa, sim os gráficos estão bons se comparado ao propósito que foi dedicado (que é se aproximar de um jogo do Atari), os sons também, que inclusive estão bem superiores aos originais.

O jeito é fazer como o Kabeção falou, usar um único sistema de votos para todos os concursos e parar com esse vai e vem.
Concordo, inclusive é cansativo pra própria staff ficar abrindo e fechando discussões grandes como essa toda vez, o ideal seria mesmo votação fechada como regra (como já citaram acima).

As minhas considerações finais são: Como o Janx desempenhou com muita perfeição a avaliação dos projetos, dedicando-se aos detalhes, jogabilidade, tudo o que fosse necessários (inclusive bugs não percebidos pelo próprio autor, meu caso), a idéia é padronizar essa metodologia e evitar votações abertas (pelo menos da forma que está sendo feita), ou alguém acredita que haverá problemas com esse método? Eu não.

Obrigado pela atenção de todos, acredito que o objetivo dessa crítica já foi alcançada, peço para que voltem as votações (da forma como foi iniciada) já que o sistema não pode ser alterado em pleno funcionamento.

Fuzenrad

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1026
Idade : 26
Data de inscrição : 04/07/2010
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Reputação : 41
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por †Ceifador em Sex 03 Set 2010, 14:23

Fuzenrad escreveu:Favorecimento? Discordo, estamos discutindo como os projetos seriam melhor avaliados caso pessoas de mais experiência o fizessem, diferente de uma votação aberta, onde realmente existe favorecimento.
Eu não disse que haveria o ato, mas sim a desculpa por parte dos que não concordassem com o resultado.

†Ceifador

Número de Mensagens : 154
Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Crítica] Método de avaliação

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:10


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum