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Probemas com meu inimigo

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Mensagem por Leonardo Games Dom 29 Ago 2010, 17:26

Oi, sou novo no GM, estou fazendo um jogo chamado ''Adventutres'' e eu quero que meu inimigo siga o perssonagem, mais de um jeito que ele tenha uma inteligemsia para seguir direitinho, mais eu não sei fazer isso, ai eu tentei esse codico:


action_linear_step(x+0,y+0,4,0);


mais o inimigo fica muito burro.
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Mensagem por fenanco Dom 29 Ago 2010, 19:47

tente fazer seu inimigo baseado nesse tutorial:
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f11/sigi-tuto-ia-o-inimigo-pensante-t10049.htm
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Mensagem por †Ceifador Dom 29 Ago 2010, 20:05

Não há função pronta pra criar IA, exceto pathfinding rudimentar. Se quer que o inimigo interaja com o cenário e não apenas desvie de obstáculos será necessário planejar um pouco essas interações pra poder definir quais as ações necessárias, ex:
O inimigo irá seguir o jogador, desviando de obstáculos e coletando itens. Temos então 3 ações distintas: seguir, desviar e coletar. Sabendo que há uma função pra encontrar a melhor rota entre 2 pontos precisamos agora de algo para "enxergar" os itens.
Vamos dizer que o inimigo deve priorizar o cerco ao jogador, logo ele coletaria apenas os itens que estivessem muito próximos de seu trajeto, basicamente comparando se a posição do item é igual ou menor a um valor desejado.

Como é um pouco difícil mostrar isso na prática fiz um pequeno exemplo:
http://www.mediafire.com/?hsv3v2doc42roqt

O mouse move o jogador (azul) e o inimigo (vermelho) irá persegui-lo desviando dos obstáculos (preto) amenos que um item (verde) esteja mais próximo, nesse caso ele coletará o item e em seguida continuará a perseguição.
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Mensagem por CRP-Max Dom 29 Ago 2010, 21:28

†Ceifador escreveu:Não há função pronta pra criar IA, exceto pathfinding rudimentar. Se quer que o inimigo interaja com o cenário e não apenas desvie de obstáculos será necessário planejar um pouco essas interações pra poder definir quais as ações necessárias, ex:
O inimigo irá seguir o jogador, desviando de obstáculos e coletando itens. Temos então 3 ações distintas: seguir, desviar e coletar. Sabendo que há uma função pra encontrar a melhor rota entre 2 pontos precisamos agora de algo para "enxergar" os itens.
Vamos dizer que o inimigo deve priorizar o cerco ao jogador, logo ele coletaria apenas os itens que estivessem muito próximos de seu trajeto, basicamente comparando se a posição do item é igual ou menor a um valor desejado.

Como é um pouco difícil mostrar isso na prática fiz um pequeno exemplo:
http://www.mediafire.com/?hsv3v2doc42roqt

O mouse move o jogador (azul) e o inimigo (vermelho) irá persegui-lo desviando dos obstáculos (preto) amenos que um item (verde) esteja mais próximo, nesse caso ele coletará o item e em seguida continuará a perseguição.

Estava com um problema parecido, seu tutorial esta perfeito pra mim.
Agradeço pelas dicas.
lol!
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