hel help help

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

hel help help

Mensagem por beio11 em Qua 25 Ago 2010, 23:44

meu personagem so anda quando eu pulo.
tipo quando começa ele anda de boa ai quando eu paro e tento andar denovo ele nao andar so anda se eu pula para o lado, me ajuda a arrumar isso

esse e o script e de jogo de plataforma

if (place_free(x,y+1)) //Checa se 1 pixel abaixo está vazio, ou seja, não tem chão.
{gravity=0.45; noar=true;
//Coloca valor na gravidade e define a variável noar para true, ou seja, o personagem não está no chão.
} else
//Se a expressão place_free for falsa, ou seja, tenha chão embaixo:
{gravity=0; noar=false; //Gravidade se torna zero e a variável noar se torna false, ou seja, o personagem está no chão.
}

//Definiões de pulo
if (keyboard_check_pressed(ord("X"))) && ! (place_free(x,y+1)) //Checa se a tecla de direção cima foi pressionada e se NÃO tem um pixel livre abaixo.
{
vspeed=-5; noar=true; //Se for verdade, velocidade vertical se torna 5 negativo e a variávell noar se torna true, ou seja, o personagem NÃO está no chão.
}

if (vspeed>12) //Checa se a velocidadevertical do personagem possui um valor maior que 12.
vspeed=12; //Se tiver, o valor se torna 12. Isso serve para que o personagem não ultrapasse grandes velocidades verticais, podendo causar bugs no jogo.

if (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) && (place_free(x-3,y)) //Checa se a tecla de direção esquerda está sendo pressionada, se a tecla direita NÃO está sendo pressionada e se tem 3 pixels de espaço à esquerda.
{x-=3; lado=0; andando=true; parado=false; //Caso a expressão acima seja verdadeira, o personagem se move 3 pixels a esquerda, virá para a esquerda de acordo com a variável lado, a variável andando se torna true para indicar que o personagem está andando e a variável parado se torna false, ou seja, o personagem NÃO está parado.
}

if (keyboard_check(vk_right)) && ! (keyboard_check(vk_left)) && (place_free(x+3,y)) //Mesmo de cima, só que dessa vez, checamos se a tecla de direção direita está sendo pressionada, se a tecla de direção esquerda NÃO está sendo pressionada e se tem 3 pixels à direita livre.
{x+=3; lado=1; andando=true; parado=false; //A mesma coisa do evento anterior. A única coisa que muda é que aqui o personagem se move 3 pixels a direita e a variável lado se torna 1, ou seja, ele vira pra direita.
}

if ! (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) //Checa se a tecla direita e a tecla esquerda não estão sendo precionadas.
{andando=false; parado=true; //Caso seja verdade, a variável andando se torna false, ou seja, o personagem NÃO está andando. E a variável parado se torna true, ou seja, o personagem está parado.
}

//Sprites
if (noar==false) //Checa se o personagem está no ar.

{
if (andando=true) && (lado==1) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a direita.
{
sprite_index=movendo_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a direita.
}
if (andando=true) && (lado==0) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a esquerda.
{
sprite_index=movendo_esq; //Se sim, o sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a esquerda.
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==1) //Se o personagem não está andando, se o personagem está parado e está virado para a direita:
{
sprite_index=parado_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem parado para a direita.
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==0) //Se o personagem não está andando, está parado e está virado para a esquerda:
{
sprite_index=parado_esq; //Se sim, a sprite dele se torna o sprite do personagem parado para a esquerda.
}
}
else //Caso o personagem NÃO esteja com os pés no chão:
{
if (vspeed>0) || (vspeed<0) && (lado==1) //Se ele está pulando ou caindo e está virado para a direita:
{
sprite_index=parado_dir; //O sprite do personagem se torna o sprite dele pulando para a direita.
}
if (vspeed>0) || (vspeed<0) && (lado==0) //Se o personagem está pulando ou caindo e está virado para a esquerda:
{
sprite_index=parado_esq; //O sprite do personagem se torna o sprute dele pulando para a esquerda.
}
}

se alguem pude me encina como muda a velocidade do pesornagem Razz

beio11

Número de Mensagens : 32
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Re: hel help help

Mensagem por Super Games em Qui 26 Ago 2010, 09:51

Olá,

Coloque esse codico para que quando colidi com o chão parar sem probemas:

Código:
move_contact_solid(0,12);
vspeed=0

Super Games

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 2704
Notas recebidas : D
Reputação : 10
Prêmios
   : 0

Mensagem por fonetico em Qui 26 Ago 2010, 09:56

E belo, se você quer ter mais respostas nas suas perguntas, antes de mais nada, escolha um título pra sua pergunta que envolva o problema. Tem gente aqui que nem liga com esses tópicos como se estivesse se ajoelhando de pedir:

"Ei me ajuda?"
"Help"
"Preciso de uma ajudazinha"
"Problema !!!"

É sério, se você ficar colocando títulos como esse, quase ninguém vai prestar atenção.

Só uma dica okey?

fonetico

Número de Mensagens : 1830
Reputação : 7
Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por beio11 em Qui 26 Ago 2010, 12:55

ok vo ota a pergunta Happy

cara esse codico nao deu ta mesma coisa.
ja botei os codicos sertinho
ele anda mais quando para nao anda mais tipo fica impacado ai tem que pular para ele conseguir andar ajuda aew =o

sera que nao tem aver com mask e pq eu nao botei mask
sobre mask,eu tenho o personagem parado andando atakando abaixado todos para direita e esquerda eu tenho que bota mask em todos eles e qual?é pq tem mask quadrada em formato de diamante e mais umas la.
e tem que botar mask nos inimigos?

beio11

Número de Mensagens : 32
Reputação : 0

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 02:09

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: