Probemas com meu inimigo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Probemas com meu inimigo

Mensagem por Leonardo Games em Dom 29 Ago 2010, 17:26

Oi, sou novo no GM, estou fazendo um jogo chamado ''Adventutres'' e eu quero que meu inimigo siga o perssonagem, mais de um jeito que ele tenha uma inteligemsia para seguir direitinho, mais eu não sei fazer isso, ai eu tentei esse codico:


action_linear_step(x+0,y+0,4,0);


mais o inimigo fica muito burro.

Leonardo Games

Número de Mensagens : 29
Data de inscrição : 12/07/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Probemas com meu inimigo

Mensagem por fenanco em Dom 29 Ago 2010, 19:47

tente fazer seu inimigo baseado nesse tutorial:
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f11/sigi-tuto-ia-o-inimigo-pensante-t10049.htm

fenanco

Número de Mensagens : 88
Idade : 18
Data de inscrição : 16/07/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Probemas com meu inimigo

Mensagem por †Ceifador em Dom 29 Ago 2010, 20:05

Não há função pronta pra criar IA, exceto pathfinding rudimentar. Se quer que o inimigo interaja com o cenário e não apenas desvie de obstáculos será necessário planejar um pouco essas interações pra poder definir quais as ações necessárias, ex:
O inimigo irá seguir o jogador, desviando de obstáculos e coletando itens. Temos então 3 ações distintas: seguir, desviar e coletar. Sabendo que há uma função pra encontrar a melhor rota entre 2 pontos precisamos agora de algo para "enxergar" os itens.
Vamos dizer que o inimigo deve priorizar o cerco ao jogador, logo ele coletaria apenas os itens que estivessem muito próximos de seu trajeto, basicamente comparando se a posição do item é igual ou menor a um valor desejado.

Como é um pouco difícil mostrar isso na prática fiz um pequeno exemplo:
http://www.mediafire.com/?hsv3v2doc42roqt

O mouse move o jogador (azul) e o inimigo (vermelho) irá persegui-lo desviando dos obstáculos (preto) amenos que um item (verde) esteja mais próximo, nesse caso ele coletará o item e em seguida continuará a perseguição.

†Ceifador

Número de Mensagens : 154
Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Probemas com meu inimigo

Mensagem por CRP-Max em Dom 29 Ago 2010, 21:28

†Ceifador escreveu:Não há função pronta pra criar IA, exceto pathfinding rudimentar. Se quer que o inimigo interaja com o cenário e não apenas desvie de obstáculos será necessário planejar um pouco essas interações pra poder definir quais as ações necessárias, ex:
O inimigo irá seguir o jogador, desviando de obstáculos e coletando itens. Temos então 3 ações distintas: seguir, desviar e coletar. Sabendo que há uma função pra encontrar a melhor rota entre 2 pontos precisamos agora de algo para "enxergar" os itens.
Vamos dizer que o inimigo deve priorizar o cerco ao jogador, logo ele coletaria apenas os itens que estivessem muito próximos de seu trajeto, basicamente comparando se a posição do item é igual ou menor a um valor desejado.

Como é um pouco difícil mostrar isso na prática fiz um pequeno exemplo:
http://www.mediafire.com/?hsv3v2doc42roqt

O mouse move o jogador (azul) e o inimigo (vermelho) irá persegui-lo desviando dos obstáculos (preto) amenos que um item (verde) esteja mais próximo, nesse caso ele coletará o item e em seguida continuará a perseguição.

Estava com um problema parecido, seu tutorial esta perfeito pra mim.
Agradeço pelas dicas.
lol!

CRP-Max

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 819
Idade : 41
Data de inscrição : 28/10/2008
Notas recebidas : C
Reputação : 29
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Probemas com meu inimigo

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:20


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum