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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Tutorial] Loops
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial] Loops
Loops
Em algumas situações, vemos a necessidade de usar funções repetitivas, seja pra desenhar uma lista ou pra verificar objetos na tela e em algumas dessas não é possível fazer utilizando-se de comandos simples, como o popular IF. Visando dar uma base para novas tentativas, pretendo explicar como funcionam os principais comandos de repetição: For, While e Do Until (Para, Enquanto e Faça Até Que).
For: É mais usado quando sabemos a quantidade exata de vezes que será executado, é recomendado pra variáveis seqüênciais, responsável por localização na tela, mudança de variáveis entre outros.
O for comporta-se da seguinte maneira:
for (inicio; condição; inclemento) { comando }
Você inicia uma variável em início, como pos=1, condição é responsável por garantir que o loop continue (pode ser pos<=10), se for uma condição verdadeira (true) o for continua e inclementa (pos+=1), porém se for falso (false), não faz nada e reinicia a variável de início (pos=1).
No exemplo, vou desenhar na tela uma tabela com os 10 nomes do highscore:
for (pos=1; pos<=10; pos+=1) {
draw_text(x,y+pos*20,string(pos)+". "+highscore_name(pos))}
Comentando:
for (pos=1; pos<=10; pos+=1) {
draw_text(x,y+pos*20,string(pos)+". "+highscore_name(pos))}
Aqui foi indicado que cada a posição vertical do texto varie conforme o valor de pos, evitando que o texto fique sobreposto.
for (pos=1; pos<=10; pos+=1) {
draw_text(x,y+pos*20,string(pos)+". "+highscore_name(pos))}
Parte responsável por inserir a posição na lista, cada posição terá sua indicação, ficaria assim: "1.", "2.", "3." etc.
for (pos=1; pos<=10; pos+=1) {
draw_text(x,y+pos*20,string(pos)+". "+highscore_name(pos))}
E finalmente aqui, o nome de cada posição é colocado na frente da sua respectiva colocação. O resultado final será uma tabela com os nomes dos 10 melhores jogadores em ordem e numerado de 1 a 10.
While: É bastante usado pra repetições grandes, ou até infinitas, usado para executar comandos enquanto uma determinada condição for verdadeira. O comando while não é muito recomendável quando se quer controle, como posição.
O comando While pode ser resumido com:
while condição { comando }
Por exemplo:
while instance_number(obj_inimigo)<100 {
instance_create(random(room_width),random(room_height),obj_inimigo) }
Nesse exemplo, sempre haverá 100 inimigos na room.
Do Until: É bastante similar ao comando While, porém funciona de forma diferente, ele executa funções até que a condição seja verdadeira.
Sua sintax é:
do {
comando
}
until condição
Por exemplo, eu tenho um jogo, onde a vida do meu personagem se regenera sozinha, porém, bastante lenta, eu poderia resolver com o Do, assim:
do {
vida+=0.01;
}
until vida<100
Nesse exemplo, será executado "vida+=0.01;" até que a condição "vida<100" seja falsa.
Boa sorte com seus jogos, espero que eu tenha me expressado de forma fácil, qualquer dúvida, perguntem.
Em algumas situações, vemos a necessidade de usar funções repetitivas, seja pra desenhar uma lista ou pra verificar objetos na tela e em algumas dessas não é possível fazer utilizando-se de comandos simples, como o popular IF. Visando dar uma base para novas tentativas, pretendo explicar como funcionam os principais comandos de repetição: For, While e Do Until (Para, Enquanto e Faça Até Que).
For: É mais usado quando sabemos a quantidade exata de vezes que será executado, é recomendado pra variáveis seqüênciais, responsável por localização na tela, mudança de variáveis entre outros.
O for comporta-se da seguinte maneira:
for (inicio; condição; inclemento) { comando }
Você inicia uma variável em início, como pos=1, condição é responsável por garantir que o loop continue (pode ser pos<=10), se for uma condição verdadeira (true) o for continua e inclementa (pos+=1), porém se for falso (false), não faz nada e reinicia a variável de início (pos=1).
No exemplo, vou desenhar na tela uma tabela com os 10 nomes do highscore:
for (pos=1; pos<=10; pos+=1) {
draw_text(x,y+pos*20,string(pos)+". "+highscore_name(pos))}
Comentando:
for (pos=1; pos<=10; pos+=1) {
draw_text(x,y+pos*20,string(pos)+". "+highscore_name(pos))}
Aqui foi indicado que cada a posição vertical do texto varie conforme o valor de pos, evitando que o texto fique sobreposto.
for (pos=1; pos<=10; pos+=1) {
draw_text(x,y+pos*20,string(pos)+". "+highscore_name(pos))}
Parte responsável por inserir a posição na lista, cada posição terá sua indicação, ficaria assim: "1.", "2.", "3." etc.
for (pos=1; pos<=10; pos+=1) {
draw_text(x,y+pos*20,string(pos)+". "+highscore_name(pos))}
E finalmente aqui, o nome de cada posição é colocado na frente da sua respectiva colocação. O resultado final será uma tabela com os nomes dos 10 melhores jogadores em ordem e numerado de 1 a 10.
While: É bastante usado pra repetições grandes, ou até infinitas, usado para executar comandos enquanto uma determinada condição for verdadeira. O comando while não é muito recomendável quando se quer controle, como posição.
O comando While pode ser resumido com:
while condição { comando }
Por exemplo:
while instance_number(obj_inimigo)<100 {
instance_create(random(room_width),random(room_height),obj_inimigo) }
Nesse exemplo, sempre haverá 100 inimigos na room.
Do Until: É bastante similar ao comando While, porém funciona de forma diferente, ele executa funções até que a condição seja verdadeira.
Sua sintax é:
do {
comando
}
until condição
Por exemplo, eu tenho um jogo, onde a vida do meu personagem se regenera sozinha, porém, bastante lenta, eu poderia resolver com o Do, assim:
do {
vida+=0.01;
}
until vida<100
Nesse exemplo, será executado "vida+=0.01;" até que a condição "vida<100" seja falsa.
Boa sorte com seus jogos, espero que eu tenha me expressado de forma fácil, qualquer dúvida, perguntem.
Fuzenrad- Games Ranking :
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Data de inscrição : 04/07/2010
Reputação : 46
Número de Mensagens : 1063
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial] Loops
Fuzenrad bem legal cara mais podia ser mais mais simples
Daniel uzumaki- Data de inscrição : 20/05/2010
Reputação : -1
Número de Mensagens : 67
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial] Loops
Por isso esta na sesão de tutoriais avançados.Daniel uzumaki digitou:
Fuzenrad bem legal cara mais podia ser mais mais simples
@Topic:
Fuzenrad ótima explicação, ótimos exemplos e ótimo tutorial. Era um dos tutorias que faltava aqui na GMBR. Está tudo impecável, parabéns cara .
FLWS!
Re: [Tutorial] Loops
Ótimo tutorial.
Pra quem já entende de programação ta bem legível.
Puxa podia ter usado alguns destes comandos no meu jogo...
Pra quem já entende de programação ta bem legível.
Puxa podia ter usado alguns destes comandos no meu jogo...
CRP-Max- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 28/10/2008
Reputação : 29
Número de Mensagens : 822
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial] Loops
Alex FC o.O desculpa cara so queria dar uma olhada pra ver si ajudava no meu jogo mano
Daniel uzumaki- Data de inscrição : 20/05/2010
Reputação : -1
Número de Mensagens : 67
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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