Como fazer um Thomp

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Como fazer um Thomp

Mensagem por Natanz em Qui 26 Ago 2010, 22:00

Gostaria de saber como fazer um thomp(nao sei se o nome ta certo)
Aquele bloco do mario que quando chega perto dele ele cai matando o mario se ele estiver debaixo!

Vlw!

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Re: Como fazer um Thomp

Mensagem por Natanz em Sex 27 Ago 2010, 20:26




Esse bixo ae


Mals sobre Double post!

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Re: Como fazer um Thomp

Mensagem por Convidad em Sab 28 Ago 2010, 19:14

Natanz escreveu:Gostaria de saber como fazer um thomp(nao sei se o nome ta certo)
Aquele bloco do mario que quando chega perto dele ele cai matando o mario se ele estiver debaixo!

Vlw!

O primeiro passo é conferir a dinstância horizontal entre o Mario e o Thomp. Se ela for "pequena" então o Thomp "cai" tentando esmagar o Mario... No evento create do Thomp, a gente pode definir uma variável "volta := false" pra ajudar no movimento, já que o Thomp sempre volta pro topo antes de cair de novo.

Você pode arrastar o ícone "Execute piece of code" para o evento Step do Thomp e tentar algo parecido como eu fiz aqui:

http://pastebin.com/zWX953tK

Código:


// Se o Thomp se econtrar com algo sólido ao cair então ele deve voltar...
if not place_free(x, y + 1) then then volta := true;

if volta = true then
begin

        // Suba até a posição inicial
        vspeed := 0;
        y -= 2;

        if y < ystart then
        begin
                y := ystart; // Volta à posição inicial
                volta := false; // Se prepara para bater de novo
        end;
end

else
begin

        // Se o Mario estiver próximo no limite de 20 pixels de Thomp
        if max(mario.x, x) - min(mario.x, x) <= 20 then
        begin

                // Caia com velocidade 10 até encontrar alguma coisa sólida
                vspeed := 20;
        end;
end;

Daí, para que o Thomp "mate" o Mario é só definir isso no evento de colisão dos dois.

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Re: Como fazer um Thomp

Mensagem por franci bahamult em Seg 30 Ago 2010, 16:45

O nome é Thwomp

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Re: Como fazer um Thomp

Mensagem por Paulinhu em Seg 30 Ago 2010, 17:03

No evento de colisão do seu player com o bloco coloque na aba move e em Move fixed dai vc ponhe a seta pra baixo, e ponha uma velocidade(ponha mais ou menos 5).
Dependendo de onde cair vc cria outro evento de colisão com o bloco que cai e onde ele vai cair(pra baixo) e na aba control, na variaveis coloque o codigo:
instance_destroy()


Isso funciona! Pode testar!!!

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Re: Como fazer um Thomp

Mensagem por Assassino em Seg 30 Ago 2010, 19:20

Não tenho muito conhecimento com jogos de plataforma então acho que irá ajudar para fazer o Bloco cair, o resto tente com o Tuto do capitão-commando sorrindo2

Vc deve usar a velho e funcional comando distance_to_object (), pois iremos usar este comando para determinar algo que irá acontecer quando algum objeto estiver em distância determinada ao outro objeto, exemplo:
Código:
if distance_to_object (obj_mario) <=30 instance_destroy () // ou seja, se a distancia até o objeto mario for igual ou menor que 30 pixels, objeto destroi
Sabendo disso vamos lá:

Coloque assim no step do objeto Thomp (ou twhomp, sei lá):
Código:
if distance_to_object (obj_mario) <=30 y+=6

No if distance_to_object (nome do objeto) <=30 y+=velocidade da queda

Assim ele irá cair quando Mario chegar numa distancia igual ou menor que 30 pixels (substitua os 30 pixels por distancia desejada)

Utilize o Tutorial de Volta Abaixo:
Capitão Commando escreveu:
if not place_free(x, y + 1) then then volta := true;

if volta = true then
begin

// Suba até a posição inicial
vspeed := 0;
y -= 2;

if y < ystart then
begin
y := ystart; // Volta à posição inicial
volta := false; // Se prepara para bater de novo
end;
end

else
begin
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Re: Como fazer um Thomp

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