ajuda com IA

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ajuda com IA

Mensagem por mutte em Seg 23 Ago 2010, 18:37

eae galera eu estou tentando fazer um jogo de nave topview porem não estou tendo bons resultados
o mestre entra e sai da room para poder usar outros tipos de ataques
eu fiz um pequeno desenho das funções do mestre

1º ataque rasante o mestre entra na room em auto velocidade em direção ao player e depois sai
2º o mestre entra na room e troca tiro com o player e depois sai da room
3º missel entra na room sem em direção ao player

desde jah agradeço :]


Última edição por mutte em Ter 24 Ago 2010, 00:01, editado 1 vez(es)

mutte

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Re: ajuda com IA

Mensagem por wac2007 em Seg 23 Ago 2010, 20:09

Ninguém poderia dar uma ajuda?
Estamos realmente precisando de ajuda. E só falta isso pra nós terminarmos a demo =/
Os sistemas estão quase todos prontos.

Quem puder dar um "help" ae seria de grande ajuda =)

Flws ®/

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Re: ajuda com IA

Mensagem por Alex FC em Seg 23 Ago 2010, 20:52

Editado: falta de códigos.

Vou tentar aqui. Ve se da certo:

1- Exclua tudo o que colocou no obj_mestre.

2- No create do obj_mestre coloque:


Código:
ato=1//contador de ações
vspeed=10//vem descendo
recuar=false//recuar a direita
atirado=false//não atira missel

3- No step do obj_mestre:

Código:
if ato=1//se esta na primeira ação
{
//desce
vspeed=10

//centraliza
x=view_xview+(view_wview/2)

//se passar de 150 pixels abaixo da tela volta pra cima e começa a ação 2
if y>view_yview+view_hview+sprite_height{y=view_yview=-(sprite_height*2) ato=2}
}

else if ato=2//senão, se estiver na segunda ação
{
//se o y for menor que a view y menos a altura da sprite
if y<view_yview+sprite_height{vspeed=8}
else
{vspeed=0
//colocar aqui código para atira no player
}

//se a velocidade não for 0 setar alarme 0 para a saída à direita
if vspeed!=0{alarm[0]=150}

//Recuando à direita
if recuar=true
{
alarm[1]=100

//Recua
if x<view_xview+view_wview+(sprite_width*2){vspeed=-2 hspeed=8}

//atira missel no player
if x>view_xview+view_wview+(sprite_width/2) && atirado=false {with(instance_create(x,y,obj_missel)){move_towards_point(player.x, player.y,6)} atirado=true}

}

}
4- No Alarm 0:

Código:
recuar=true

5-No Alarm 1:

Código:
recuar=false//não recua
ato=1//volta a ação 1
atirado=false//não atira o missel
x=view_xview+(view_wview/2)

Só isso! XD Não testei pra ver se funciona, qualquer erro que eu ver, depois eu edito. Vlw? Quero créditos se funfar Hehehehe feliz2

FLWS!

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Re: ajuda com IA

Mensagem por mutte em Seg 23 Ago 2010, 22:54

é não deu muito certo mais tah melhor q antes eu upei a engine pra vc dar uma olhada como fico downloads

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Re: ajuda com IA

Mensagem por Anderson3d em Seg 23 Ago 2010, 23:17

Vcs nao tem uma duvida em especifico, e sim uma jornada de códigos com várias ações diferentes.

Não é uma duvida de IA, e sim vcs querem o codigo completo.

Seria melhor postar duvidas aos poucos, ate pq se aprende mais assim.
Tipo, como faço a randon da IA pra ter 3 ações?
1-rasante
2-ataque direita
3-ataque esquerda

Depois de escolher uma das ações usa o velho If, se for 1 aparece en tal canto, se for 2 em outro e 3 etc...

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Re: ajuda com IA

Mensagem por mutte em Seg 23 Ago 2010, 23:47

uma duvida pode ser formada de varias outras :]
a duvida e a maneira mais fácil de fazer a engine pq perdi 2 dias e nada :/ se poder me ajudar com os códigos eu ficaria grato e pra uma boa causa :] vlw


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Re: ajuda com IA

Mensagem por Anderson3d em Seg 23 Ago 2010, 23:52

Pra fazer isso basta vc aprender a usar o RANDOM, se for randomicamente o ativador das ações.

Random de x ações:
a selecionada é usada com o velho If, se x faz isso, se y faz aquilo.

cada ação pode ser um outro objeto chefão, não é obrigado a ser o mesmo objeto pra fazer ações diferentes.

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Re: ajuda com IA

Mensagem por mutte em Ter 24 Ago 2010, 14:46

eu sei q tem q usar random mas e mais dificil q aparenta :/
se alguem poder dar uma forcinha ae :]

link da engine teste aki

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Re: ajuda com IA

Mensagem por Anderson3d em Qua 25 Ago 2010, 12:46

mutte escreveu:eu sei q tem q usar random mas e mais dificil q aparenta :/
se alguem poder dar uma forcinha ae :]

link da engine teste aki

ok amigo vou refazer a IA do meu modo, vc estuda pois vou deixar bem explicado no codigo fonte. As alterações é com vc ok? mais tarde edito esse post e coloco o link do dow. Cool

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Re: ajuda com IA

Mensagem por wac2007 em Qua 25 Ago 2010, 13:15

Opa! Muito obrigado anderson Happy
Estamos Aguardando Anciosamente =D

Flws ®/

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Re: ajuda com IA

Mensagem por Anderson3d em Qua 25 Ago 2010, 17:55

Ok esta pronto do meu estilo, espero que goste.
Lembre que as colisões dos objetos mestre serão feitas pelo objeto mestre colisoes. Razz

Download da engine

qualquer coisa estamos aew, fiz 4 ataques diferentes, rasante, vem da direita, da esquerda e míssil teleguiado.

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Re: ajuda com IA

Mensagem por mutte em Qua 25 Ago 2010, 20:21

vlw eu estou muito feliz e agradecido pela ajuda :]
vo colocar seus nomes nos creditos vlw

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Re: ajuda com IA

Mensagem por wac2007 em Qua 25 Ago 2010, 20:22

Brigadão mlq ajudo bastante Happy
To dando uma estudada na engine pra adaptar ;D

Flws o/

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Re: ajuda com IA

Mensagem por Anderson3d em Qua 25 Ago 2010, 20:38

de nada qualquer tamo aew...

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Re: ajuda com IA

Mensagem por wac2007 em Seg 13 Set 2010, 19:20

Problema resolvido, podem trancar o tópico =)

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