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pedido tutorial: sprites aleatórias
3 participantes
Página 1 de 1
pedido tutorial: sprites aleatórias
Ola, eu preciso de que meu personagem troque devagar entre 2 sprites
ex: uma hora é sprite perna direitas na frente e a outra perna esquerda na frente
ps tem que ser devagar n posse passar muito rapido
ex: uma hora é sprite perna direitas na frente e a outra perna esquerda na frente
ps tem que ser devagar n posse passar muito rapido
Última edição por peixoto em Sex 03 Set 2010, 09:05, editado 1 vez(es)
peixoto- Games Ranking :
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Re: pedido tutorial: sprites aleatórias
(Nao é tutorial ok?, pois está na seção de perguntas e respostas)
Certo amigo, o GM tem um sistema automático de mudança de imagens.
Toda instancia de um objeto tem variaveis que controlam isso. Pra fazer seu Mario mudar de imagens faça o seguinte:
Coloque no EVENTO Create
Coloque no EVENTO Step
É isso ai!
Certo amigo, o GM tem um sistema automático de mudança de imagens.
Toda instancia de um objeto tem variaveis que controlam isso. Pra fazer seu Mario mudar de imagens faça o seguinte:
Coloque no EVENTO Create
- Código:
friction = 0.1;
Coloque no EVENTO Step
- Código:
//Pra ele andar
if (keyboard_check(vk_left))
{
hspeed = -2; image_xscale = -1;
}
if (keyboard_check(vk_right))
{
hspeed = 2; image_xscale = 1;
}
if (hspeed <> 0)
image_speed = 0.4; //pode aumentar ou diminuir para ir mais rapido
else
image_speed = 0
É isso ai!
Re: pedido tutorial: sprites aleatórias
n deu certo pois o personagem fica fica apenas para frente. eu preciso de que ele troque devagar entre 2 sprites
ps: editado
ps: editado
peixoto- Games Ranking :
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Re: pedido tutorial: sprites aleatórias
Não precisa mudar de sprite pra alternar a posição das pernas, isso são "quadros" ou "frames" de uma mesma sprite. Você tem uma sprite do personagem com 2 quadros, um com o passo da perna direita e o outro o oposto, então bastará utilizar o image_speed pra definir a velocidade de troca dos quadros a seu gosto.
†Ceifador- Data de inscrição : 28/08/2010
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Re: pedido tutorial: sprites aleatórias
Amigão, deveria ter funcionado. Como diz o nosso amigo Ceifador, basta que voce utiliza o image_speed pra que a as imagens do sprite atual sejam trocadas automaticamente. No exemplo que eu te passei, ele define o valor de image_speed se o valor de hpseed for diferente de zero, ou seja, caso o personagem se mova na horizontal.peixoto escreveu:n deu certo pois o personagem fica fica apenas para frente. eu preciso de que ele troque devagar entre 2 sprites
ps: editado
Tambem no exemplo que te passei, foi definido no evento CREATE o valor da friction que faz com que o valor de hspeed va dininiundo absolutamente até zero. De uma olhada no seu código, deve ter algum erro.
Flw!
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