[TUTORIAL] Criando Jogo No Game Maker

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[TUTORIAL] Criando Jogo No Game Maker

Mensagem por Paulinhu em Ter 31 Ago 2010, 16:38

Olá, Vou estar ensinando a como criar um Jogo !! Primeiro vem as sprites:

SPRITES
Bom, agora vamos criar o famoso sprite pro game! EBA!
Pra isso, vá na pasta Sprite e clique com o botão direito nela e clique em Create Sprite.
http://img388.imageshack.us/img388/2479/cr…spritegmnu5.png
Bom, agora nomeie seu sprite para: spr_ball. Agora vá em Load Sprite pra gente pegar um sprite do game maker… Mas se quiser criar seu próprio vai em edit Sprite.
http://img86.imageshack.us/img86/7516/createaspritege3.png
Vá na pasta do Game Maker 7, selecione a pasta Sprites e depois vá em various. Selecione a Ball1.ico e clique em Abrir.
http://img390.imageshack.us/img390/5887/spriteballzm2.png
Agora dê um OK no Sprite e está lá nosso íconezinho do Sprite.

OBJETOS
Bom, agora vamos dar uma ação pra bola. Vá na pasta Objects, clique com o botão direito nela e clique em: Create Object.
http://img291.imageshack.us/img291/5329/createobjectwm0.png
Uma janela irá aparecer.
http://img388.imageshack.us/img388/1169/objectnx3.png
Como você pode ver na imagem, clique naquela janelinha ao lado de e coloque o spr_ball lá. Nomeie o seu objeto para obj_ball… Pra muitos Makers que mexem com GM é sempre bom colocar spr_ quando for Sprite e obj_ para quando for objeto. Pra quando for programar ficar mais fácil. Dê um OK.

ROOMS
No MMF, as rooms são chamadas de Frames ou Levels. Aqui no GM são chamadas de Rooms… Pra criar uma nova Room clique na pastinha ROOM com o botão direito e clique: Create Room.
http://img72.imageshack.us/img72/8721/createroomkd7.png
Não vamos mexer com a room agora. Então clique no botão de confirmar e a room tá criada.

EVENTOS
Vamos voltar pra bolinha. Vá no obj_ball e agora vamos add um evento pra ele! Então faça o seguinte, na janela que se abre, clique em Add Event–>Keyboard–>



Beleza… Fez isso? Então veja como ficou o meu:
http://img353.imageshack.us/img353/8089/objballtb8.png
Bom… Agora é a parte chata… Creio que você detesta matemática… Eu também… Mas no GM, os movimentos são feitos através do plano cartesiano… Lembra-se do plano cartesiano? Vou refrescar sua memória:

TCHADAM!
Você: Peraí! Mas esse daí tá ridículo e ainda tá errado!
É aí que você se engana. O plano cartesiano que você see na school é diferente do plano computacional. Os negativos do Y ficam pra baixo e os X são normais. Então acostume-se pé de boi… Só não pegue e coloque um plano cartesiano computacional na prova de matemática porque senão vocÊ vai fazer !

Então, faça o seguinte, pegue esse botão: e arraste para a tela de Actions. Uma tela vai aparecer:

Como é pra esquerda, coloque X: -5 e clique em Relative…
Faça isso com o , só que coloque o X como 5.
Com o coloque o Y como -5.
Com o coloque o Y como 5.

TODOS SELECIONE RELATIVE!

Bom… Agora dê um OK e vá na Room que criamos…
Selecione seu Objeto bola que tá lá e insira-o na room com o botão esquerdo… Clique em cima dele com o botão direito para tirar… Deixe-o em uma posição e clique em ok… Agora clique no seguinte botão: para testar seu jogo!

Espero Ajudar !! by: Paulinhu xD

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