Iniciando um projeto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Iniciando um projeto

Mensagem por Fuzenrad em Qua 25 Ago 2010, 13:55

Iniciando um projeto
Eu vejo por aqui que muitas pessoas iniciam um projeto sem planejamento, quer dizer, iniciam a partir de uma idéia, então 2 ou 3 dias depois iniciam outro (sem terminar o anterior) e ficam nesse ciclo, com isso ele ganha vários projetos não concluídos e nenhuma experiência.

Eu já li por ai vários “tutoriais” que falam sobre o mesmo assunto, porém bem superficiais, dizendo sobre organização ou metodologia, no fórum inclusive tem alguns. Dessa forma eu vou falar sobre alguns tópicos relacionados a programação de jogos. Sinceramente espero que leiam e o apliquem.

Organização
Organização é realmente fundamental em qualquer coisa que você for fazer, seja cozinhar, pintar um quadro ou iniciar um novo jogo. Tente se organizar, separando tudo o que você estiver usando em uma pasta por exemplo, seja sprites, sons, fotos, vídeos ou qualquer coisa do tipo. Você deve ter em mente que o jogador em geral não vai sair copiando arquivos ou instalando fontes, tente fazer algo “auto-sustentável”, ou seja, que só precise executar, isso pode ser feito de diferentes maneiras, o Game Maker tem várias funções voltadas para arquivos, como copiar, renomear e apagar, abuse delas.

Nem sempre estar em frente ao computador é o melhor momento para pensar. Por isso eu gosto de pegar algumas folhas e rascunhar todo o projeto, códigos, telas, idéias, roteiros e tudo mais que me vem na cabeça, funciona muito bem, ajuda a gerenciar o tempo. Tente também.

Planejamento
Ao iniciar um jogo, tenha em mente o que será feito, a janela do jogo, o nome dos personagens e história (se for o caso) e sempre lembre de seguir essas idéias, claro que ao longo do desenvolvimento você vai criando novas idéias e funções, mas não mude o foco, por exemplo, iniciar um jogo de plataforma, depois mudar pra algum maze e por fim acabar desistindo por não estar ficando bom.

Seja realista, não adianta iniciar um FPS estilo Counter Strike, jogos assim podem demorar anos para serem concluídos e tem toda uma equipe por trás do desenvolvimento, o mesmo com RPGs online, embora menos sofisticados visualmente, requer programadores experientes, que saibam explorar todos os recursos da ferramenta, é possível fazer no Game Maker, mas sozinho, por mais avançado que seja o programador, não vai sair de um rascunho.

Separe-se em etapas, iniciar um jogo sozinho é realmente muito complicado, requer atenção com a parte gráfica, sonora, em alguns casos com o level designer e principalmente com a programação. Um jogo é como uma obra de arte e os programadores são como os artistas, tem que estar “inspirado” para sair um bom trabalho.

Após todas as etapas, quando estiver desenvolvendo seu jogo, pense sobre algumas questões, como “eu jogaria esse jogo?”, “qual o público que eu busco?” ou “eu estou me divertindo?”, essas respostas ajudam a continuar com o projeto, motivando.

Críticas e Sugestões
Aceite críticas e pense nas sugestões, ter uma visão de uma outra pessoa, pode ser muito proveitoso, críticas ajudam a melhorar se você entendê-las como uma ajuda e sugestões são idéias de fora, pense sobre, teste, quem sabe não fica melhor?

Lembre-se que críticas são bem mais do que os defeitos ou os erros e aceitá-las é uma porta pra melhorar seu jogo.

Dúvidas
Durante o desenvolvimento do seu jogo, surgirão dúvidas, elas são fundamentais, mas tente não perguntá-las logo que surgem, procure sulucioná-las, uma das coisas mais satisfatórias é você responder a sua própria dúvida, leia o manual do Game Maker, procure tutoriais, leia as dúvidas dos outros e, se mesmo assim você não encontrar a solução, pergunte, terá sempre algum membro mais experiente que já teve essa mesma dúvida ou que sabe como resolver.

Equipes
Eu definitivamente aconselho a formação de equipes, separar as funções com outras pessoas é uma experiência que estimula o cooperativismo, obviamente irão existir idéias controversas e saber lidar com elas é que é o desafio.

Concursos
Participe de concursos, é uma ótima experiência, pois você terá seu jogo avaliado por várias pessoas, use-as para melhorar como programador. Ao participar de concursos, você estará competindo com programadores mais experientes, podendo comparar o que houve de diferente, como ele fez a diferença, e perguntar como foi feito.

Finalização
Um jogo não é composto apenas pelo GamePlay, as telas como Menu, Pontuação etc, são também muito importantes, dedique-se a elas tanto quanto o próprio jogo.

Após ler, tente seguir alguns pontos, certamente você verá a diferença e por favor, não poste coisas como “Legal” ou “Muito bom” nesse tópico.

Fuzenrad

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1026
Idade : 26
Data de inscrição : 04/07/2010
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Reputação : 41
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Iniciando um projeto

Mensagem por diegorodriguesc em Qua 25 Ago 2010, 14:02

Vai ajuda na parte da organização dos tópicos de projetos!

diegorodriguesc

Número de Mensagens : 42
Idade : 21
Data de inscrição : 12/08/2010
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://www.joelhodemendigo.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Iniciando um projeto

Mensagem por Kyuubi em Qua 25 Ago 2010, 14:04

legal boas dicas se eu tivesse iniciado meu projeto wikis com planejamento eu não tava com tanta dor de cabeça pra criar uma historia.
flws!!!!

Kyuubi

Número de Mensagens : 443
Idade : 22
Data de inscrição : 28/11/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://animeworldmugen.forumeiros.com/forum

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Iniciando um projeto

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 09:06


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum