Tutorial - Variável e IF

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qualidade Tutorial - Variável e IF

Mensagem por Luan Maia em Ter 31 Ago 2010, 19:12

Nome: Tutorial - Variável e IF
Descrição: Ensinarei sobre variável e sobre condições (IF e ELSE).
Nível de dificuldade: iniciante.
Requerimentos: Acho que em todas as versões do Game Maker dão certo.

Tutorial sobre variáveis

O que são variáveis?

Como o próprio nome já diz, variável é um valor que pode variar, e no Game Maker você a usa como uma letra, por exemplo:

x = 1;
Nesse caso, a variável "x" é igual a 1. Mas nós podemos também fazer uma conta com as variáveis, como por exemplo:

x = 1;
y = 1;
resultado = x+y;
resultado = 2;
Nesse caso a variável "resultado" é igual a variável "x" menos a variável "y" com o resultado 2. Variável é muito usada para adicionar valores nos jogos, como a vida, energia e etc. No Game Maker existe dois tipos de variáveis, as globais e locais.

Para adicionar um algum valor real a variável usamos "+=" e para subtrair "-=", por exemplo:
[quote]
x += 5;
x -= 5;

Observação:
Lembre-se que para criar uma variável é preciso colocá-la no evento "CREATE", assim por exemplo:

x = 0;

Variável Global

Esse tipo de variável pode ser usado em todos os objetos do projeto, para criar uma você deve adicionar "global." no início da definição da mesma, por exemplo:

global.vida = 100;

Outra coisa interessante dela, que ele é permanece com seu valor o tempo todo até o jogo ser finalizado, coisa que a local não é capaz sozinha.

Variável Local

Esse tipo, ao contrário da global, não pode ser usada em todos os objetos sem o uso de um "suplemento", esse "suplemento" seria o uso do nome do objeto + "." + nome da variável, por exemplo:

obj_player.vida = 100;

Ela NÃO é capaz de permanecer após a mudança de "room" do jogo sozinha, uma solução seria aderir seu valor a uma variável global. E para criá-la é só você apenas coloca-la sem nenhum "suplemento", por exemplo:

vida = 100;

Tutorial sobre IF e ELSE

IF

IF é "se" em português.

Usado para verificar algo usando uma condição. Se por exemplo você quiser verificar se a variável x é igual a variável y, seria assim:

if (x == y) { //Se x for igual a y...
//O que acontecerá...
}

Ou seja, o uso do if seria assim:

if (condição) {
Consequência
}

Traduzindo:

Se (condição) {
Consequência
}

Os sinais de verificação são:

== - igual;
> - Maior que;
< - Menor que;
>= - Maior ou igual;
<= - Menor ou igual;
!= - Diferente.

ELSE

ELSE significa "senão" em português.

Usamos ele quando a condição de IF não for verdadeira, por exemplo:

if (x > y) { //Se x for maior que y
//Consequência
}
else //Senão
{
//Consequência
}

Então é isso pessoal, caso ache algum erro me avise, e caso ache algo melhor para colocar eu atualizo. Qualquer dúvida pergunte. E sei que existe muitos tutoriais sobre isso, é que eu acho que quanto mais tutoriais melhor é, porque se alguém não entender um ou não entender por inteiro, pode ler o outro e entender. Smile
flw

Luan Maia

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 399
Notas recebidas : D+C+C+D
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0

http://blogluanmaia.blogspot.com.br/